sábado, 30 de março de 2013

Caminho das Indias | Sri Prem Baba

Atualmente não tenho uma religião que posso dizer que sigo e frequento, o que faço é trabalhar o auto-conhecimento e a espiritualidade.
Fui batizada católica, casei em uma cerimônia budista realizada por um oficiante  da Seichô-no-Iê (tá curiosa?! Leia lá no Yummy Tips - clica aqui), segui e sigo os ensinamentos da Seichô-no-Iê, tomo passe em centro espirita kardecista, tenho como guia espiritual nada menos que Kuan Yin (uma dos sete mestres ascencionados) e fui parar num curso de auto-conhecimento e Constelação familiar sistêmica, cuja coacher tem como guru o Prem Baba (inclusive ela está com ele lá na Índia em mais um retiro de auto conhecimento...). Logo, posso dizer que sou discipula indireta de Prem Baba.

Sim, sou eclética - e antes que digam que é errado fazer essa miscelânia, te digo que mais errado é julgar, e como o próprio Jesus diz na Bíblia:'Por que é que você olha o cisco que está no olho do seu irmão e não vê o pedaço de madeira que está no seu próprio olho'

Enfim, hoje é Páscoa e claro, todos lembram do sofrimento ,crucificação  e Ressureição de Cristo... mas acho que mais importante do que comer bacalhau e ganhar ovos de chocolate superfaturados é se lembrar de seus ensinamentos.


E de certa forma Janderson Fernandes de Oliveira, um paulistano -ensina a espiritualidade e a religação (religião em latim = religare) com a espiritualidade. Independente de ser Sidarta Gautama - mais conhecido como Buda, Jesus Cristo, Dalai Lama... ou mesmo Prem Baba, o mais importante é essa religação com a espiritualidade que todos estes homens iluminados passam para a humanidade.

Janderson com aproximadamente 14 anos de idade, começou a praticar Yoga e buscava técnicas de desenvolvimento dos poderes da mente.

Nessa época, ele ouviu pela primeira vez um bhajan (canção devocional em sânscrito) indiano em louvor à Sita e Ram. Aquelas palavras ecoaram profundamente até que uma voz interior lhe disse: “Quando você completar 33 anos vá para Rishikesh, na Índia.

Se formou em psicologia, passou por várias religiões desde o Catolicismo, o Evangelismo, o Budismo e o Kardecismo, entre muitas outras, até a Umbanda e o Candomblé.

Mais tarde, buscou autoconhecimento através das terapias de Buda , do mestre indiano Osho e acabou se transformando num facilitador desse trabalho. Em seguida, fundou o Corpo e Consciência – Centro de Terapias e Meditação, onde oferecia grupos de estudo do Pathwork , terapia primal, renascimento, sessões de terapia individual, etc.

Com tudo isso, Janderson se tornou um professor espiritual que orientava centenas de pessoas e tinha vários seguidores. Porém,  carregava a angústia causada pela consciência da hipocrisia de estar transmitindo um conhecimento emprestado. Como alguém que não se iluminou poderia falar sobre iluminação? Ele sabia que era apenas mais um cego guiando muitos outros cegos.

Seu sofrimento foi crescendo na medida em que suas tentativas de encontrar respostas eram frustradas, pois não tinha um mestre vivo para orientá-lo. Quando estava perto do ápice da sua crise existencial, recebeu, através da graça, um presente: A visão de um velho de longas barbas brancas, nos Himalayas que dizia assim: “Ao fazer 33 anos, venha para a Índia, para Rishikesh.” Imediatamente ele relembrou da mensagem que havia recebido quando era adolescente.

Nessa época, Janderson estava noivo. Então, decidiu casar-se e passar a lua de mel na Índia. Lá, fez turismo e visitou mestres iluminados, mas não sentiu absolutamente nada. No caminho em direção a Rishikesh, conta que foi envolto por uma luz clara que lhe trouxe uma canção e muita paz. Isso fez sentir que estava no caminho certo.

