quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Compra na Natue

Mesmo morando em Sampa as vezes é muito mais prático comprar na internet, pois você pega trânsito, tem que pagar estacionamento e etc... além do que meu sonho é ter uma loja com todos estes itens num lugar só, muito chato ficar indo de loja em loja...  fiquei procurando na net onde encontrar os chás a granel da Tribal Brasil, que sou apaixonada principalmente pelo Chai.

Daí encontrei no google essa loja, gostei muito da proposta deles, apesar da parte cosmética não ser orgânica, tem alguns produtos da Weleda que uso e aprovo.


Além de chás e suplementos diversos tem bastante itens de mercearia, alguns orgânicos - tem aveia, quinoua, barrinhas de cereais, farinhas, mel, enfim uma boa variedade.

Da minha compra, além dos chás da Tribal que cheguei a conclusão de que a granel é dezenas de vezes mais economico, eu trouxe esse Detox Green que tem polpa de laranja em pó, espinafre desidratado em pó, couve liofilizada em pó, polidextrose, polpa de blueberry em pó, maçã desidratada em pó, salsa desidratada em pó (entre outras coisas), não é o ideal do mundo 100% natural e orgânico mas na correria, no meu status 'tow correndo que nem louca' e no meu estado de 'preciso desopilar o fígado' que contei aqui creio que vá ajudar.

Esse Goji Berry, comprei de curiosidade mesmo, por ter Picolinato de Cromo, Minerais Quelato (zinco e selênio) e Vitaminas C, A e E - além da própria fruta  possui vitaminas, minerais, aminoácidos e antioxidantes.

Acima de R$150 o frete é grátis e ainda parcela em 3x sem juros. Comprei domingo e chegou ontem - mas a loja é de SP, capital, por isso a rapidez.
De modo geral achei uma boa loja pra encontrar diversos itens alimentares, álias, isto é um relato da minha compra, se tivesse recebido estaria escrito na resenha. Acesse o site, clica aqui


 

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Aromatherapy Car Difuser - Aura Cacia

Faz quase um ano que tenho usado este apetrecho da Aura Cacia quando viajamos, que particularmente é meu método preferido rs...



Ele é um adaptador para o acendedor do carro, que tem um papel poroso que 'agarra' o óleo essencial.
Daí é só pingar as gotas do óleo escolhido e aproveitar, acho muito útil em viagens longas, chega lá pela 5. hora já bate aquele tédio e uso a sinergia que chamo de 'Red Bull' da aromaterapia - cravo e alecrim (mas por favor não vai me usar 6 gotas de óleo de cravo, você ganha uma dor de cabeça em vez de obter benefícios!) Uso 2 de cravo e 3 de alecrim, e se estiver com os vidros fechados 1 gt de cravo e 2 de alecrim. Mas isto é a minha medida, pois sei até onde posso ir com óleo essencial de cravo.
Essa sinergia é  um estimulante mental e é impossível não dar uma acordada, além do que o óleo de cravo também ajuda em enjoôs de estradas sinuosas.
  • Óleo essencial de cravo:  
Efeito positivo e estimulante sobre a mente, fortalece a memória e ajuda a combater a depressão. Sua qualidade revitalizante ajuda a tratar sensações de fraqueza e letargia. É eficaz contra naúse a e no combate ao vômito
  • Óleo essencial de alecrim
Revitaliza as células cerebrais, clareia a mente e estimula a memória. É ótimo para esforço mental excessivo, embotamento em geral e letargia. É muito revigorante e fortalece a mente quando há fraqueza e esgotamento.

E se você estiver grávida não use esta sinergia!



Ele realmente aquece mesmo, tanto que precisa de um certo cuidado na hora de retirar o aparelho, mesmo porque com 30 min a 1hr de inalação já traz efeito, mais que isso já acho exagero.


O uso é bem simples: é só retirar o papel, que é bem grossinho, uns 2mm de espessura e com cerca de 5cm de comprimento e pingar as gotas dos óleos essenciais escolhidos, encaixar de volta e plugar no acendedor do carro.

Há quem diga que o cheiro não permanece - mas vem cá isso não é um aromatizador Gleid Plug, é um difusor de aromaterapia que não é pra você ficar cheirando 10 horas seguidas (a não ser que você queira ter revertérios...). Mas nada impede de recolocar as gotas, o que acho desnecessário pois na primeira inalação o cérebro já registra a informação de que há um estímulo. Eu pessoalmente acho muito útil e no meu modo de uso da aromaterapia funciona.

