sexta-feira, 30 de maio de 2014

No DVD - No impact man

Através do blog Planeta Sustentável, mantido pelo grupo Abril, fiquei sabendo que a experiência de uma família ao viver com o mínimo de impacto ao meio ambiente, sairá nas telonas.

O documentário é parte do projeto que começou no blog No impact Man, de Colin Beavan, o escritor de ficção que decidiu passar um ano (entre 2006 e 2007) gerando o menor impacto possível sobre o meio ambiente.


É bacana ver nas telas alguém que tenta colocar em prática coisas que eu mesma ainda estou tentando, entre as principais taticas estão:
- para sair do apartamento, no nono andar de um prédio, só usando as escadas;
- eles aboliram táxi, carro e metrô. Para as longas distâncias valia usar um triciclo feito especialmente para isso;
- não consumiram carne vermelha;
- só compraram comida produzida por fazendas que ficavam a até 400 km de sua casa;
- nada de TV, ar condicionado ou máquina de lavar louça;
- no lugar de xampu, usaram bicarbonato de sódio;
- não usaram pasta de dentes e nem papel higiênico;
- não compraram água em garrafa;
- reciclaram seu lixo;
- limparam, voluntariamente, praias poluídas e
- plantaram árvores.
fonte:Super Interessante

Da visão da Yumi, achei surreal o não uso de papel higiênico, que além do impacto da fabricação de papel gera lixo, sóse começaram a usar bidê,o que também impacta o meio ambiente usando a agua (no documentário não mostrou)
 e não usar energia elétrica inclusive para a geladeira que foi adaptado  de uma ideia de usar um pote dentro do outro com agua entre os dois, em um certo momento tiveram que pedir gelopara uma vizinha e manter os alimentos dentro de um isopor.

Como ele precisava postar no blog acabou conseguindo uma placa de energia solar, que produzia só o suficiente para postar.

Uma das coisas impressionantes foi ver a lixeira com uns 7 itens apenas, se valeram de uma composteira simples:uma caixa com minhocas e terra - nisso minha composteira da Morada da Floresta, ganhou disparado em eficiência (então fica a dica a quem quiser ter uma), pois uma das metas era reduzir mesmo a quantidade de lixo.

Lindo de ver ele se livrando de uns 10 produtos de limpeza e se valendo do sabão castela Dr Bonner's, de bicarbonato de sódio e boráx. Também despachou os produtos de beleza da mulher e reutilizou um frasco de shampoo para usar a mistura de agua + bicarbonato para lavar os cabelos.

Daí momento inveja alheia:a feira de orgânicos de Nova York é muito completa e até grande (enquanto por aqui o prefeito está fazendo o desserviço de fechar a feira orgânica do Ibirapuera) e quis morrer e invejei milvezes quando a mulher foi tingir os cabelos com henna num saão próprio da John Master Organics, pois estamos carentes de um salão greenfriendly, por enquanto só existem os naturais - alguns ingredientes naturais com fórmula de produto convencional e infelizmente os greenwashing.

Notícia boa é que graças a internet já dá pra ver o documentário, tem no Netflix e no torrent pra baixar.
Recomendo! Bom para aproveitar algumas ideias.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Tônico facial - Ikove

Este é meu tônico preferido para a noite. De manhã uso o pele oleosa da Cativa.
Ah mas por que dois tônicos? Explico, como tenho pele mista e ressecada, de manhã ela tende a oleosidade e de noite ao ressecamento.


Aqua (Water), *Aloe Barbadensis Leaf Juice (Suco da Folha de Babosa), *Euterpa Oleracea Tincture (Tintura de Açaí), *Salvia Officinalis Tincture (Tintura de Sálvia), *Chamomilla Recutita Tincture (Tintura de Camomila), *Lavandula Officinalis Tincture (Tintura de Lavanda), *Equisetum  Arvense Tincture (Tintura de Cavalinha), *Citrus Aurantium Dulcis Oil (Óleo Essencial de Laranja Doce), Lavandula Officinalis Oil (Óleo Essencial de Lavanda), *Citrus Reticulata Oil (Óleo Essencial de Mandarina).
*Ingrediente proveniente de agricultura orgânica.
100% do total dos ingredientes são de origem natural.
99,81% do total dos ingredientes vegetais são provenientes de agricultura orgânica.
54,30% do total dos ingredientes são provenientes de agricultura orgânica.
Cosmético natural e orgânico certificado pelo ECOCERT 



Certificação Ecocert | Produto orgânico | Vegan


O que diz o fabricante:
Formulado com extrato antioxidante de Açaí e outras plantas medicinais. Este refrescante e suave tônico facial pode ser usado após limpeza da pele ou a qualquer hora como adstringente. Indicado para pele normal a oleosa.
É totalmente sem corantes e fragrâncias artificiais. Livre de parabenos. Não possui ingrediente de origem animal e não testado em animais.

O que eu achei:
Logo que resolvi trocar meus cosméticos para orgânicos (cerca de 2 anos e meio), recebi de brinde uma amostra do tônico. A pele ficou bem mate mas sem ressecar, amei!
Mas quando comprei, minha pele conseguiu dar efeito rebote, ou seja, aumentou a oleosidade, então deixei um pouco de lado.
Foi quando chegou o outono/inverno e minha pele tendeu para o ressecamento e o tônico foi perfeito pra ela, estranho como todo dia ela é oleosa durante o dia mas resseca a noite...

Então recebi a info de uma leitora, dizendo que a Ikove reformulou muitos produtos, então só posso crer que o tônico foi reformulado, e que talvez as resenhas anteriores a esta se referem ao produto com a fórmula antiga.
Seu cheiro é floral com um toque ligeiramente cítrico - bem delicado, que com o passar do tempo o nariz se acostuma e nem percebe mais.

Em se tratando de segurança, é sensacional, só tem planta nele, uma das fórmulas mais naturais que já vi.
Eu uso três borrifadas uma em cada bochecha e outra na testa, espalhando com as mãos pelo restante do rosto.
Amo que os tônicos orgânicos tenham essa apresentação em spray, graças a isso, praticamente consegui abolir o algodão no tratamento do rosto! Estou há 3 anos com o mesmo pacote de algodão (!!!) , além de ser mais higiênica essa embalagem.
Dá uma refrescância bem suave e praticamente não arde. Sem repuxar nem aumentar a oleosidade - mas isto referente a minha pele ressecada, de manhã, aumenta um pouco a oleosidade.

Analisando a fórmula, ela não tem tantos ingredientes antioleosidade, somente os óleos essenciais de lavanda, mandarina e laranja doce, que se usa muito pouco numa fórmula (tanto que está no final)- o que faz também poder ser usado em peles mistas a oleosas, embora em mim, funcione melhor quando a pele resseca, ou seja, por conter uma quantidade muito grande de aloe vera, logo no início da fórmula, o que sem dúvida é o fator determinante para ter dado certo nas minhas areas ressecadas, já que aloe é pura hidratação, a camomila tem efeito calmante e ajuda a fechar os poros.
(pessoas de pele mista/oleosa - favor dizer se dá certo com vocês!)