Passou por vários iluminados, mestres indianos e gurus.Conta que, durante uma profunda meditação na qual sentia estar indo de encontro a Jesus Cristo, ao abrir os olhos, viu um indiano de cabelos black power, vestindo uma túnica laranja. Ficou impressionado, pois não tinha nenhuma conexão com esse mestre até então.

 A partir desse dia, Prem Baba passou ter muitas visões com Sai Baba e compreendeu que se tratava de um chamado para visitá-lo. Então, ao chegar no ashram de Sai Baba , foi tomado por uma intensa experiência mística e conectou seu coração com o dele. Passou a visitá-lo todos os anos.
Em todas as suas visitas, Sai Baba o abençoava: em meio a dezenas de milhares de pessoas, ele parava na sua frente e acenava com a mão direita para abençoá-lo. Prem Baba o reverencia e agradece por ter recebido muita inspiração para a criação do método chamado “Caminho do Coração” e também do “ABC da Espiritualidade.

"As pessoas vinham para o retiro espiritual ainda com muitas questões ligadas à criança ferida e eu tinha que transformar o retiro num trabalho de cura. Eu vi que os processos terapêuticos que estávamos oferecendo não estavam sendo suficientes. Faltava algo prático que ajudasse o buscador a lidar com os sentimentos reprimidos e auxiliasse na purificação e ajudasse no trabalho de ativação de consciência maior"
 Foi quando surgiu inspiração de fazer o ABC da Espiritualidade, uma das principais ferramentas d´O Caminho do Coração; um trabalho de purificação e transformação do ‘eu’ inferior”


A flor do dia- postada diariamente no Facebook, que é um trecho de um Satsang que significa proximidade estreita com a verdade
Foi durante um famoso festival hindu, o Mahashivaratri- em 2002, que Janderson se tornou Prem Baba e a sua busca se completou. Todos os anos, seus devotos fazem uma comemoração durante este dia.
Sri Prem Baba significa “encarnação do amor divino”.

Em 2010, foi construído o Yoga Hall, onde Prem Baba atualmente recebe centenas de pessoas diariamente para seus satsangs.

O sítio em Nazaré Paulista (São Paulo, Brasil), onde Prem Baba oferecia retiros espirituais entre outros trabalhos terapêuticos, transformou-se no Sachcha Mission Ashram.
Hoje Prem Baba vive em São Paulo, mas realiza seu trabalho em diversos lugares do mundo onde tem muitos devotos. Seus principais sanghas (grupos de estudantes) estão na Argentina, Hawai, Estados Unidos, Espanha, Holanda, entre outros.

------------------------------
Enfim, eu ainda devo estar no primário da espiritualidade, perto da minha coacher/sensei e há anos luz da iluminação de Prem Baba - mas estou neste caminho, e se hoje sou uma pessoa melhor do que era há dois anos atrás quando caí de páraquedas no curso de Constelação, foi graças a força espiritual e sabedoria que minha coacher tem e essa sabedoria veio de vários mestres (não muito diferente do Prem Baba)  mas com certeza a maior influência sem dúvida é do Sri Prem Baba.

É claro que ainda tenho meus defeitos, ainda preciso olhar para muitas coisas do meu sistema familiar, curar algumas dores de infância, se já estivesse em um alto grau  com certeza já estaria tocando harpa numa nuvem rs...este é um processo e cada um está em um degrau dessa escalada e não tem nada de errado nisso...

Mas sem dúvida, mesmo não sendo díscipula direta de Prem Baba, a Flor do dia me ajuda muito, tem vezes que a verdade contida ali reverbera tão forte em mim que fico pasma... até já cheguei a quebrar um copo de tão pasma que fiquei com a mensagem.
Tem dias que a Flor do dia diz exatamente aquilo que estava precisando ouvir/enxergar. Álias a flor do dia é a primeira coisa que vejo quando acordo e tomo um copo d'agua em jejum e abro o Facebook rs...

No site do Prem Baba tem os satsangs completos -clica aqui.
Se você se interessou e quer ler a Flor do dia, postada diarimente no Facebook, clica aqui.