Além de tudo não achei caro. O aparelho custa U$7,90 com 5 refis-  clica aqui.
Eu costumo usar sempre as mesmas sinergias, então o que faço é guardar o pad num saquinho marcado com o nome da sinergia usada.

Caso o papel tenha ficado desgastado a opção é ir em casas de artigos de saboeiro, comprar refis redondos e cortar no tamanho exato ou então já comprar logo o pacote de refil com 10 unidades por U$ 2,86, clica aqui.

Obs - não passo sinergias por questões de segurança, não sei se você tem pressão alta, enxaqueca, está grávida, tem epilepsia etc... para isso uma consulta a um bom aromaterapeuta é importantíssimo.

 

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Spiral Taping

Este inverno massacrou meu corpo literalmente, é a temporada que mais preciso de medicação pra dor infelizmente. Mas chegou num ponto em que 2 comprimidos, num intevalo de 2hrs não fez sequer efeito e daí passei a noite irritada de sono e dor cavalar. Amo o calor porque não dá tanta crise e as dores são facilmente controladas com massagem, aromaterapia ou banho quente.

Não posso usar OE por enquanto, pois estou suspensa mais 5 dias devido a última catarse que consegui no curso...
Quando é assim, pra não enlouquecer de vez eu fico arrumando, destralhando coisas, e foi nessas hora que apareceu um folheto da técnica, que já tinha feito há alguns anos atrás - tive um alívio e uma trégua na dor, sem precisar de medicação por uma semana.

imagem do site - grupo oriental

Bem... acontece que além de ter que aguentar a dor crônica eu estava amarela e teve um dia que acordei de madrugada embrulhada e com a pior dor de cabeça de todos os tempo. Eu já saí chorando achando que estava com hepatite tóxica, causada por excesso de medicação que infelizmente é comum em quem tem dor crônica (apesar de não tomar 1/3 da medicação de outras pessoas com o problema). Logo supus que era o fígado.

Dito e feito, na anamnese com toque a terapeuta apertou dois meridianos correspondentes ao fígado, quase pulei da maca! E acontece que quando o fígado está desregulado você tem uma porção de sintomas e também ataques de raiva. Saiba mais sobre o que um fígado opilado pode fazer no organismo, clica aqui.

Então ganhei 3 asteristicos de esparadrapo nos pontos correspondentes:

apresento minha perna branco escritório e com marca de queimadura da adolescência rs...

Ai que alívio! Passou a dor de cabeça, enjoô, falta de apetite...
Como também estava tensa de stress por problemas familiares, a terapeuta aplicou em mais três pontos: no trapézio, no pescoço e na ATM que segundo ela, pessoas com problemas na ATM do tipo, ranger os dentes também está ligado a energia raivosa do fígado desequilibrado e quando se range os dentes, dá contratura no trapezio (!!!!!). O ponto da ATM ficou impossivel fotografar pois é um esparadrapo invisivel.

Os esparadrapos já vem pré montados em asterísco ou quadradinhos, ou dependendo da região o terapeuta corta de acordo com o tamanho da região a aplicar. Acredito que seja de um material muito próximo ao esparadrapo micropore, se não for o mesmo.


Uau, vou te dizer que praticamente fui sedada com espadrapo! Dormi que nem uma pedra, e a melhor das noites de sono do último inverno! Gratidão eterna ao Dr. Tadamassa Yamada, que é membro da Japan Association for Spiral Taping e chefe de coordenação na América do Sul.

Enfim, a técnica é sensacional para dores musculares em geral:
- doenças do trabalho (DORT/LER);
- problemas ortopédicos;
- problemas reumatológicos;
- lesões desportivas;
- restabelecimento do sinergismo muscular;

Melhor, que sem agulhas, sem medicação e praticamente sem nenhuma contra indicação. Eu só conheço quem aplica a técnica em SP - capital, para saber onde tem e para informações mais detalhadas - clique aqui
 

terça-feira, 20 de agosto de 2013

O mito do shampoo sem sulfato e orgânico não limpar

Ando lendo muito por aí que shampoo sem sulfato não é eficiente, não limpa. Este post foi escrito em nov/12 no antigo Yummy Tips - mas acho que ainda é super atual e por isso ele está revisado aqui no PBS.

