sábado, 31 de março de 2012

Mint Julips Lip Scrub- Lush

Este aqui foi uma encomenda que fiz a uma amiga que foi pra Europa, eu morro de saudades da Lush aqui em Sampa, ainda mais agora que tenho dado preferencia a cosméticos naturais.
E eu me pergunto porque nenhuma marca nacional tem um esfoliante labial !? A única marca que tem é Mary Kay no kit lábios de seda, que já usei... Como se não fizesse falta! Pois sim, eu uso todo dia,antes de dormir e antes do batom, meus lábios as vezes craquelam literalmente por respirar pela boca inconscientemente (mas já já arrumo isso...) e outra coisa que esqueci de dizer é que desde que comecei a usar uma medicação notei secura na boca. Pois antes o Lipbalm da Ikove ajudava muito não acordava com a boca craquelada!

 Essa é a versão italiana, o Labbrividisco - mas como só o site britânico entrega aqui, coloquei o nome dele em inglês.
Bem, não tem muito segredo: é umedecer os lábios e esfregar uma quantidade mínima - mas bem mínima mesmo, ele rende muito!

O que diz o fabricante:
Atua como  esfoliante suave. O óleo de jojoba é maravilhosamente hidratante, mas leve o suficiente para não deixar gorduroso.

Composição do produto:
 açucar de mamona, Óleo de Jojoba orgânica, extrato de baunilha, óleo de Tagetes, óleo de menta, * limoneno, Sabor

 O que eu achei:
Sim, ele realmente funciona, deixa os lábios macios e hidratados, uma delícia! O gostinho é de menta com fundinho de baunilha o tal sabor- pelo que dá pra ver na fórmula  é artificial, uma pena pois o óleo de menta já daria um gostinho. Então passo ele e depois o lipbalm da Ikove -clica aqui.
Ah... meu frasco vive untado de óleo essencial de canela pra espantar as formigas rs rs (elas detestam o cheiro, saem correndo!), tentarei por o cravo em si perto pra ver se ajuda.

No EWG deu nota 3 - mas não entrou em conta que limonemo é subproduto de óleos essenciais (o que não significa que não tenha riscos, ele tem toxicidade - mas eu sempre acho que este é centenas de vezes menos perigoso do que um sintético) e claro que o sabor artificial deixou ele um tantinho mais perigoso.
Houve também um ativo que ele não identificou - o Tagetes: planta que dá nome a um floral (de minas) e é parente próximo da calendula, tanto que também é conhecida por calendula mexicana - por isso no meu relatório ficou calendula mesmo para o EWG reconhecer, mas não aumentou sua nota nem diminuiu.


Por fim, eu acho que até dá pra fazer a misturinha, substituindo o açúcar de mamona ou fazendo a misturinha básica de mel e açucar. Se alguém trouxer pra você até compensa, porque nem é um preço exorbitante considerando a duração do produto- mas pagar £15 de frete do site britânico acho que não rola.
Custa £4.95 - cerca de $15, no site da Lush UK

   Observação:   
Caso você esteja acessando o blog via tablet ou celular, é necessário usar a 'visualização versão web' para que seu comentário seja postado via Disqus e assim respondido.



quinta-feira, 29 de março de 2012

Alianças de casamento altamente poluidoras?!

Pois é, pode soar estranho uma coisa dessas - mas o processo de extração do minério dourado da qual são feitas alianças de casamento é totalmente tóxico!

Para fazer uma aliança de casamento são produzidas 20 TONELADAS de resíduos na extração do ouro, as vezes jogados em rios e mares, o que logicamente polui a água e também o peixe que comemos. Sem contar a contaminação de um lençol freático...

Pra piorar ainda mais, logo após a extração o minério com ouro é disposto em pilhas e regado com cianeto, que separa o material dourado. Só que junto com ele o cianeto também extrai cádmio, mercurio e chumbo.
No final sobra uma grande poça altamente contaminada! Agora imagine que o tal do cianeto é altamente fatal, apenal uma mísera gota mata um ser humano... se vai parar num rio mata os peixes.


Estamos falando de atualmente, na corrida do ouro americana, pelos idos de 1848 o ouro era separado do restante dos minérios  com mercúrio - neurotoxina potente que afeta o cérebro, medula, rins.
Estima-se que nesta época 7600 toneladas de mercúrio tenham sido despejadas em rios naquela região.
Acontece que esse mercúrio permanece até hoje lá, e grande parte é transportada para a Baía de São Francisco, onde pessoas nadam e pescam (!!!!).