Gosto muito deste produto a noite, tanto que já usei quatro frascos dele. Paguei R$37,05 na Beleza do Campo, clica aqui.

terça-feira, 27 de maio de 2014

O que é aromaterapia?

A aromaterapia pode ser vista como  ciência ou arte de  aplicar os óleos essenciais para problemas físicos como dermatológicos, respiratórios, musculares, dores em geral entre outros, como também em problemas emocionais: ansiedade, insônia, depressão, transtornos de humor entre tantos outros. Abragem também o campo espiritual, auxiliando nas meditações, em incensos e até para limpeza energética, tanto pessoal quanto ambiental.
Pode também  ser utilizada na limpeza da casa, roupas, acessórios de cozinha, para afastar insetos da casa e das roupas e com muita cautela entrar na culinária.



Mas o que são óleos essenciais?
Óleos essenciais são a matéria prima da aromaterapia.São substâncias voláteis, puras -extraídas de diversas partes das plantas: raíz, caule, tronco, folhas, flores ou casca de frutos. Para extração, os métodos usados são: destilação a vapor, extração por solvente, por CO2, prensagem a frio, turbodestilação, hidrodestilação e prensagem a frio.
São substâncias extremamente concentradas, uma única gota equivale a cerca de 20 até 24 xicaras de chá de uma planta.
Também são insumos muito usados em cosméticos naturais, 100% naturais, artesanais e orgânicos.

Os óleos essenciais estudados, divulgados e comercializados atualmente são todos extraídos de plantas, portanto pode-se dizer que um óleo essencial também é vegan. Até existem poucos óleos essenciais extraídos de animais - mas não são divulgados nas escolas e nos livros aqui no Brasil e não se encontra a venda facilmente e são mais caros também.

É muito importante usar óleos essenciais de qualidade, sem adulteração para que alcancem os resultados esperados, como também é preciso saber comprar, ao entrar na loja deve-se pedir por óleo essencial, cujo rótulo, o que mais importa é o nome do óleo essencial e  o nome cientifico da planta em latim.


Na hora da compra, estes dois textos podem ajudar:
- Diferença entre essencia e óleo essencial
- Marcas de confiança em aromaterapia

Óleos essenciais a grosso modo são extratos de plantas, como também são essências - mas se você quer aquele que a aromaterapia indica, você precisa chamar pelo nome correto na hora da compra, pois você pode estar levando um extrato, tintura  ou uma essência sintética.

Com excessão da lavanda e tea tree - este de acordo com a sensibilidade pessoal, que são os únicos OEs que podem ser aplicado puros na pele, todos os demais precisam de um carreador, uma base para serem diluidos.

Os principais carreadores de óleos essenciais
O carreador adequado depende do tipo de uso:
- Para aromatizadores ambientais, tanto elétrico como a vela somente água basta
- Para máscaras faciais pode ser usado argila, iogurte, mel, chá
- Para uso corporal como óleo de banho, cremes de massagem, óleos vegetais 100% puros ou creme neutro sem derivados de petróleo que prejudicam a absorção dos óleos essenciais por criar uma película impermeabilizante na pele.
- Para uso capilar o próprio shampoo ou condicionador, máscaras hidratantes bem como óleos vegetais se a finalidade for leave in.
- Para uso doméstico: uma bola de algodão se quiser deixar na gaveta, vinagre, alcool, água

Este posts podem ser úteis:
- Dosgens para uso de aromaterapia

Cremes neutros para o setor orgânico:
- Creme para massagem Arte dos aromas, resenha aqui.
- Neutral Body lotion Lavera, resenhado pela Michelle do Tantas Plantas - clica aqui.

Vale dizer que por mais que o pessoal que estuda aromaterapia já esteja acostumado com a informação, a grande maioria das pessoas são leigas, que querem se beneficiar dos óleos tanto essenciais quanto vegetais. Mas é bom deixar bem claro que óleo essencial é diferente de óleo vegetal.
Enquanto o óleo vegetal pode ser usado puro em pele e cabelos, o óleo essencial jamais pode ser usado puro, sempre precisa de um carreador, que pode ser o óleo vegetal.
Todo óleo essencial é vegetal sem dúvida mas o óleo vegetal usado como carreador não é óleo essencial.

Caso queira uma consulta de aromaterapia online, escreva para mim aqui.

domingo, 25 de maio de 2014

Dúvidas frequentes

O universo dos produtos 100% naturais e orgânicos não é tão fácil de entender. Por isso estou montando a sessão de dúvidas frequentes e este post reúne todos os já escritos aqui no blog.




  • Sites e blogs que recomendo:
- A naturalissima
Mocinha Kawaii
- Tantas Plantas
Ecycle
- Lookaholic

  • Lista de lojas de confiança, clica aqui.

  • Estes dois bancos de dados te falam porque tal componente é prejudicial, da uma nota que classifica entre seguro e nocivo e mostra o ranking de produtos saudáveis e os potencialmente nocivos.

- Como usar o EWG
Clica aqui
- Como usar o Good Guide
Clica aqui.


  • Quais ingredientes nos cosméticos devem ser evitados!
Estão listados aqui os ingredientes mais nocivos a saude, onde tem e sua nota no EWG - clica aqui

  • Saiba quais produtos parecem ser orgânicos ou 100% naturais mas não são
Não caia na propaganda enganosa presente na mídia! Clica aqui


  • A transição para produtos 100% naturais e orgânicos nos cabelos
Esta é a maior dificuldade para quem entra neste mundo, clica aqui.


  •  Marcas de confiança em produtos 100% naturais e orgânicos
A listagem de várias marcas para você escolher, clica aqui.

  •  O que é greenwashing, um cosmético natural, um cosmético artesanal 100% natural e um cosmético orgânico.
Saiba as definições e como escolher a melhor opção, clica aqui.

  • Cosmético vegano é tudo 100% natural?! 
Nem sempre, existem os cosméticos veganos convencionais que você encontra na farmácia e os cosméticos orgânicos e 100% naturais veganos - clica aqui


  •  Sobre prazos de validade dos cosméticos orgânicos e 100% naturais
Dicas para melhor conservação, clica aqui






Aromaterapia

  • O que é aromaterapia?
Definição de aromaterapia, óleo essencial, carreadores, clica aqui.