Você pode querer ler:
Sobre Khrisna Das
Um homem chamado amor
(entrevista com Prem Baba no site Jornal de hoje)

   Observação:   
Caso você esteja acessando o blog via tablet ou celular, é necessário usar a 'visualização versão web' para que seu comentário seja postado via Disqus e assim respondido.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Henna Himalaya - cor vinho

Até estava bem desencanada com meu cabelo bicolor, fruto de resquícios de tintura Garnier há três anos atrás, como meu cabelo é comprido, já viu o tanto de tempo que leva até desaparecer totalmente...

Fato é que marido (?!?!?!?!) começou a falar sempre que podia que meus  fiozinhos brancos no topo da cabelereira começaram a se multiplicar e viraram uma dúzia, (já sou balzaquiana né... )- mimimimi... daí lá fui eu na Ikezaki atrás da henna...

E não precisa dizer que tinturas de farmácia tem trocentas substâncias químicas tóxicas e das piores, contei no mínimo 22, entre elas: parabenos, corantes artificiais, fragrâncias sintéticas, metais pesados, amônia, água oxigenada (peróxido de hidrogênio), resorcinol, PPD (p-fenilenodiamina)* - se alguém quiser saber mais leia aqui. 
*fonte dos componenentes nocivos: Blog Tantas Plantas

Sem contar que são altamente poluentes, testadas em animais e causa danos a saúde a médio e longo prazo, portanto faça um favor a si mesma, ao planeta e aos pobres bichinhos e use henna.



Encontrei essa lata aí, com grafismo bem típico de produto indiano- na Ikezaki , por R$24 com 250g... (nessa hora quase caí de costas - mas levantei pra ver se o produto é 100% natural)
Está escrito 100% natural e eu acreditei... NO ENTANTO: tem Picramato - colorante sintético  tóxico, portanto não é 100% natural.

clica que aumenta

Henna Lawsonia alba e Lawsonia inermis, Juglans regia (nogueira), Matricaria chamomila (camomila) e Indigofera tinctoria (Índigo verdadeiro), Picramato (corante sintético), Curcuma longa (curcuma), Bixa Orelana (urucum)

O que achei:
É henna - ponto. Cheiro bem típico do pó de plantas coloridas hehe. Se alguém já usou a versão nacional e comparar com essa, vai sentir o mesmo cheiro.

A mistura
Na primeira vez que usei, meu cabelo estava um pouco mais comprido e usei exatamente a metade da embalagem - 125g

Bem... a aplicação que eu fiz foi totalmente diferente da instrução que vem dentro da lata. A principio era  misturar aos poucos  água morna, até formar uma pasta cremosa, nem tão líquida a ponto de escorrer, nem tão grossa a ponto de não deslizar...

Ok... mas como na internet tem de um tudo, a Heglaé descobriu um PDF em inglês indicando colocar suco de limão na mistura para que os pigmentos sejam liberados mais facilmente, saiba mais aqui.


Essa já é a minha terceira aplicação, na primeira vez, coloquei só um limão e até pegou a cor mas não tanto quanto nessa última.
Fato importantes:
- em cabelos castanho escuros como o meu, ele não vai deixar vinho bordô total, apenas dará reflexos.
- cobre bem os fios brancos e estes pegam bem a cor escolhida.
- no PDF diz para fazer a mistura com o suco de limão e deixar descansando por 24hrs para que os pigmentos sejam bem liberados.
- Touca térmica ajuda a cor a se tornar mais intensa.

Mas como boa ariana afobada e impaciente...
 ....não deixei descansando por 24 hrs, nem usei touca térmica haha.

O que eu fiz foi espremer dois limões, com 12 gotas de óleos essenciais (no meu caso, específico para caspa e cabelos oleosos), juntar água morna  e esperar maçantes 3hrs.

DETALHE IMPORTANTISSIMO: é recomendado usar vaselina pra proteger testa e orelhas de manchas - como vaselina é derivada do petróleo, optei por passar a pomada de assaduras da Weleda com nota 3 no EWG - que pretendo substitituir...

A aplicação:
Bem, a sensação é de passar literalmente barro! Se não tomar cuidado voa mistura pelo banheiro, que álias é o local mais adequado pra isso, se possivel dentro do box.