Enfim, deixa recuperar meu folego...
Estou falando de EUA, local onde a escritora do livro nasceu e mora... mas são dados que podem se aplicar em qualquer país que tenha uma reserva de ouro.

Isso me fez querer nunca mais comprar uma jóia que tenha o metal! Vejam meu exemplo: tive uma aliança de noivado que acabei deixando no penhor pois fiquei com muita raiva do meu ex.
Então conheci meu atual marido, foram duas alianças de noivado, que mais tarde seriam ajustadas para serem colocadas na mão esquerda. Só que a destrambelhada aqui fez o favor de perder a aliança no rio Tietê (calma lá que no interior é livre para o banho, álias esse rio foi uma vítima da poluição aqui em Sampa...). Então se foi mais uma aliança. E menos mal que preferimos ajustar as alianças, senão seriam mais detritos...

Fazendo as contas, no total foram 4 alianças, que geraram 80 toneladas de resíduos tóxicos! Ah meopai! Sabe-se lá quantos peixes eu matei!
Menos mal que eu realmente nunca liguei pra jóias e deixava bem avisado que não fazia questão - e agora que vou continuar não querendo mesmo!

Essa é uma escolha que dá pra fazer, pois outras coisas que compramos tem o ouro embutido - tais como celular, laptop, TV, GPS... e é lógico que ninguem vai parar de comprar essas coisas, muito menos deixar de casar com alianças. Mas que dá pra parar de comprar jóias, dá!

Ah sim... o livro que está me deixando em estado de choque é - A história das coisas: da natureza ao lixo, o que acontece com tudo que consumimos, e como o consumo desenfreado afeta o planeta. Bem chocante ler o quanto de recursos se usa pra produzir um único item. Faz pensar 10 vezes antes de querer comprar o centésimo vidro de esmalte ou o 15. blush.
Não sou eco radical, reciclo, dispenso a sacolinha, reaproveito água quando dá, desapego das coisas... mas sou de certa forma consumista. Só de pensar que meus delírios de Becky Bloom contribuiram pra poluir ainda mais o planeta, fico com uma bigorna gigante na cabeça - de tanto peso na cosciência!
Ainda bem que semana passada me desafiei a ficar três meses sem comprar cosmético... mas acho que dá pra aumentar pra tudo-quanto-é-coisa-que-realmente-não-preciso.

E como dá pra ser saudável, se estamos contribuindo pra poluir nosso bem mais precioso - a água?! Fica aí pra reflexão...

   Observação:   
Caso você esteja acessando o blog via tablet ou celular, é necessário usar a 'visualização versão web' para que seu comentário seja postado via Disqus e assim respondido.



 

sexta-feira, 16 de março de 2012

Que componentes da fórmula devem ser evitados

Segue a lista negra de componentes a serem evitados em cosméticos.  Está basseada nos potenciais riscos à saude, como tóxico para rins, figado ou pulmões, alergias,  infertilidade, câncer.

 O nível de danos à saude baseia-se no EWG, cada ingrediente nocivo tem a pontuação do sistema, conforme esquema abaixo:



Notas verdes significam seguros, laranjas precisa cautela e vermelhas, riscos graves. Aqui estão listados componentes com notas de risco 3 a 10.
Para entender melhor o EWG clica aqui.

  •  BHT (BUTYLATED HIDROXYTOLUENE)
[EWG ranking 6  aqui]
Composto orgânico lipossoluvel, produzido a partir do Cresol e do Isobutileno, um antioxidante usado como aditivo alimentar e conservantes para remédios e cosméticos. Suspeita-se de causar câncer. Foi banido no Japão em 1958 e em outros países como Romênia, Suécia e Australia e nos EUA foi banido de alimentos infantis.


  • COAL TAR 
[EWG ranking 10 aqui]
um conhecido agente cancerígeno proibida na UE, mas ainda usado nos Usa e Brasil.Usado em tratamentos de pele seca, em anti-piolhos e xampus anti-caspa, também listada como uma cor mais o número, ou seja, FD & C Red No. 6.

  • CLORETO DE STEARALKONIUM (STEARALKONIUM CHLORIDE)
[EWG ranking 4 aqui]
Combinado de amônio quaternário encontrado em  cremes e condicionadores de cabelo . Foi criado pela indústria de tecidos como amaciante, e é usado por ser mais barato e fácil de usar em produtos capilares do que óleos essenciais e proteínas, que são benéficos para o cabelo.
Amônio já diz tudo- é toxico e por assim ser pode provocar reações alérgicas.