Primeiro, quero contar minha experiência: eu passei uns três meses só usando shampoo orgânico. Em uma estada fora de casa, esqueci a necessaire de cabelos... e acabei usando um shampoo do hotel mesmo, convencional. Coisa horrível! Óbvio que um shampoo de hotel, só tem um monte de sulfato e fragância - mas deixou meu cabelo todo duro, parecia um espantalho - tive que contornar fazendo um coque, o que não livrou do frizz terrível no topo da cabeça...

Passaram-se vários meses, e eis que recebi para teste o shampoo de morango da linha convencional da Surya, ou seja não orgânica - e tem o sulfato lá... cara! Alguém me diz o que foi aquilo! Cabelo duro de novo e com cheiro de danoninho ao cubo... por isso, nunca mais testo shampoo com sulfato pra resenhar... tive que fazer uma máscara pré shampoo com manteigas e óleos vegetais  para hidratar os fios...

Uma coisa que me impressionou muito foi a sensação de limpeza que o shampoo orgânico deixava - com eles a quantidade de dias sem lavar aumentou para dois, antes era dia sim dia não... e eu como dona de cabelos com oleosidade na raiz e até caspa, jamais pude ficar dois dias sem lavar. Obviamente em pleno verão preciso voltar a rotina de dia sim, dia não - mas com o clima mais ameno foi possível lavar a cada dois dias. Alguns faziam até barulhinho de limpo sabem como?! Esse da Ikove faz...  que foi um dos primeiros shampoos orgânicos que eu usei. Na época eu estava com oleosidade excessiva e muita caspa.




Pesquisando por aí - vi que sulfato tira não só a sujeira, como a oleosidade natural do cabelo e isso gera o efeito rebote: o couro cabeludo produz mais oleosidade pra compensar a agressivid , e tendo em vista meus resultados, só posso concluir que ao lavar o couro com uma substância tão detergente, a raiz responde com mais oleosidade pra compensar o excesso, dando efeito rebote... ou seja, tudo que você tira em excesso, seu organismo vai produzir mais daquilo, achando que está faltando (e esta é a razão de você, dona de pele mista/oleosa, não poder lavar o rosto mais que duas vezes por dia - pelo efeito rebote!).
E eu percebi isso, não só com essa da Ikove, mas também com Herbia e Surya Amazônia Preciosa- a linha orgânica.

A coceirinha que eu tinha no alto da cabeça também sumiu, e tenho certeza que era uma reação alérgica a sulfato.

Não fazem espuma?!
Mito- fazem sim... mas uma espuma muito tímida, quase transparente -  não lembra em nada aquela espuma "clara em neve" que o shampoo convencional faz, que além de agredir seu "ecossistema" capilar - também polui e colabora pra formar aquela espuma pavorosa que acumula no rio Tietê.

+ Acesse - se você quer mais espuma, tente misturar com este sabonete líquido neuto

A caspa... a primeira coisa que eu percebi quando comecei a usar shampoo sem sulfato foi a diminuição da produção de floquinhos brancos. Que devo ao fato de ter parado de agredir o couro cabeludo com detergente (você não leu errado, sulfatos e suas muitas variantes é usado para lavar graxa de chão de oficina!), que acelerava a descamação e dava coceira.

O que eu fiz?! Acrescentei na minha dose de shampoo, uma gota de óleo essencial de alecrim e outra de melaleuca.
Potente, eficaz e sai muito mais barato do que comprar shampoos caros como Kerastáse ou dermocosméticos como La Roche Possay que só funcionavam enquanto eu estava usando. Faz mais de ano que não turbino mais o shampoo com óleo essencial para caspa, pois o problema sumiu. A tática emergencial era pingar uma gota de cada OE na dose de shampoo e deixar agindo. Funcionou...

Ah, um adendo pra quem acha óleo essencial caro: se você pensar que se usa uma gota por vez e um frasco contém cerca de 200 gotas, é só fazer a conta quanto ao custo-benefício

+ Acesse: Marcas de confiança em aromaterapia

Atualmente os cabelos estão bem mais sedosos, com brilho e sem caspa. Saudável, brilhante e ainda tem henna nele.


Enfim, essa é a minha experiência com shampoo sem sulfato... meu cabelo está uns 200% melhor do que com shampoos convencionais...
Já teve uma experiência assim?! Em que o natural funcionou muito melhor que o convencional?! Conta pra gente...