  • Diferenças entre essência e óleo essencial
Saber comprar um óleo essencial é questão até de saúde, clica aqui


  • O que é um hidrolato?
Saiba o que é e suas formas de uso, clica aqui

  • Aromaterapia é sinônimo de 100% natural?! Nem sempre!
As bases neutras: creme/ gel, shampoo e sabonete líquido na grande maioria das vezes tem sintéticos nocivos e/ou poluentes.
Para a aromaterapia ser 100% natural suas bases também devem ser, saiba quais são aqui

  • Usando o colar aromaterapico devidamente
Saber usar corretamente evita efeitos colaterais e economiza seu óleo essencial, clica aqui.

  • Dosagens para uso de óleos essenciais
Saiba como utilizar corretamente os óleos essenciais, clica aqui.

  • Saiba quais são as melhores marcas de óleos essenciais
Para não ter erro na hora de comprar, clica aqui.

  •  A química dos óleos essenciais
Está assustada porque linalol, geraniol e outros componentes naturais dos óleos essenciais tem notas altas no EWG? Clica aqui.

  • Da conservação e vaidade dos óléos essenciais:
Saiba mais sobre o assunto - clica aqui.


Se você achou que estas dicas te ajudaram , que tal colaborar com o blog? A gente agradece!



Produto natural/ Artesanal/ orgânico - você sabe a diferença?

Em tempos de greenwashing rolando solto, vamos ver se este post ajuda a descomplicar as coisas.
(também peço desculpas a leitora pela ausênia de resenhas - enquanto estiver no processo de mudança não estou conseguindo testar tudo do jeito que vocês gostam e merecem)
O que nós consumidoras de cosméticos orgânicos buscam, além de um nome  e certificação orgânica é a segurança da fórmula, ou seja não podem conter ingredientes tóxicos ou nocivos, como os citados na lista negra do blog, clica aqui e aqueles banidos pelas certificadoras: Ecocert, IBD, USDA, Soleil Association - além de sermos contra testes em animais.
Buscamos fórmulas com o maior número possível de ingredientes naturais - nisso não só as marcas orgânicas entram nas nossas escolhas, mas fórmulas limpas, como alguns produtos de marcas naturais e até artesanais, desde que sejam 100% naturais.


O que é um greenwashing?
Greenwashing é o conceito de 'máscara verde', quando uma marca se utiliza de marketing alegando ser um produto orgânico, quando não é.
Mais grave é que no Brasil não há lei que caiba processar uma marca por Greenwashing, pois o mercado orgânico não é regulementado constitucionalmente, somente aquelas que se submetem a instituição privada IBD, não estatal portanto não é constitucional.
Tecnicamente, somente marcas que se apoderam do conceito orgânico, usando o 'orgânico' no rótulo podem ser chamados de greenwashing.
Aqui no Brasil, um dos casos mais graves é a Cris Dios, clica aqui, por usar ingredientes que não são permitidos pelas certificadoras (vide aqui) e até por usar o selo de certificação orgânica indevidamente e a Éh e Petal Fresh, vide aqui- tecnicamente os produtos contém alguns ingredientes orgânicos mas tem fórmula de cosmético natural.

Cosmético natural?! Como assim?!
Aí que confunde mais ainda a cabeça do consumidor, um produto pode ser chamado de natural e pode ter algum ingrediente orgânico, como as marcas acima, a linha de frutas da Surya e os naturais de nascença, como Natura, Body Store, Vyvedas linha regular, Livealoe, Granado, Panizza, Multivegetal, Feito Brasil, Est, Bioextratus.
Tecnicamente, cosméticos com apenas 5% de ingredientes naturais podem ser chamados assim.

No entanto algumas fórmulas dentro deste conceito, são aceitas pela consumidora de cosméticos orgânicos, como é o caso da máscara Color Fixation da Surya - clica aqui, e produtos Biologicus  e Multivegetal, que mais uma vez, não são orgânicos mas tem fórmulas seguras, sem potencial nocivo, com alto percentual de insumos naturais.



Cosmético artesanal 100% natural
Marcas artesanais que usam técnicas como o cold process e hot process, que utilizam respectivamente soda caustica e potassa para o processo de saponificação e que usam somente insumos naturais são aceitos pelos consumidores de cosméticos orgânicos.
Neste nicho, entram Sachi, Sal da Terra Saboaria,Santo sabão, Ewé, Fefa Pimenta.


Cosmético orgânico
É aquele regulamentado por certificadoras, como Ecocert ou IBD no Brasil e no exterior USDA, Solil Association. Não contém ingredientes tóxicos, nocivos (vide aqui e aqui) ou poluentes, ingredientes de origem animal que provoquem a morte ou crueldade como também não podem ser testados em animais. Sob este prisma ganham o selo das respectivas certificadoras.
Precisam ter 95% de ingredientes naturais e orgânicos.
Nesta lista, das marcas nacionaiss entram Ikove, Herbia, Reserva Folio, Alva, Cativa Natureza, Surya linha orgânica, Vyvedas linha orgânica, Arte dos aromas linha orgânica

E agora? Como escolho?
Fator fundamental para que você não caia em greenwahing na escolha de cosméticos seguros e mais naturais possíveis é a interpretação da fórmula. Escolher cosméticos que não tem ingredientes desta lista aqui, os que tem escore seguros nos bancos de dados EWG e Good Guide, cosméticos desta lista aqui do blog, bem como os citados neste blog, no Tantas Plantas da Michelle e Mocinha Kawaii da Heglaé, que são blogs honestos e que eu confio plenamente.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Bio Brazil Fair 2014

E chega mais uma edição da Bio Brazil - este ano, a feira acontece de  quarta a sabado. Domingo saiu por conta da abertura da copa do mundo.


Então, entre os dias 4 a 7 de junho, na cidade de São Paulo, no Ibirapuera (o mesmo onde o prefeito e o secretário de esportes querem fechar a feira orgãnica, clica aqui) o público pode visitar gratuitamente a maior feira de produtos orgânicos do Brasil.
E aproveitar pra comprar também , a Bio Brazil Fair pra mjim, é uma espécie de shopping do bem, uma vez que além de expor os produtos, os stands também vendem - que delícia!

É possível encontrar desde alimentos, roupas até cosméticos orgânicos, minha sugestão a quem planeja fazer compras é: vá com sapatos confortáveis e com um carrinho, pois tem muito stand, na Bio Brazil e este ano, no ramo de cosméticos orgânicos estarão as marcas:


Bom pra sentir de perto as texturas e os cheiros dos cosméticos e porque não, também comprar.
E na BioFach - evento simulâneo no pavilhão inferior da Bienal- conta com as grandes marcas da aromaterapia brasileira como Terra Flor, WNF, By Samia, Bioessência.

Como disse, o evento é gratuito, na Bienal do Ibirapuera, que conta com estacionamento, durante a semana é tranquilo estacionar, só precisa de talão  zona azul e no sábado também há o estacionamento da Assembléia Legislativa, que conta com translado até a feira.

Este ano o PBS também estará lá, é só acompanhar as postagens direto da fanpage do blog, clica aqui.

terça-feira, 20 de maio de 2014

O que é um hidrolato?