Depois de aplicado, prendo num coque e coloco touca plástica, espero maçantes três horas, a touca vai incomodando né...
Ao tirar a touca - a sensação é que seu cabelo tem dreads! As mechas ficam tão duras e formatadas como, haha...e pesa... imagine barro seco...

Depois é só enxaguar passando condicionador para facilitar a retirada, ao sair do chuveiro o cabelo fica duro... minha alternativa foi usar a manteiguinha de cupuaçu da Sachi (atualmente só tem de murumuru a venda - mas deve servir, já que é indicado para cabelos danificados).

A henna não danifica o cabelo, só resseca um pouco mas com bons condicionadores, máscara capilar da Surya ou qualquer óleo vegetal que você goste de usar já ajuda e resolve essa questão.
 Mas pode se preparar que o box vira um lamaçal !

luz branca, usando como leave in óleo de Pracaxi
 Pois então, como disse lá no começo, meu cabelo ainda tem resquicio de tintura,  nestas partes obviamente ficaram bem avermelhados mesmo! Parece que fiz reflexo nas pontas hihi...


sob sol- clica que aumenta


E este é o meu cabelo in natura, sem secador, sem escova- fica assim: ondulado e como minha mãe diz: 'jeitoso'. Eu gosto assim e abomino chapinha hehe... as mechinhas vermelhinhas fininhas são os maledetos fios brancos que ficam bem vermelhos.

Tenho mantido a cor usando a linha  para cabelos tingidos da Surya, linha orgânica e estão fazendo um bom serviço, está durando um mês a um mês e meio, dependendo da frequência de lavagem. (antes que digam que sou porquinha, os shampoos orgânicos conseguem manter os fios limpos por dois dias dependendo do clima)

No entanto apesar do preço e ser henna mesmo, não gostei de ter Picramato, por  ser tóxico, porém seu risco maior é de alergias.Vide EWG - clica aqui.

Eu não sei qual a porcentagem dele tem nesta henna, que segundo um fórum italiano é usado em hennas de má qualidade, só é seguro em 0,1%  vide aqui.
Enfim - ela funciona, como podem ver, já está assim há duas semanas.

Porém,há vendedores de henna mundo afora dizendo que cores como vinho e vermelho não são possíveis   sem uma pequena quantidade deste corante químico para ajudar a avivar a cor.
Não acredito muito nisso, porque o tom de Borgonha da Surya, cor próxima ao vinho, tem somente plantas - vide aqui.

Então vai de você, se você não liga de ter um corante sintético, ela funciona muito bem, senão escolha uma henna em pó 100% natural.

Se você quiser ver a aplicação da Heglaé com a henna da Surya - clica aqui.
Se você quiser saber da aplicação da henna no Espaço Surya que a Michelle fez, tem aqui.

Você pode querer ler também:
Shampoo Lippia Alba - Herbia
Óleo de argan - Harmonie Aromaterapia
Terapia capilar orgânica - Espaço Surya  
Condicionador Pracaxi & Andiroba - Cativa Natureza
Condicionador Buriti cabelos tingidos e danificados- Surya




.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Compra na loja Morada da Floresta

Como de costume sempre que compro em uma loja nova, sai post - justamente pra indicar que entrega direitinho e não tive problemas!

Meu sonho de consumo ecofriendly é uma composteira doméstica (calma lá que não comprei....) daí encontrei essa loja que vende...
Também estava a me torturar sobre o que fazer com os absorventes, normalmente fabricados por empresas que testam em animais e geram 30kg de lixo por ano, além de demorarem mais de 100 anos pra se decomporem...

Fato é que ano passado tinha comprado um Miss Cup - aqueles coletores menstruais... mas eu não conseguia colocar e vi que lá tem ecoabsorventes de tecido.
Mas antes disso resolvi dar outra chance ao Miss Cup, já que comprei né... entendi o que aconteceu comigo X não conseguir - ano passado estava tensa mas muito tensa de matar cachorro a grito (estava no meio do processo de autoconhecimento) e estando tensa os músculos da área também se contraem, daí que não entra um copo mesmo, shuashuashua...