Atenção: se você está chegando agora ao mundo dos cosméticos orgânicos e 100% naturais, o shampoo não será tão eficiente pois é necessário retirar toda a camada de silicones e derivados de petróleo que os condicionadores, leave in, produtos finalizadores e tintura convencional deixaram, saiba mais sobre a transição capilar aqui.
 

sábado, 17 de agosto de 2013

Cuidados rosto - inverno

Nunca na minha vida belezística aconteceu uma coisa dessas! Meu rosto literalmente craquelou!
Então tive que trocar o arsenal.
A maioria ainda não tem resenha pois comecei a usar nessa temporada de frio medonho. Minha pele é mista, com oleosidade no nariz e agora parece que é mista/oleosa/ressecada! Ninguém merece rs rs...
provavelmente  é a idade que tende a dar uma baixa na taxa de oleosidade, já sou balzaquiana né...

Estava tão pavoroso que base mineral ficava um horror, parecia tudo craquelado!
E pra quem não conhece o blog: só uso produtos 100% naturais, orgânicos e cruelty free


- Para limpeza: Espuma facial Biologicus
Graças aos céus a Biológicus enviou produtos pra teste e entre eles esta espuma, um mousse. Me salvou pois só tenho produto pra oleosidade... Só não é orgânico mas a fórmula é digna, bem natural. Além de não ressecar,  também hidrata! Rende pacas e junto com a toalhinha de limpeza (falei aqui) faz um trabalho fantástico!
A loja virtual ainda não abriu, por isso não resenhei - mas de qualquer forma segue site, clica aqui.

- Tonificação: Ikove
Usei no verão mas percebi que a oleosidade voltava logo, agora que tudo ressecou ele tem sido perfeito, já ouvi falar que vai melhor em peles normais a secas e acho que é verdade. Não limpa a ponto de sair sujeira no algodão, por isso a toalhinha faz o trabalho pesado. Mas mantém a hidratação.

- Hidratação: Serum romã Weleda
Produto tão amado que já estou no segundo frasco, no verão deixava a pele sequinha a ponto de usar como primer pra make. No inverno ele hidrata mas como minhas bochechas craquelaram, uso um tiquinho de creme pra olhos e aí a pele fica jóia ! Resenha aqui

- Creme para olhos: Organic Coffe beam caffeine eye cream 100% pure
A marca é top da pureza nos EUA, implorei para meu primo trazer alguns produtos , porque não é toda loja que envia pra cá (e nem sei quais...se alguém souber avise). Estava louca atrás de um creme com cafeína pois comecei a ter marcas escurecidas. Thanks 100% Pure pois em quase um mês a situação melhorou.... ele é um creme denso mas menos gorduroso do que o creme de romã para os olhos Weleda (se quiserem depois faço resenha)

- Demaquilante: Jojoba + copaíba e tea tree
O máximo da simplicidade, não preciso de algodão alvejado com cloro, só de uma toalhinha macia e faz muito bem o serviço, se for contar o tanto de mistura que dá pra fazer com os frascos destes dois óleos, compensa muito! E funciona tanto no verão quanto agora. Falei dele aqui

Durante o dia eu borrifo hidrolato de rosas que é power para peles com tendência a ressecamento mas milagrosamente vai bem em peles mistas também, falei dele aqui e estou feliz da vida.

E vocês sofreram com a mudança climática?!

 

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Toalhinha para limpeza do rosto

Eu era #aloka por acessórios de limpeza para o rosto, testei escovas manuais, elétricas, esponjas mil...
As escovas elétricas precisam de reposição das cabeças, as manuais e esponjas faciais só faziam aumentar a quantidade de lixo do planeta, pois mesmo que se jogue fora, no lixão ele continuará a existir... atéeeeeeeeeeeeeeee sabe se lá quando ela se decomponha.

Bem, eu comecei a saga de menos impacto ambiental pelo demaquilante, uso um demaquilante de óleo vegetal puro e uma toalhinha, creio eu que há mais de um ano, falei aqui. Diminiu drasticamente o uso de algodão alvejado com cloro, um pacote de algodão comprado em setembro do ano passado chegou na metade agora...