  •  CORANTES SINTÉTICOS 
[EWG ranking aqui]
São usados para dar um aspecto atraente aos cosméticos. Normalmente se apresentam como FD&C ou D&C , e acompanhados por uma cor e um número. Exemplo: FD&C Laranja n.4 / D&C Lilás n.5 CI + 5 numeros - podem ser cancerígenos.
São encontrados naquele hidratante de cor linda ou na sua tintura de cabelo.

  • DMDM HYDANTOIN
[EWG ranking 7 aqui]
É um conservante  que libera formaldeído, potencial cancerigeno conhecido. Há isco de alergia de contato, e há estudos ligando o formol ao risco de leucemia

  • DEITANOLAMINA (DEA), TRIETANOLAMINA (TEA)
[EWG ranking DEA  10 aqui | TEA 5 aqui ]
São usados como emulsionantes ou espumantes nos cosméticos. Podem causar alergia, ressecamento de pele e cabelos, irritação nos olhos . São compostos de amônia. Se usados por frequentemente o organismo vai absorvendo e você acaba... intoxicada!

  •  DIAZOLIDINIL UREA, IMIDAZOLIDINYL UREA
 [EWG ranking 6 aqui]
Conservantes muito comuns em cosméticos. Estudos apontam que são uma das principais causas de dermatite de contato. Atendem também pelo nome de Germall e não é um fungicida eficaz, assim precisa ser combinado com outro conservante como os parabenos. Para piorar ainda mais a situação Germall libera formaldeído, que já sabemos que pode ser tóxico.

  • ETANOLAMINAS (ETA OU MEA)
[EWG ranking 6 aqui]
Líquido tóxico e corrosivo, são usados frequentemente para ajustar o pH ou viscosidade dos produtos. Embora correspondam a menor porcentagem de uma fórmula, provocam instabilidade no produto e podem causar alergias e irritações na pele

  • FRAGRÂNCIAS SINTÉTICAS 
[EWG ranking 8 aqui]
Este composto pode ter até 4000 ingredientes. Não há como saber quais são estes químicos, já que no rótulo diz simplesmente "fragrância". E estes podem causar problemas como dores de cabeça, problemas de pele, respiratórios, vômitos e um sem número de disfunções.

  • FORMALDEHYDE
[EWG rankin 10 aqui]
Potencial cancerigeno e dermoirritante. Encontrado em Produtos para unhas, tintura de Cabelo, Adesivos de cílios postiços, Shampoos. Proibida na UE.

  • HYDROQUINONE
[EWG ranking 9 aqui]
Usado como agente clareador e antioxidante, ligado ao câncer e toxicidade reprodutiva. Encontrado em cremes clareadores.

  •  METIL, PROPIL, BUTIL E ETIL PARABENO 
[EWG ranking entre 3 a 7 aqui]
São conservantes, evitam o crescimento de micróbios . Podem causar reações alérgicas. Estudos mostram que podem ser absorvidos pela pele e é um dos componentes mais comuns nos cosméticos embora sejam tóxicos. Também foram encontrados alguns tipos de parabenos em tecidos cancerosos, suspeita-se que podem causar câncer.Saiba mais sobre parabenos aqui.

  •  SÓDIO LAURIL / LAURETH SULFATO (SODIUM LAURYL/LAURETH SULPHATE)
[EWG ranking 3 aqui] 
É o que faz a espuma nos shampoos. Tem propriedade detergente, devido sua ação emulsificante, que remove a gordura da pele, cabelo e até do chão! Encontrados em shampoos, condicionadores e sabometes tanto e barra quanto liquidos.
Pode causar irritação nos olhos, pele e mucosas, além de ser poluente.

  •  PROPILENO GLICOL (PROPYLENE GLYCOL)
[EWG rankin 3 aqui]
Uma glicerina vegetal com alcool de cereais, o que daria o status de natural. No entanto fizeram uma mistura petroquímica sintética que imita a ação umectante do produto natural. Pode causar reações alérgicas, problemas de pele como eczema e urticária. Pode vir escrito como PEG (polietileno glicol) - que é a versão sintética.

  • PETROLATO (PETROLATUM)
[EWG ranking 4 aqui]

Vaselina / parafina

Géleia de petróleo,  óleo mineral usado por sua ação emoliente. Não traz  benefício para a pele e  além de formar uma espécie de "filme", um celofane que impede a pele de se hidratar ou assimilar  os ingredientes benéficos que seu hidratante possa ter. Usado em condicionadores, máscaras capilares, hidratantes, lipbalm.
Usado por seu custo extremamente baixo e ainda Podem estar contaminados com hidrocarbonetos carcinogênicos,além de ser poluente.