Mas como é o primeiro ciclo que estou usando o Miss Cup, percebo que as vezes não encaixou direito, e quando fui bater perna, resolvi colocar o absorvente comum por segurança. Dito e feito... manchinha de sangue...

Bem, todo o trabalho de encaixar o Miss Cup e ainda usar um absorvente comum, não adianta muito porque ainda estaria gerando lixo. Por isso resolvi comprar o Ecoabsorvente, pra usar em dias de andança, enquanto não estiver craque na colocação do Miss Cup e até como absorvente diário. Comprei de inicio um pra ver qual é e usarei agora no finzinho do ciclo. Vamos ver né...
Ah lá também vende o Miss Cup e o Moon Cup - coletores menstruais de silicone.

Também comprei um sabonete de neen da Preserva Mundi mas não gostei porque tem o bendito sulfato na composição... e é de base pronta glicerinada (que nunca ninguém sabe ao certo o que tem nela). Acho que usarei como antipulgas nas dogs...

Bem, o preço do absorvente é R$16 a unidade e o sabonete é R$10.
Pra quem mora em Sampa, tem a possibilidade de retirar na loja, segue o site - clica aqui.



O que fazer quando o salão que você ama é convencional?!

Então né... você encontra o salão perfeito, no meu caso um salão especialista em cortes orientais, o Chacok (Ex Aloxyu no Sogo Plaza shopping na Liberdade - contei no Yummy Tips, clica aqui.)
Foi o melhor salão para minha cabeleira pesada, volumosa, tipicamente oriental e que não, não é qualquer um que consegue fazer um bom corte em cabelos desse jeito.



Lá tem até revistas nipônicas  de modelos de cortes!
Ok, perfeito - conseguiram fazer o milagre de realmente mudar o visual do meu cabelo, que até em salões como o Soho, mesmo pedindo um corte mudança de visual, sempre saia com a mesma cara de cabelo volumoso e pesado que mais parecia um cocker... nhé...

Gosto de lá porque eu escolho uns três modelos de corte e eles falam na cara dura: seu cabelo não suporta esse tipo de corte! Ou então avaliam minunciosamente seus fios e dizem: dá pra fazer igual -weeeeeeee!

Daí você bonita e sem nenhuma quimica, resultado de alguns poucos anos usando só shampoo orgânico e henna - bate o desespero:
AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH! Vão usar shampoo com sulfato, condicionador com parafina e silicone e leave in - socorro!
(Use shampoo com sulfato pra não querer ver como fica uma palha depois de só usar orgânicos! Esse é o motivo do pânico!)


Como faz?! Leva os seus produtos! Simples assim! A grande maioria dos salões aceitam que os clientes levem seus próprios produtos, até tintura -não sei se henna aceitam... mas os de higiene e finalização sim.
(só um aparte: não sou fã incondicional dessa marca, levei estes porque estavam pra acabar, álias minha birra começou depois que descobri que o Argan oil da marca tem TRÊS SILICONES e é chamado de orgânico...e a dona da marca via Twitter disse que 'infelizmente o que dá maleabilidade aos fios é derivado do petróleo', tá aí a prova clica aqui. Quem lê o PBS e outros blogs naturais e orgânicos  sabe muito bem  que não é verdade, já os outros produtos de fato são orgânicos).

Álias, esse frasco menor era do tal 'Argan orgânico pero no mucho', reaproveitei a embalagem  e coloquei óleo de Pracaxi que é tido como um silicone natural, saiba mais aqui.  
(álias recomendo muito  guardar embalagens com pump porque são ótimas pra refilar óleos vegetais e sinergias, além de mandar um frasco a menos para a reciclagem - que também gasta energia elétrica e água tá... )

+ Acesse: Dicas e produtos para os cabelos

Então, fica a dica da próxima vez que for ao salão... e aqui tem provas de várias coisas:
- Os profissionais de lá entendem MUITO de cabelos orientais
- A henna super funciona, mesmo em mim que tenho cabelo castanho escuro quase preto, deixa reflexos avermelhados bem bonitos e eu adoro!)
- O óleo de Pracaxi deixa o cabelo lindo, espelhado e super macio, mesmo usando secador!
(farei a resenha da henna e do óleo de Pracaxi aguardem!)

clica que aumenta
E antes que digam que faço merchan do salão, não fui paga pra fazer propaganda dele, é que recebo tanto mas tanto email de meninas orientais pedindo o telefone (pra ver como é dificil encontrar um bom salão nesse segmento específico -álias recebi agradecimento de todos no salão porque depois do post o salão bombou! Muita gente chegou lá dizendo que viu num blog e blablablá- pra mim é super gratificante saber que fiz algo que ajudou muitas pessoas prosperarem).