Então decidi procurar algo que pudesse substituir as esponjas, escovas e etc descartadas ... e eis que me deparo com isso:



Uma toalhinha de barbante em crochê!
Não botei muita fé na coisa até ver que funciona!
Ela mede 8x9 cm e cabe direitinho na palma da mão

Esse ponto em relevo turbina a limpeza e ao terminar você fica com uma sensação de 'pele lustrada'' - hein? Como assim?!
Eu explico: esses pontos em relevo massageiam e fazem uma esfoliação delicada na pele, mecanicamente você ativa a circulação da pele e no final dá um efeito cinderela. E te digo, não deve nada a esponjas e escovas manuais e fica num meio termo das escovas elétricas (eu tenho a SkinSonic Sirius que é bem próximo ao Clarissonic)


Dá impressão que por ser barbante, vai chupar muito sabonete líquido, mas não... é só massagear a pele com o produto e depois usar a toalhinha pra terminar o serviço, com sabão em barra é mais fácil ainda... só que se usar um black soap da vida ela fica cinza, não adianta (essa é afoto de quando estava novinha...)

Ela é muito fácil de manter, depois do uso basta enxaguar bem e deixar secando na vertical, ok faltou uma alça neste projeto mas vou providenciar uma, eu prendo no vitrô do banheiro rs...
E nada impede que uma vez por semana você a lave na máquina, desde que dentro de um saquinho para roupas delicadas.
E já estou há seis oito meses com a mesma, quer dizer, duram bastante!
Eu arrisco uns bons anos ... mas quando estragar de vez, peço pra minha mãe 'crochetar outra' rs... e álias se você tem essa habilidade ou tem mãe, irmã, avó pra fazer uma pra você, é uma boa maneira de diminuir o lixo produzido pelas nossas necessidades de beleza.
 Não uso pra demaquilar pois prefiro as toalhinhas (e toalhinhas mesmo, como a extinta luva demaquilante da Iron... que era boa mas sumiu do mercado!)

Você pode encontrar por R$10 na cosméticos & cia store, clica aqui

 

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Contra o desperdício de alimentos

Os descendentes de japoneses aprenderam uma palavra desde cedo: MOTAINAI
Minha avó, minha mãe sempre dizia pra gente raspar o prato, pois senão era motainai = você está desperdiçando comida! Que feio!
Motainai na verdade é isso:desperdício, judiação jogar algo que ainda sirva pra uso.

Na real, senão me engano esse termo foi difundo durante a guerra, onde um grão de arroz era importante, uma folha de acelga contava, para não passar fome!

E cá estamos no Brasil que mesmo quando vamos a self-service, pagamos por aquela comida, mesmo que não caiba mais um mísero grão de arroz a gente sempre acaba raspando o prato, por já ser um comando cerebral.
Neste país que é o 4. produtor mundial de alimentos, 20% do que é servido em restaurantes, self service e afins acaba indo para o lixo.



Já houve gente dizendo que isso não vai matar a fome de quem precisa mesmo, mas vem cá - você acha realmente bonito essa montanha de comida indo para o lixo sem dó?
Ok, é o seu dinheiro que foi para o lixo num primeiro momento.

Mas é muito mais além, você desperdiçou toda uma cadeia de produção: o agricultor que emitiu carbono pra ir comprar as sementes, a água que serviu pra irrigar as plantações, a energia elétrica que serviu pra alimentar as irrigadeiras, mais emissão de carbono com tratores e todo o aparato agrícola e mais o dinheiro dos assalariados das  lavouras e o que paga toda essa cadeia...

... mais carbono para o produtor levar a colheita até os grandes centros, mais água e energia elétrica dos galpões das distribuidoras. Mais um pouco de carbono para o funcionário do restaurante ir buscar as hortaliças e legumes até o restaurante...

... no caso de um pedaço de bife: água (e muita! A pecuária é o setor que mais gasta água), energia elétrica para iluminar os abatedouros, emissão de carbono para levar os cortes ao frigorífico, energia elétrica pra manter a carne refrigerada... mais carbono pra ir buscar os cortes, mais água, energia elétrica e gás de cozinha, e o pior de tudo... você matou um bovino e sua vida foi desperdiçada no lixo...


... gasta-se mais água, energia elétrica e gás de cozinha cozinhando os alimentos, mais um tanto de energia elétrica na balança e na área de alimentação e chega até você que gasta um tantinho de água pra lavar as mãos antes de comer e sentar confortavelmente na cadeira...

... e mais um pouco de energia elétrica, mais emissão de carbono no caminhão de lixo... e fim.

Percebeu que o desperdício não é só da comida que você jogou no lixo?
Veja o vídeo e pense a respeito.
 