Hidrolatos são subprodutos da destilação de ervas e flores para a obtenção de óleos essenciais por destilação a vapor, a agúa utilizada na destilação a vapor capta os elementos terapeuticos e assim esta água apresenta não só o perfume mas as propriedades de um determinado óleo essencial numa proporção de 0,002% - e não se engane com essa quantia irrisória, hidrolatos tem as propriedades terapeuticas dos OEs numa proporção muito segura, além de ganhar perfume de rosas, lavanda, gerânio...

Hidrolatos eram mais  usados na perfumaria e na composição de cosméticos naturais e orgânicos - se você ler no rótulo lavandula officinalis water ou lavandula officinalis hydrosol - significa que existe hidrolato de lavanda naquele cosmético.


Com a divulgação e expansão da aromaterapia, os hidrolatos entraram no mercado brasileiro - mas afinal pra que eles servem?
Como dito mais acima, cada hidrolato carrega as propriedades do óleo essencial de onde foi extraido, então é só saber qual o uso daquele OE para fins dermatológicos.
Como estudante de aromaterapia, consegui dar vários usos para os hidrolatos:

- Para tornar mais aquosa um creme hidratante:
Faço muito minhas próprias fórmulas usando a base neutra orgânica da Arte dos Aromas e hidrolatos são bons aditivos para este fim, pois usar água ou chá faz com que o produto final esteja mais suceptivel a agentes nocivos.

- Para diluir argilas:
Se não quiser usar aquele óleo essencial, por mais que seja uma gota só, os hidrolatos são os melhores substitutos, já que ainda contém principios terapêuticos em uma proporção pra lá de segura. Para dar um up em peles cansadas e desvitalizadas, os melhores são patchouly, gerânio, rosa

- Como tônico:
Qualquer hidrolato pode ser usado como tônico, só preste atenção naqueles com propriedades adstringentes, como hortelã pimenta, alecrim, podem arder os olhos - mas é só fecha-los que não tem erro.

- Diluir shampoo super espesso:
Os shampoos orgânicos geralmente tem goma xantana como espessante e se você quiser um diluente com propriedades terapeuticas, vá de hidrolato, eu que tenho o couro cabeludo oleoso, gosto de lavanda, alecrim , lemongrass, tea tree.

- Como água termal:
Na verdade eu até gosto mais de hidrolato do que a água termal em si, pois além de ter propriedades antioleosidade como os de alecrim ou hortelã pimenta, estou consumindo um produto nacional, além de ter um melhor custo x beneficio

- Como pós depilação:
Os melhores para este fim são os que tem propriedades calmantes, como a lavanda ou anéstésica como manjericão cravo.

- Como pós-sol
Novamente, os melhores são aqueles com efeito calmante como lavanda ou de efeito anestésico como manjericão cravo ou erva-baleeira.

- Para dar uma 'acordada' e manter a concentração:
Uma borrifadinha de água já ajuda a acordar e se essa água  tem efeitos estimulantes, como alecrim ou  hortelã pimenta, ajuda ainda mais, pois refresca e é uma delícia em dias quentes.

- Para assepsia:
Teve um arranhado ou um corte? Gosto de borrifar hidrolato de lavanda, manjericão cravo ou tea tree na área afetada, o óleo essencial, especialmente o de tea tree pode arder na pele, já o hidrolato não tem este problema.

Gostou das multiplas funções dos hidrolatos? De qual você mais gosta?

sábado, 17 de maio de 2014

Diferenças entre essencia e óleo essencial

Ultimamente tenho lido muito coisas do tipo:" essência de alguma planta é muito bom pra tal problema", 'extrato concentrado de X planta é ótimo pra acne' ou ainda 'onde posso encontrar essencia de planta X.

Eu fico com um nó no peito quando leio esse tipo de descrição para óleos essenciais, como aromaterapeuta, tenho ciência de que se eu compro um frasquinho bonitinho escrito essência de lavanda, posso  deixar todo mundo aqui com dor de cabeça, provocar reações alérgicas, talvez até embrulho no estomago, pior ainda se eu passar na pele isso, no mínimo vai dar uma coceira danada... pois estes são efeito colaterais da essência sintetica.

Então depois de quase chorar de desgosto por ter respondido pela enésima vez no blog sobre 'essencia de tal planta' - resolvi dar um google... e sabe o que é pior? Sites de grande circulação fazem matéria sobre óleo essencial de lavanda simplesmente assim:


Daí fica dificil, pois se o intuito das matérias na internet é disseminar o bom uso dos óleos essenciais e da aromaterapia em si, que dê o nome correto!
 É crucial para que o beneficio real da lavanda seja alcançado, pois se a moça compra um frasquinho de essência de lavanda pra ajudar dormir e não funciona, aí já começam a achar que a aromaterapia é placebo.
O que não é de maneira alguma culpa do leitor, pois ele lê o texto admitindo ser verdade e ninguém é obrigado a estudar aromaterapia e já saber o correto ou não.
O errado nessa novela é quem escreveu isso.
Pra complicar ainda mais os frasquinhos são identicos:



Se a pessoa entra na Etna e vê esse frasquinho escrito lavanda ela compra, pois cheiro de lavanda tem mesmo, só que é sintético, deixa um cheirinho gostoso no ar e pode até ajudar a relaxar, pela associação mental da planta: "ah lavanda relaxa".

Então a pessoa lê um texto como esse aqui (obs - apesar da grafia errada que induz leitor ao erro, o óleo essencial de lavanda pode ser usado da forma descrita) ou vê num blog que essencia de lavanda é bom pra corrimento...
E pra piorar ainda mais a situação tem blogs  postando com o nome de essencia...
Daí a moça na inocência vai lá e passa essa essencia na região intima... o minimo que pode acontecer é dar uma alergia...
Estão entendendo porque é complicado escrever o nome errado?

Veja só a diferença:
Essência é sintética, produto químico, também chamado de fragância, disruptor hormonal, tem ftalatos e um sem número de ingredientes problematicos (que ninguém sabe o que foi usado para chegar neste cheiro, por se tratar de segredo industrial) - se você quiser deixar num aromatizador de varetinha ok, fica cheiroso - mas nunca, jamais em momento algum se deve passar na pele para tratar problemas que um óleo essencial faria.
Óléo essencial: extraído de plantas, um extrato super concentrado de um planta,  uma única gota de óleo essencial equivale entre 20 a 24 xícaras de chá da planta.

Óleo essencial, apesar do frasquinho ser idêntico, tem duas diferenças básicas: aquilo que tem efeito terapeutico sobre pele, algumas doenças e para tratar o emocional, no rótulo sempre tem o nome cientifico da planta em latim, no caso da Lavanda - lavandula officinalis

Outro grande diferencial é na questão preço: enquanto a essência sintética pode sair por $8 ou $10, um frasco de óleo essencial de lavanda custa em média $30 -por que a diferença tão grande?
Essência se faz a litros, de uma única vez, a planta lavanda precisa ser cultivada, colhida, passar por destilação e para produção de 1 litro de óleo essencial  são necessários  150kg ou 200kg de flores de lavanda.