Então segue o endereço e contato do salão de novo rs...
Salão Chacok 
Sogo Plaza shopping/ 4. andar - em frente a Ikezaki, Liberdade- SP
tels: (11) 3313-7591/3275-0653 


terça-feira, 26 de março de 2013

Sorteio combo bucha Luffa +sabonete Sal da terra

Pra mim a vida é um doar e receber constante... e graças aos céus, tudo que peço ao Universo sempre chega, cedo ou tarde- mas no momento exato da necessidade.

E realmente gosto de dar algo, gerando um círculo do bem! E neste blog tenho aprendido tanta coisa, troco tantas idéias bacanas que acho justo rolar um sorteio.

Bem, eu tinha comprado primeiro a bucha Pingo que contei aqui. Gostei tanto que voltei pra comprar a versão esfoliante e aproveitei pra comprar o combo que vem um sabonete Sal da Terra, que faz tudo com muito carinho e cuidado e eu e mais um monte de gente adepta do 100% natural amamos  a marca.
Este combo foi desenvolvida para utilização antes do depilar/barbear.



A composição da bucha:
Esponja Vegetal (Luffa cylindrica)
Cordão de Algodão


A composição do sabonete:
Óleos de palma, palmiste (orgânico e kosher), arroz, mamona e copaíba, mel, menta orgânica (folhas), óleos essenciais de menta (Mentha piperita) e eucalipto (Eucalyptus globulus) e pigmento óxido de ferro.
----------------------------------------------

Tudo de bom né?!
Enfim vamos as regras:
  • Seguir o blog
Ao fazer isto você tem direito a uma inscrição
  • Curtir a fanpage do blog - clica aqui
Esta é a chance extra, ao fazer isto  volte e preencha o formulário mais uma vez
  • Preencher o formulário corretamente, clica aqui.

- O sorteio será realizado via Ramdom.Org  e o resultado sai dia 13/04 aqui no blog e na fan page do PBS
- O envio será feito via PAC
- A caixa de envio do prêmio é reaproveitada, poupando papelão e reaproveitando antes de ir para a reciclagem
- As marcas dos produtos não estão envolvidas no sorteio, que está sendo patrocinado por mim.

Boa sorte a todas (os)!

   Observação:  
Caso você esteja acessando o blog via tablet ou celular, é necessário usar a 'visualização versão web' para que seu comentário seja postado via Disqus e assim respondido.


segunda-feira, 25 de março de 2013

As utilidades de um chapéu...

... e a estranha falta de costume dos brasileiros.

Por aqui eu sou conhecida como aloka dos chapéus, já devo ter uns 12, entre os de sol e de cidade.
Ontem como foi meu aniversário, fomos para Embu dar um passeio e aproveitar para me dar um modelo que sonhava há 5 anos quando desembarquei em Búzios e dei de cara com um chapéu Panamá, lindo de forma perfeita, só tinha um defeito: ser uma facada! R$350 em um chapéu até pra mim  que sou apaixonada era demais!

Em Embu das Artes - a 30km da capital paulistana tem uma lojinha muito simpática de chapéus de vários tipos, daí encontrei um Panamá original produzido no Equador (YAY!)- ok é estranho ser 'original do Equador', mas apesar do nome, a origem do chapéu é de lá, se quiser saber mais sobre o chapéu, clica aqui.



Além disso ele também é cruelty free, porque é produzido com a palha de uma planta equatoriana chamada Carludovica palmata e é trançado artesanalmente.

Mas voltando ao inicio do texto... os chapéus de modo geral é um costume não difundido ainda no Brasil, a não ser na praia. Faz pouco tempo que  as grandes lojas de departamento e grifes passaram a comercializar. É muito mais visto em cabeças de famosos e alguns poucos descolados.