 

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Manteiga corporal esfoliante Pracaxi & Andiroba - Cativa Natureza

A moça que vos fala deu tilt no frio e não pode testar devidamente quando chegou aqui pra testar essa delícia de esfoliante pra não congelar desligando o chuveiro, diga-se...
Então eu só testava quando dava pra tomar banho de dia e no horário que o sol ainda estava na janela do banheiro haha...


glyceryl stearate,cetearyl alcohol, cetearyl olivate/sorbitan olivate, *Carapa Guaianensis Oil (andiroba), *Pentaclethra macroloba seed oil (Pracaxi), Ttocopheryl acetate, Theobroma Grandiflorum (Seed) Butter (cupuaçu), glyceryl caprilate, glycerin, *Melaleuca alternifolia (leaf) Water (hidrolato tea tree) , potassium sorbate, silica oriza sativa (arroz), Manihot utilissima starch (polvilho de mandioca), glycerin, disodium cocoyl glutamate /sodium cocoyl glutamate, caprylic/capric triglyceride, Pogostemon cablin oil (patchouly), Cananga odorata flower oil (ylang ylang), Limonene.Com 71% de insumos orgânicos rastreados


Cruelty Free | Vegan | Certificação IBD

O que diz o fabricante:
Renovação celular com toque delicado sem agredir a pele, através do esfoliante de arroz em uma fórmula desenvolvida com óleos vegetais orgânicos de pracaxi, andiroba e emolientes especiais, preparando a pele para a hidratação

O que eu achei:
A textura é de manteiga corporal mesmo e as micro esferas de arroz só se vê a olho nu e chegando bem perto, de longe fica essa coisa linda que parece chantilly rs...
A esfoliação que ela proporciona é mediana, não vai te esfolar que nem quando você inaugura bucha vegetal - mas sente que faz o serviço.


Essa quantidade equivale a um pouco menos que uma colher de sopa e eu consegui fazer as duas pernas, então achei o rendimento bacana.
O cheiro é bem parecido com os demais produtos da linha Pracaxi e Andiroba - blend de óleos essencias de patchouly e ylang ylang com um toque mais doce de ylang ylang (tem menos ylang ylang no shampoo e condicionador - pois se tivesse mais eu teria que cortar a juba a cada mês rs... como cresce o cabelo!). E  diga-se que eu gostei bem mais do cheiro do esfoliante do que do shampoo, no entanto é aquilo, se o shampoo e condicionador tivesse esse cheiro o cabelo virava um matagal!

Mas a delícia maior é após enxaguar... a pele fica amanteigada juro! Não aquela sensação oleosa de óleo pós banho mas uma sensação de pele amanteigada, hidratada, não sei se consegui fazer entender rs... mas eu achei o máximo porque nestes dias de frio medonho que fez eu tomava banho na última posição do chuveiro e quando ia me secar eu não via mais minha canela 'lousa de unha' pois sim - minhas canelas são assim- secas que nem o Saara, que dá pra riscar com a unha - então o fator 'desligar o chuveiro' pra fazer o serviço acabou dando numa mega hidratação pois sinceramente a pele fica tão macia e sedosa que nem dá vontade de passar creme ou óleo de banho depois (e acho que nem precisa)

E a lindeza é que não polui ou asfixia peixes pois as microesferas são naturais, de arroz - álias saiba o que o esfoliante comum causa: acúmulo de microplásticos no oceano ao usar esfoliante de micro esfera de polietileno- clica aqui.

O pote com 250g custa R$48 nas franquias da marca ou na loja virtual - clica aqui

Importante: se você tem problemas de saúde, está grávida ou amamentando, consulte o SAC da marca procure um aromaterapeuta ou naturopata por precaução. O óleo essencial de ylang-ylang pode causar naúseas em gestantes.




 

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

A baderna da aromaterapia no Brasil

Eu amo aromaterapia, devoro livros e todo texto que eu acho útil no Brasil e lá fora. Mas não deixo de ficar triste e revoltada com o rumo que as coisas andam tomando no Brasil...
Como nas dezenas de textos publicados em blogs e sites, tirando toda a seriedade e respeito que o assunto mereça, a gota d'agua foi este aqui, dizendo que os óleos essenciais podem ser usados até na aromaterapia (oi?) além do que o titulo diz 'oleos essenciais' mas está falando somente de óleos vegetais, é lamentável ver um texto tão mal escrito!


Estudo há anos o assunto e cada vez mais que aprendo, vejo que faltam detalhes que fazem a diferença na prática e este é um dos motivos pelo qual parei de postar receitas e falar do assunto como se fosse a coisa mais fácil de se fazer em casa sozinha. Ok usar uma gota de lavanda no
traveseiro pra ajudar a dormir, usar eucalipto pra ajudar a respirar melhor a noite... mas uma gota e um óleo só, que não vai fazer estrago em ninguém se usado de vez em quando.
Saber a ação de cada óleo, cada uso, cada contra indicação eu sei - mas o ser humano humano é muito mais complexo  que teorias e receitas prontas.