Para mais informações acesse post da Harmonia Aromaterapia (que sim, eu conheço e indico os óleos essenciais e vegetais da marca), clica aqui.
Se você quer ter certeza absoluta de que o que você está comprando se trata de um óleo terapeutico, que trata o ser humano no geral, acesse este post onde coloquei as marcas que uso e confio, clica aqui.

E se tiver dúvida, pergunte, sempre! Não importa se é materia de um site de grande porte ou se é num blog, tente saber se a pessoa estudou aromaterapia, não saia acreditando em qualquer coisa que você lê na internet, sua saúde pode estar em risco!

Caso queira uma consulta de aromaterapia online, escreva para mim aqui.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Mascara Color Fixation - Surya

Surya é uma empresa da qual gosto muito dos valores, quando visitei a fábrica, disseram que iam reformular algumas linhas e a Color Fixation é uma delas. A nova fórmula agrada  as consumidoras de cosméticos orgânicos, pois tiraram a grande maioria das químicas potencialmente nocivas e não tem silicones e derivados de petróleo, tanto que se eu estiver sem grana, minha aposta é nela - mesmo porque além de tudo tem um preço muito atrativo.



Water (Água), Cetearyl Alcohol, Behentrimonium Methosulfate, Cetrimonium Chloride, Sorbitol, , Orbignya Oleifera Oil (Óleo de Babaçu), Dehydroacetic Acid, Benzyl Alcohol, Lawsonia Inermis Extract (Extrato de Henna), Arnica Montana Extract (Extrato de Arnica), Phyllanthus Emblica Extract (Extrato de Amla), Paullinia Cupana Extract (Extrato de Guaraná), Genipa Americana Extract (Extrato de Jenipapo), Achillea Millefolium Extract (Extrato de Mil-Folhas / Milenrama), Malva Sylvestris Extract (Extrato de Malva), Corylus Rostrata Seed Extract (Extrato de Avelã), Daucus Carota Sativa Root Extract (Extrato de Cenoura), Euterpe Oleracea Extract (Extrato de Açaí), Zizyphus Joazeiro Extract (Extrato de Juá / Juazeiro), Aloe Barbadensis Extract (Extrato de Babosa / Aloe Vera), Malpighia Punicifolia Fruit Extract (Extrato de Acerola), Bertholletia Excelsa Flower Extract (Extrato de Castanha do Brasil / Castanha do Pará), Chamomilla Recutita Extract (Extrato de Camomila), Theobroma Grandiflorum Seed Butter (Manteiga de Cupuaçu), Hydroxycellulose, Hydrolized Rice Protein (Proteína Hidrolisada de Arroz), Mauritia Flexuosa Fruit Oil (Óleo de Buriti), Tocopheryl Acetate, Cananga Odorata Oil (Óleo Essencial de Ylang Ylang), Citrus Limon Fruit Oil (Óleo Essencial de Limão), Citrus Sinensis Peel Extract (Extrato de Laranja), Citrus Aurantium Amara Flower Oil (Óleo Essencial de Laranja Amarga), Citric Acid.


O que diz o fabricante:
Possui uma poderosa fórmula enriquecida com proteínas de arroz, manteiga de cupuaçu, óleo de Buriti, e 15 extratos naturais de frutas exóticas da Índia e da floresta amazônica, ingredientes que protegem o cabelo, mantêm a cor por mais tempo, nutrem e reparam as pontas para fortalecer e domar o volume, deixando os fios mais flexíveis e macios. A Linha Fixação da Cor também ajuda a restaurar a beleza natural do cabelo, aumentando a resistência e resiliência, além de revitalizar o brilho.

Principais ativos: óleo de orbygnia oleifera (babaçu), proteína hidrolisada de arroz, óleos essenciais de ylan-ylang, limão e laranja, óleo de buriti, extratos de aloe vera, arnica,milenrama, camomila, avelã, cenoura, açaí, folhas de henna, acerola, malva, guaraná, juá e castanha do pará.

O que eu achei:

Tem  consistência mediana, nem grossa nem ralinha demais, gosto assim, facilita bastante a aplicação.
Andei lendo que muita gente não gosta do cheiro,  pra mim sobressai a nota do ylang ylang, uma flor adocicada que predomina de tão forte que é o cheiro mas em conjunto com outras plantas, fica um floral suave, talvez enjoado - mas não fica nos fios.

Comprei no dia de cortar cabelo, sorte que a Ikezaki é em frente ao prédio do salão, porque esqueci o condicionador (sim eu levo meus produtos para o salão, contei aqui) , daí pedi pra fofa hairstylist usar assim- gente! Meu queixo caiu lá do 4. andar onde fica o salão, o cabelo ficou super macio, com um brilho lindo de viver.
Daí meu queixo caiu do 2. andar de casa, lá no banheiro, pois esse efeito 'brilho lindo espelhado e super macio' durou duas semanas!
Até hoje, nos cosméticos orgânicos e afins, só dois produtos tiveram esse efeito: o shampoo da Herbia e vinagre como condicionador ou enxague final - esse é ótimo mas tem gente que não aguenta o cheiro...

Então fui usar do jeito que se deve: como máscara.
Primeiro que fiquei besta de ver que uma colher de sopa rasa já consegue o efeito esperado (e sim, essa é a grande vantagem dos naturais, por serem só ativos herbais, sem nenhum 'carreador' como silicone ou derivado de petroleo, a grande maioria dos produtos usa-se muito menos), ou seja, rende muito bem. Ao passar você sente o cabelo derretendo, uma emoliência muito gostosa.

Outra coisa que me surpreendeu foi seu tempo de ação, em 5min como condicionador já agiu e como máscara também, embora no rótulo esteja recomendado 15min (tiro o excesso de água, prendo num coque e uso touca) - creio eu, que como meu cabelo não tem química e não está detonado, funciona em menos tempo. E deixa meu cabelo facilimo de pentear.
Só pra constar: meu cabelo é grosso, pesado, na altura do ombro, ressecado nas pontas, tende a ondular e tem henna.

Grande parte da ação do produto é devido ao Behentrimonium Methosulfate - que está em 3. lugar na fórmula (Para saber qual ingrediente tem mais numa fórmula, veja a posição que ele ocupa, no inicio é bastante, no final muito pouco), que apesar de ter esse nome tenebroso, tem nota 1 no EWG e só tem risco de alergia, mas não me preocupo com isso, pois provavelmente já usei esse ativo nos cosméticos convencionais, é um agente condicionante. Claro que o mérito está na fórmula total com ótimos ingredientes botânicos.
Bacana também, é que o conservante usado é acido citrico, de grau alimentar, portanto seguro - embora os próprios óleos essenciais já ajudem a conservar, além de emprestar seu perfume.