  •  TRICLOSAN
[EWG ranking 7 aqui]
É basicamente um pesticida, tóxico e poluente ambiental - muito usado em sabonetes antibactericidas mas também vários produtos. Pode dar problemas no fígado e desregular a tireóide. Estudos têm demonstrado que não é efetivamente filtrado durante o tratamento de água, há traços dele em rios e lagos no mundo todo.

  • PHITALATES
 [EWG ranking: 4 aqui]
 Plastificante proibido nos EUA e na Califórnia em brinquedos para crianças , mas presentes em muitas fragrâncias, perfumes , desodorantes, loções. Vinculada à desregulação endócrina , fígado, rim,danos de pulmão, câncer .

  • POLYETHYLENE GLYCOL
[EWG ranking 3 aqui]
Usado para intensificar a penetração dos ativos cosméticos, seu risco grande é sua contaminação com 1,4 dioxano e óxido de etileno, conhecidos agentes cancerígenos.

  • OXYBENZONE
[EWG ranking 8 aqui
Ingrediente ativo de filtros solares químicos. Acumula nos tecidos gordurosos e está ligada a alergias,  desregulação hormonal, danos celular e baixo peso ao nascer. Encontrado em filtro solar de farmácia e na maioria disponível no mercado convencional.


Aqui tem uma lista negra pra você salvar e consultar sempre que precisar, clica aqui.

PROIBIDA A CÓPIA PARA QUALQUER FIM SEM AUTORIZAÇÃO!

quinta-feira, 1 de março de 2012

Citronin, repelente de insetos - Welleda

Amo o verão - mas uma das coisas que me irrita imensamente são os pernilongos e borrachudos, tenho alergia! De pernilongos, fica uma bolinha vermelha que coça no local e dos borrachudos - dependendo de quantas picadas levo, meu pé vira uma batata e preciso tomar antihistamínico!

Logo, repelente é primordial pra mim- e nas minhas andanças pela farmácia Welleda (sim, tenho comprado muitos produtos por lá rs...), encontrei este repelente com uma fórmula muito boa- bem leve, além de ter muito pouca química


O que diz o fabricante:
Uma fórmula a base de plantas, que já são conhecidas para este fim- age de forma segura e repele insetos com alta atuação. Obtida de extratos vegetais naturais de aroma suave e agradável. Fórmula de fácil absorção e secagem. 

Produto não tóxico, desenvolvido de maneira a minimizar possível surgimento de alergia.

Composição do produto:
Carapa guainensis oil (andiroba);Melia azadirachta seed oil (Nim); Cymbopogon nardus L. Oil (Citronela); C14-22alkyalcohol; C12-20 alkyglucoside;xanthan gum, fragance; aqua

O que eu achei:
No EWG, na minha avaliação preliminar - ganhou nota 0. Zero é uma nota excelente significando super seguro, com zero de risco à saude - adorei! Quanto a eficácia - sim afasta os chatos dos mosquitos, cumpre o que promete!

Na questão conforto- digo isso pois os repelentes anteriores de farmácia, deixavam aquela sensação grudenta, que dava até aflição. Este é um fluído super leve, seu spray forma uma bruma, de rápida absorção e nenhum vestígio pegajoso! Adorei!

O cheiro é de citronela -cítrico mas bem levinho mesmo, não enjoativo - uso até dentro de casa, pois é confortável, se não fosse o leve cheirinho de citronela, dava pra dizer que não tem nada na pele.

A validade do produto é extremamente reduzida, comprei em dezembro e vale até julho (considerando estar já algum tempo na prateleira) - mas é normal para um produto que não leva conservantes sintéticos.

Achei justo o preço - R$18,60 para 120ml. Eu daria uma sugestão a marca em fazer uma embalagem com metade do conteúdo, já que nem todo mundo usa direto, ou só usa quando vai a praia por exemplo, ficando parado o restante do ano e assim desperdiçando produto.
Além do que o produto não é testado em animais, segundo o PEA - clique aqui.

Mas de qualquer forma, achei o produto ótimo e adorei saber que é um produto super seguro!

 No site da marca não está disponível - mas é encontrado facilmente em farmácias homeopáticas e lojas de produtos naturais



   Observação:   
Caso você esteja acessando o blog via tablet ou celular, é necessário usar a 'visualização versão web' para que seu comentário seja postado via Disqus e assim respondido.


 

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Press Release Distribution