E isso não se aplica a empresas sérias de cosméticos orgânicos por elas terem ciência de onde podem chegar para ser um produto universal que possa ser usado por todos, pra isso se estuda margens de segurança das sinergias.

Sobre dar receitas prontas eu atualmente acho irresponsabilidade, aromaterapia não envolve apenas o efeito dermatológico, envolve efeitos na psiquê e pelo que ando lendo por aí, as receitas estão a um nível 1% a 3% o que é demais a ponto de provocar catarse com isso ou a dar reações dermatológicas mesmo- receitas a essa porcentagem só poderiam ser repassadas por um naturopata ou aromaterapeuta experiente.

E aí você passa a receita de um creminho, de um shampoo de um perfuminho daí leitora te diz que ela teve crise de pânico, teve taquicardia ou ataque epilético e você faz o que? Paga a despesa médica que a moça teve? Vai pagar a terapia pra ela sair da crise de pânico que o óleo essencial trouxe a tona do inconsciente dela?

Me entristece demais e as vezes me revolta ver conteúdos replicados da... internet! Nem nos livros de autores renomados existe 100% de confiabilidade, pois pode ser que o que o autor escreveu na época ele só veio a saber um ano atrás... e é por isso que existem as versões revisadas destes livros -é um aprendizado constante!
 Gente pelamordeDeus! A informação tá ali como uma base, mas você estudou as trocentas variáveis dessa receita?! Estudou as possibilidades de dar catarses bombásticas na pessoa?

E por fim, estou vendo com muita tristeza que a maioria das escolas de aromaterapia tem virado comércio... se vocês forem ver os cursos são voltados basicamente nos óleos que comercializam é uma triste realidade na aromaterapia brasileira... e quem quer saber mais faz como eu, compra uma biblioteca!
Informações que deveriam constar no curso não são repassados e ficamos sabendo por outros profissionais, por pessoas com doutorado em Londres - mas não no curso, onde é lá que deveríamos aprender.

Fica aqui registrado a minha indignação...

 

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Caminho das Indias | ABCD - Any body can dance

Existem filmes que realmente mexem com a gente... ...quando marido contou deste eu não dei muita bola - ABCD, eu hein que título mais bobo...

Então fomos ver... e vou te dizer que além das lições de moral que todo filme indiano sempre tem, esse deu um efeito catártico em nós...


O enredo se trata de dois amigos:
Jehangir e Vishnu - Jehangir é o gerente da escola de dança JDC e Vishnu é o professor desta escola vencedora do maior concurso de dança da Índia.
Jehangir quer o sucesso e conquistar a vitória a qualquer preço, Vishnu segue seu coração como professor de dança e não concorda a forma como ganharam o concurso.

Então se desentendem e Vishnu se demite...  .... perdido e sem saber o que fazer, conta com o grande (enorme mesmo! literalmente...) apoio de Gopi, que o leva ao festival Ganpati Chaturthi (explico depois) no qual Vishnu tem uma epifania (ah... veja o que é isso aqui) - de voltar a ensinar para jovens da periferia em baixas condições de renda.

Consegue reunir duas gangues rivais, conciliar as duas e treiná-los para o concurso de dança, para provar a estes jovens que eles podem sim realizar seus sonhos, que podiam chegar longe... e estes jovens só queriam ser vistos, incluídos na sociedade - eram incompreendidos e baderneiros mas ao se encontrarem na dança puderam provar o seu melhor.

Imprevistos e tragédias acontecem... foram, vítimas de trapaça por Jehangir - que continua jogando sujo mas sim, apesar de tudo eles conseguem chegar até as finais e vencer o concurso.



É bonito ver o popular da Índia, a periferia, o colorido do festival do povo... em diversas passagens você sente a alma, a expressão mesmo dos artistas.
Quero deixar aqui três vídeos:
- Vishnu mostrando por que é professor nato, tem a dança no coração:





- A expressão corporal e demonstração de tristeza após uma tragédia:
(impossível não chorar com o contexto)



- E o final apoteótico e catártico tanto para Jehangir que relembrou da amizade com Vishnu:
(veja em alto e bom som para ver se isso não te dá uma catarse, mexe com você)


Ganpati Chaturthi é o festival onde eles agradecem e pedem todo ano pela volta de Ganesh (Ganpatti Bappa Moria na música) - Ganesh, o Senhor dos obstáculos, tanto de ordem material e espiritual Ele é popularmente venerado como um removedor de obstáculos, embora tradicionalmente também coloca obstáculos no caminho daqueles que precisam ser verificados. Também dá novos começos. Foi isso que eles representaram no palco com a dança.