E eu realmente amei como condicionador, um dos melhores que já usei!

Devo dizer que é a maior concentração de plantas num pote, contei 25! Isso me impressiona muito, pois conseguir fazer um produto bom, com o maior número de plantas possível e ter um preço acessível - é minha máscara queridinha da vez!
O preço me faz cair de costas até hoje, quem é de SP, vai na Ikezaki que está por R$15, se não encontrar tem na Capym Store, clica aqui.
* preço pesquisado em mai/15

quinta-feira, 15 de maio de 2014

[Diário] O dia em que a mente travou

(Minimalismo - semana 4)
Que eu amo a idéia de morar numa shoebox, que para manutenção e limpeza é bem mais prático e com as proporções reduzidas, o risco de juntar tralha é bem menor...

Só que, eu vivi toda a vida numa casa sobrado, espaçosa pra caramba, e com 22 anos, o salão de festa que era sonho do meu falecido pai foi concluido (a obra ficou parada desde meus 9 anos por ele ter partido) - então além de ter uma área de serviço bem servida, o quartinho da empregada que virou o armario reserva, ainda tinha mais um salão que na minha época de artesã, virou meu home-office.

Conclui que quanto maior a casa mais tralha você pode ter, por ter espaço de sobra... também conclui que essa mania de guardar tralha que está no sangue da maioria dos descendentes de japoneses, é devido a fome, motivo principal da imigração - tem um medo da falta latente no sangue e aí acumula-se comida, roupa, utensilios de cozinha: 'vai que falta" ou "motainai jogar isso fora né'- são pensamentos recorrentes da minha avó por exemplo.
Motainai - é traduzido como desperdicio...

Então, tendo que comprar tudo projetando pra caber em 58m2, deu uma dor de cabeça tremenda... fiquei sonhando desde que casei que trocaria a mesa da sala de jantar, pois mesmo morando com minha mãe eu adorava cozinhar par os amigos, que teria essa mesa extensivel da Tok & Stok - uma ideia ótima para quando receber visitas,não aconteceu e ficou pra quando tivesse minha casa - daí ficamos monitorando via internet o preço dela que sempre baixa nas liquidações sazonais, calculamos a medida... tudo direitinho - teoricamente ela caberia...






Teoricamente, pois com o projeto da cozinha com um balcão americano (que vai virar armario de mantimento pois de espaço na cozinha só tem armario em cima e embaixo da pia - tá bom, eu pedi uma casa pequena - mas tão pequena assim foi demais rs..)... matou o espaço util para as cadeiras...

A unica solução foi dar a mesa pra minha mãe, a dela esta pavorosa, mas também foi um recorde de utilização: 40 anos!
Sempre foi o sonho dela trocar a mesa, mas nunca dava, tinha outras prioridades, então, ideia perfeita!

Tentei de um tudo pra ficar com a mesa: mandar para o marceneiro cortar 10 cm de cada ponta, não colocar o balcão na cozinha (agora que a parede veio abaixo? E onde colocaria a comida?), anunciar no Mercado Livre... a melhor solução foiu mesmo doar pra minha mãe, que merece.

Ah sim, fica aqui meu protesto: a metragem de casas e apartamentos tem diminuido cada vez mais e as lojas de móveis mostram ambientes lindamente decorados com mesas pra lá de 1,5m é bem dificil encontrar uma peça bonita nas metragens atuais que tenho...

A única loja que tem noção disso é a Etna, que nos seus projetos de decoração mostra uma planta, a metragem e o ambiente decorado...

O dia que a mente travou e o corpo também foi essa semana indo em lojas de móveis... sempre consigo ter ideias quando vou nessas mega stores de moveis - mas eu travei, no sofá e no rack... fiquei tanto tempo ruminando o que seria feito com a mesa, até surtar por ela tornar o local claustrofobico sem boa circulação eu sutei... provavelmente xingaria a pobre linda mesa, pois se com espaço já saio batendo nos móveis, imagina sem?!
Outro problema é que não quero comprar uma coisa provisória, quero comprar pra não ter que trocar depois e gerar mais impactos ambientais.

Tenho comprado muita coisa pela internet, que nessa grande SP, o fato de você não precisar se locomover já é uma baita vantagem- o rack seria outa compra mas olhei todos os bons sites de móveis que costumo comprar... lhufas!
Preciso de férias, nem resenha de cosmético que amo fazer não tenho conseguido, faz um mês que estamos nessa maratona...

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Pela volta da feira de orgânicos do Ibirapuera

É com muita tristeza e com um tanto de revolta que escrevo este post.
No primeiro sábado do mês, acordamos preparados para levar nossas dogs no parque de cães do Modelódromo do Ibirapuera e ao mesmo tempo fazer a feira de orgânicos...

Aí nos deparamos com um aviso de que a feira foi transferida para outro local, com dificuldade de estacionamento e que não era permitida a entrada de cães.

Até que meu feed do facebook me deu um choque: a feira foi concelada pela prefeitura!
No dia em que ela foi transferida todos os frequentadores estavam descontentes com o novo local. E marido e eu idem - mais do que  a necessidade de fazer feira, era um passeio gostoso, uma das poucas atividades que tem como fazer com cães simultaneamente.

O cheiro das hortaliças e temperos frescos era pura aromaterapia...
Em protestos, os agricultores montaram as bancas na calçada

imagem - Folha.com, leia a matéria, clique aqui
São Paulo é uma cidade necessitada de mais programas ao ar livre, perto da natureza e mais próximo da natureza do que poder comprar alimentos fresquissimos livres de pesticidas, não imagino algo melhor.
Além do que, produtos orgânicos, impactam menos possível o meio ambiente e preservam a vida de espécias, que nunca se imaginaria o dia em que abellhas podem entrar em extinção, como dito neste post - clica aqui.

Mais uma vez a prefeitura prestou um grande desserviço para a população, ao invés de estimular o consumo de orgãnicos, toma ações como esta que só complica ainda mais a vida de pessoas que como eu, buscam opções mais saudáveis e com maior qualidade de vida.

Se você tem noção de com o cultivo e venda de orgânicos é importante não só para a saúde das pessoas, sejam aquelas que trabalham na lavoura e de quem consome, peço que assine e divulgue a petição. Mesmo que você não seja da cidade mas se importa com a causa, nós paulistanos que querem uma vida mais verde e com mais saúde, agradecemos.Clique aqui para assinar.


sábado, 10 de maio de 2014

Elixir de rosas - Ewé

Quando a Mona Lisa formulou esse produto, eu delirei quando vi que tem mirra - pois é um dos mais potentes antirugas da aromaterapia, tive que comprar (contei aqui)! Além de ter a ilustre rosa, morri de amores!

Ah! E vamos parar com essa ideia de que é loucura passar óleo puro na pele, que vai entupir os poros e blablabla, de uma vez por todas quem entope poros é o poluente óleo mineral, a pele tem afinidade com os ácidos graxos e óleos essenciais, portanto, pode passar óleo sim (claro que depende da sinergia e do tipo de óleo, mas pode!)
Minha embalagem ficou indigna pra foto, então roubei da loja rs...


Ingredientes: óleos de pracaxi*, rosa mosqueta, coco fracionado, sea bucktorn e jojoba; resina de copaíba*; óleos essenciais de rosa, mirra, palmarosa e gerânio..



Produto artesanal | 100% natural | Vegan

O que diz o fabricante:

Elixir desenvolvido para o tratamento da pele madura/cansada. Reúne os mais preciosos óleos, ceras, essências e resinas naturais com reconhecida ação regeneradora da pele.

Promove suavização de rugas e manchas. Estimula a formação de colágeno e elastina. preserva e recupera a elasticidade natural e neutraliza a ação de radicais livres. Fórmula enriquecida com vitamina E vegetal - um poderoso antioxidante,e óleo de coco fracionado - fração mais fluida e não comedogênica do óleo de coco, que penetra profundamente na pele, carregando com ele os ativos e proporciona toque seco.

O que eu achei:
Primeira coisa a ser dita é que Mona Lisa é uma nerd, como colegas de estudo de aromaterapia, sei que ela tem um vasto conhecimento no assunto, principalmente de dosagens, sempre seguras - nada de hiperdosagem, pra mim esse é um ponto fortíssimo.

A embalagem é bem segura que preserva os nutrientes além de ser higiênico, apanhei um pouco do pump,mas é questão de costume, ele deixa sair a quantidade exata para o rosto todo e se quiser usar na área dos olhos, o que também é perfeito, é só maneirar a pressão na valvula.

Estou na casa dos 30, não tenho como falar de rugas ainda (amém!) - mas tenho certeza absoluta que os óleos essenciais vão cumprir a função... como sei? Eu estudo aromaterapia rs...

Uso como preventivo a noite pois de dia pra mim não rola, tenho pele mista e ressecada.
Nessa época outono/inverno minha pele descamba para o ressecamento, talvez pelo uso constante de aquecedor elétrico, então esse produto dá conta do ressecamento, além de tratar lindamente.
Quando aplico, deixa uma sensação grudenta, só que a mágica é que a pele vai absorvendo gradualmente, ao acordar você fica com a pele super viçosa e macia, com vida! É sensacional, amo pacas este frasquinho.

Uma observação é que peles oleosas não podem usar, meu nariz que vive mandando dizer que é oleoso, não gostou, nasceu uma espinha em duas semanas de uso, então não aplico no nariz, simples assim. Em contrapartida, minhas bochechas ressecadas adoram e o restante do rosto que é de normal a um quase nada oleoso vai super bem.

E como sempre adoro fazer, vamos decifrar a fórmula:
- Rosa mosqueta: é o óleo vegetal mais indicado para prevenção e atenuação de linhas de expressão
- Sea bucktorn: bom cicatrizante e combate rugas além de trer forte efeito antioxidante
- Resina de copaiba: acredito eu que aqui está sendo usado como conservante, já que é antibiótico e antiinflamatório
- OE *rosa: excelente emoliente e hidratante, indicado para peles sensiveis, desvitalizadas e maduras
- OE* mirra: agente anti degeneração potente
- OE* Palmarosa: equilibra líquidos e estimula a secreção natural, sendo indicado para peles secas e maduras, tem efeito restaurador que favorece a regeneração das células.
- OE* gerânio: equilibra oleosidade, regulando a secreção das glandulas sebáceas, revigora pelers pálidas por favorecer a circulação sanguinea, além de agir em peles congestionadas e cansadas.
*Óléo essencial

Então deu pra ver porque acordo com a pele linda né? É muita preciosidade num frasquinho. Se fosse comprar rosa, 2 ml sai a R$138, mirra 5ml por R$98 - mas o que eu achei incrível é que ainda tem um preço acessível R$26.10 com 10 ml

E não se engane pois 10ml dura pelo menos uns dois meses.
Para comprar clica aqui.

terça-feira, 6 de maio de 2014

[Diário] Minimalismo - semana 3

Falar do que ando fazendo pra minimizar o consumo e destralhar a casa fica contraproducente, mesmo porque estou na ponte entre duas casa e até me mudar não tenho como falar da nova rotina.
É bem melhor falar de um assunto que já tenho um certo conhecimento - o mercado de orgânicos, graças a ele, um mundo de novas informações se abriu e amém, que isso iluminou minhas ideais para chegar na filosofia minimalista, estou engatinhando no destralhamento mas o consumo caiu drasticamente.

O que falo hoje é sobre o risco de extinção das abelhas - sem abelhas não há frutas, verduras, legumes, não há insumos orgânicos, não há óleos essenciais, ou seja nosso mundo cruelty free e com o mínimo de impactos ambientais está ameaçado, assim como o mundo da maioria das pessoas - como assim?
Essa foto da fanpage Ocuppy Monsanto demontra bem isso:


E na Revista Galileu mostra bem o real significado da extinção das abelhas, clica aqui.

Ok, e o que eu tenho a ver com isso?
TUDO! Percebe o tamanho do problema?Não haverá alimentos se continuarmos permitindo que 4 MILHÔES DE ABELHAS sejam mortas pelo uso indiscriminado de pesticida!
Então, eu sossegadamente e egoístiucamente pensando primeiro na minha saúde e no meu bolso, não ligava muito se tal cosmético tinha só um ou dois ingredientes orgânicos e o restante é só natural
(álias não tão egoísta assim pois deixo de poluir solo, lençóis freáticos e mares, não contaminando ou matando peixes quando vou a praia por exemplo, com protetor solar bomba-atomica, causador de cancer e mata-recife de corais.)

Hoje me deu um clique da importância dos orgânicos, muito além de questões de saúde: se você não usa pesticidas na agricultura você poupa as abelhas, o que mantém o ecossistema sustentável e em perfeito equilibrio.
Eu consumo hortaliças e afins, orgânicos sempre que possível e o bolso permite, minha projeção e sonho é toda a alimentação ser orgânica.
Frescura? Não olha só o tamanho do estrago dos pesticidas utilizados em lavouras de feijão, café e soja, publicados no G1 da Globo:


Veja o video da reportagem aqui.

E independente se você é vegetariano ou vegan, não tem como não ser responsável por isso, uma vez que você vai na feira, está contribuindo com a morte das abelhas, pois está consumindo produtos de uma máfia da indústria de pesticicidas e menor preço dos alimentos.. e não a apicultura não leva a morte em massa das abelhas...