E esta música pra mim teve um significado todo especial para mim em um dado momento no curso de auto-conhecimento: venci obstáculos, me superei e aquilo tudo significou um novo começo. Tive a honra da coacher me conceder ouvir esta música no exercício.

Enfim, esta é a minha visão poética do filme que foi o primeiro filme indiano em 3D e lançado senão me engano em maio deste ano , ele é todo baseado na dança e nas lições de moral que tanto a vida como um professor possa ensinar, para saber mais sobre ele clica aqui.

O filme pode ser baixado mas só há legenda disponível em inglês - e eu aiunda espero que o Brasil se toque de trazer preciosidades como esta para fazer parte de nossas vidas.

Quem puder ver, vale a pena!

 

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Sabonete líquido capim limão e alecrim - Prymeva

Prymeva é uma marca certificada pelo IBD (confirmado a veracidade!) fundada no sul do Brasil e há algum tempo recebi alguns produtos pra teste. Tinha falado da água perfumada para ambientes aqui e achei muito bom energeticamente! Hoje venho falar do sabonete.


Water, Decyl glucoside, Lauryl glucoside, Sodium cocoil glutamate, Xanthan gum, Citrus medica limonun (limão) peel oil, Lavandula hybrida oil (lavandin), Cymbopogon schoenanthus oils (capim limão), Cymbopogon nardus (citronela) oil, Citrus aurantium dulcis (Orange) oil, Mentha arvensis leaf oil (hortelã), Cymbopogon citratus (lemongrass) oil, Rosmarinus officinalis (Alecrim) leaf oil,  (Dehydroaceti acid and Benzoic acid and Benzyl alcohol), Glycerin, Latic acid, Rosmarinus officinalis (alecrim) leaf extract, Ilex paraguariensis leaf extract (erva mate) and *Cymbopogon citratus (lemongrass) oil (Hydrolate or floral Waters).
* Produtos orgânicos certificados
certificação IBD | cruelty-free | Vegan
O que eu achei:
 Gosto muito da embalagem pump, pois além de ser mais higiênico ajuda a dosar melhor o produto
O cheiro é bem refrescante e herbal. Durante o banho ele dá uma ligeira refrescada, como tem óleos de hortelã, capim limão e alecrim, gosto de usar no banho de manhã pois ajuda a acordar- sim meu cérebro precisa de um estímulo logo cedo, demoro umas 2hrs até estar no pique rs... nesse aspecto eu diria que ajuda bem. No verão deve ser ótimo!
Mas nada impede que seja usado a noite,a não ser que você tenha insônia por qualquer coisa.

A textura dele está entre um meio termo de um sabonete líquido convencional e o shampoo Lippia Alba da Herbia, que é bem espesso.
Marido chiou que é espesso - mas expliquei pra ele que produtos que tem goma xantana tendem a ser assim... além do que ele não entupiu o pump como já vi acontecer com outros produtos que contém goma (e já faz dois meses que venho usando)


Pra mim está ótimo, mesmo porque com essa consistência mediana, o produto fica mais 'agarrado' na bucha vegetal, daí com um pump eu consigo me lavar inteira - mas atentem que isso vale para chuveiro desligado na hora de ensaboar.

Sobre hidratação: ele não resseca peles normais e nem agrava peles ressecadas, nessa última frente fria, nas partes normais, os óleos essenciais deram conta, os óleos cítricos e o alecrim ajudaram bastante na questão da oleosidade das costas, que aumentou um pouco devido ao 'efeito cebola' - várias camadas de roupa contra o frio rs... e fato: eu tomo banho escaldante no inverno.

Então só tive que passar o hidratante nas canelas mesmo, gostei bastante disso!

A embalagem com 250ml custa R$26 e pode ser pedido via email no site da marca, clica aqui e também na Capym Store aqui.

Importante: se você tem problemas de saúde, está grávida ou amamentando, consulte o SAC da marca ou procure um aromaterapeuta ou naturopata antes do uso.


 

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Press Release Distribution