Sim, eu concordo que o acesso aos produtos orgânicos ainda é para poucos, pela dificuldade de encontrar e pelo alto preço - mas estou falando com você que importa MAC e faz a festa na Sephora - não tem dinheiro para isso?
Até concordo que verduras e afins sejam mais dificeis mas pela internet é possivel comprar mantimentos - mas no Pão de açucar e algunas grandes redes já é possível encontrar produtos orgânicos.
A demanda de produtos orgânicos, assim como todo mercado só aumenta com o interesse de consumo, assim como baixar os preços.

E ainda, por que não, ao invés de comprar o hidratante badalado, compre um orgânico?  Diferente dos shampoos que muita gente tem dificuldade, o hidratante, o sabonete, o óleo de banho respondem imediatamente no 1.uso - além de serem cruelty free.

Acho que é possível incorporar um ou outro produto orgânico na rotina - um produto que não prejudique o meio ambiente e não use pesticidas já é um alivio nesse mar de poluição que vivemos hoje, esse bombardeio de pesticidas que envenenam pessoas, meio ambiente e animais só vai diminuir no dia em que grande parte das pessoas falarem NÃO!

Já publiquei um post sobre a morte das abelhas aqui, o que você pode fazer é pressionar o governo, apoiar as Ongs que estão atuando no setor, além de introduzir orgânicos na rotina e ainda diminuir o consumo - nisso se encaixa na filosofia minimalista e até seu guarda roupa entupido é responsável pela morte das abelhas, uma vez que a agricultura do algodão demanda um alto teor de pesticidas, além de gastar muita água - 1 camiseta gasta 2700 litros pra ser produzida, saiba mais aqui.

E também da pra viver sem o pacote de algodão mensal - que este além de gastar muita água, gasta cloro, que é extremamente poluente. Desde que entrei para os cosméticos orgânicos, meu tônico com válvula spray, meu demaquilante com toalhinha de tecido fez com que um pacote de algodão fosse usado só uns 10 discos em 3 anos...

Não é todo mundo que consegue manter uma horta mas plantar flores é possível para muita gente.
Exemplo disso é a bomba de sementes - idéia do site - coletivo verde, clica aqui.

A sobrivivência das abelhas depende sim das ações individuais de cada um, das nossas, escolhas, consuma consciente! Disso depende o destino da humanidade, se não for assim, o preço da feira será muito caro de manter- provavelmente haverá escassez destes alimentos e consequentemente a alta de preços, pensem nisso!
Em resumo o uso indiscriminado de pesticidas está provocando isso, então o consumo de orgânicos é um dos caminhos para a manutenção da vida!
E você o que pode fazer?


sexta-feira, 2 de maio de 2014

[Receita] Aspargos ao molho de gergelim

Agora que estou na correria, receitas práticas são meu ponto-chave para a sobrevivência rs...
Aspargos tem alto teor de fibras e feito desta forma, serve como a própria salada ou acompanhamento.
Como é uma receita 'a olho', escrevi da maneira mais fácil possível e para quem gosta de receitas com um toque oriental é bem fácil de fazer!



- 1 pacote de aspargos frescos

Cozinhe os aspargos no vapor para preservar os nutrientes ou dê uma ligeira escaldada em água fervente, o ponto é até ficar macio.
Reserve.

Para o molho de gergelim:
- 4 colheres de sopa de água fria
- 3 ou 4 colheres de sopa de shoyu
(depende do teor de sal da pessoa)
- 1 colher de óleo de gergelim torrado
(atenção que é o de uso culinário!)
Misture tudo e reserve

- 1 colher de sopa de sementes de gergelim preto torrado
Para isso, aqueça uma panela pequena e coloque o gergelim, dê ligeiras sacudidas na panela para que o gergelim torre por igual.
Quando o gergelim começar a pular na panela está no ponto.
(coisa de 1 ou 2 minutos)

Espere o gergelim esfriar, e acrescente ao molho.


Neste ponto varia, eu costumo colocar metade do molho sobre os aspargos e a outra metade sirvo numa tigela para que a própria pessoa se sirva de mais se quiser - mas também pode colocar todo o molho de uma vez na travessa.
E sim, é servido frio.

Serve de 2 a 4 pessoas, dependendo da fome e da quantidade de pratos extras.

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Higienizante bucal natural - Livealoe

A Livealoe é uma marca que trabalha com ingredientes naturais mas que não é orgânica, tem produtos que nós do mundo orgânico aprovamos a fórmula e outros nem tanto, por isso saber interpretar a composição é fundamental nessa hora.
Este é um dos produtos que eu aprovo a fórmula:


Aloe Barbadensis Gel (Gel puro de Aloe Vera / Babosa), Plantago Major Extract (Extrato de Tanchagem), Punica Granatum Extract (Extrato de Romã), Plectranthus amboinicus Extract (Extrato de Hortelã Graúda), Mentha Piperita Oil (Óleo Essencial de Hortelã), Foeniculum Vulgare Oil (Óleo Essencial de Funcho), Citrus Limon Oil (Óleo Essencial de Limão), Sorbitol, Potassium Sorbate, Water (Aqua).

Certificação IBD | Vegan
O que diz o fabricante:

Proporciona higiene bucal, deixa o hálito fresco, a boca saudável e protegida naturalmente. Sem álcool e flúor.
Indicado para antissepsia da boca sem agressão à mucosa. Ameniza queixas de sensibilidade na mucosa oral.
Possui fórmula rica em Aloe Vera (Babosa), Romã, Tanchagem, Hortelã Graúda e blend de óleos essenciais (Horletã, Funcho e Limão).

Produto certificado pelo IBD com o selo de Ingredientes Naturais. Livre de álcool, flúor, parabenos, fragrâncias e corantes sintéticos. Não contém ingredientes de origem animal e não é testado em animais.

O que eu achei:
A fórmula é bem tranquila. A embalagem é boa e o copo dosador é bacana, na parte interna tem uma graduação de medida, 10 mls são o suficiente para mim - embora use 8mls de produto +2 de diluição em água, porque eu confesso, eu não aguento o efeito halls preto multiplicado por 2 rs rs... o produto é bem concentrado.

De inicio, ele tem um gosto bem parecido com Listerine, depois deixa um residual bem gostoso de funcho - algo parecido com erva doce mas com um toque refrescante de hortelã, eu curti!
Sobre sensibilidade da mucosa, não tenho como falar, pois depois que parei de usar cremes dentais bomba atômica com sulfato (sim, o sulfato detona os dentes e o fluor faz mal a saude!) e fluor, não tive mais estes problemas (amém!).

Não tem muito o que falar de um enxaguatório bucal, acho que o que mais conta aqui é a fórmula segura.

Comprei na Beleza do Campo, o frasco com 250ml custa $19,15. Clica aqui

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Press Release Distribution