E num país tropical a proteção que o chapéu oferece é recomendado pelos dermatologistas, nesse caso só vejo alguns velhos cablocos usando em cidades do interior ou as vovózinhas nipônicas batendo perna no bairro da Liberdade em  SP.

No Rio que é mais quente ainda, chapéu é visto como coisa de turista gringo (e realmente os gringos super branquelos usam para se proteger do sol), deveria ser um hábito saudável, antes mesmo de ser um acessório fashion. Usei o meu no Cristo Redentor - e eu com essa cara nipônica, junto com marido também de chapéu...  ...começaram a falar em inglês com a gente achando que éramos do Japão shuashuashua...

Mas enfim, segue uma lista de coisas úteis (e outras nem tanto rs...) que um chapéu pode fazer:
- Te proteger do sol, na praia e na cidade
- Proteger os iniciados na calvície e os já calvos de ter uma insolação.
- Proteger a tintura (de henna please) do desbotamento.
- Proteger seus fios do sereno ou garoinha chata e chegar onde quiser sem parecer que levou um choque.
- Te proteger do frio polar que as vezes faz aqui em Sampa ou em cidades do sul, evitando que suas orelhas congelem.
- Usar chapéu e óculos escuros quando não quer ser reconhecido (shuashuashua, já fiz bastante)
- Complementar o look

E sim, uso na praia como proteção obrigatória mas também uso na cidade quando está um sol de rachar, quando está garoando, quando está frio e exceto na Liberdade que tem as vovózinhas e fashionistas usando os seus e também em Embu das Artes, onde turistas gringos se misturam com fashionistas, em outros bairros ainda acham que sou turista haha.

E você é adepta dos chapéus?! Pelo menos na praia deveria!

   Observação:  
Caso você esteja acessando o blog via tablet ou celular, é necessário usar a 'visualização versão web' para que seu comentário seja postado via Disqus e assim respondido.


terça-feira, 19 de março de 2013

O círculo vicioso dos cosméticos convencionais capilares

Faz muito tempo que eu queria postar  algo assim, desde a época que surgiu um post na blogosfera convencional dizendo que 'petrolatos em produtos cosméticos nunca vão deixar de existir porque são vitais para a formulação de certos produtos' - clica aqui.

Bem, quem acompanha o PBS e até outros blogs de cosméticos orgânicos sabe que isso não é verdade, é só ver a composição do shampoo da Ikove, do condicionador da Surya e da máscara de tratamento da Surya, entre muitas outras boas marcas do setor... uma vez que para um cosméticos ser considerado orgânico ele não pode ter derivados de petróleo na composição, vide a definição de um cosmético orgânico - clica aqui.

Logo é uma inverdade dizer que cosméticos capilares (e até para outros tipo de uso) necessitam de derivados de petróleo! Se isto fosse tão essencial assim, as formulações orgânicas seriam ineficazes, no entanto estão longe de ser, tem um desempenho até melhor, justamente pelo cabelo absorver todos os nutrientes.



 Pra quem não sabe, além dos derivados de petróleo serem altamente poluentes, entopem os poros,formando uma película na pele e cabelos, não deixando que qualquer outro nutriente benéfico possa penetrar.
E sabem porquê usa-se e muito estes componentes?! Porque são ridiculamente baratos! Compare o preço de um óleo mineral ao de um óleo vegetal qualquer... só assim é possivel ter máscara de hidratação a R$7 na perfumaria. (E não me venha com essa que orgânico é caro porque conheço muita gente que só usa marca cara e gastam horrores no salão e na perfumaria).

O que o petrolatum, mineral oil, paraffin faz é literalmente grudar no cabelo, formando um filme que dá um aspecto de falso-hidratado, ou seja, forma uma película que isola a perda d'agua no fio, um revestimento envernizado digamos assim, que dá aquele aspecto bonito e brilhante no cabelo.

Na verdade não é bem assim, se for pensar pelo fato de que é necessário repetir as hidratações usando produtos com estes componentes, significa que ele não é tão eficaz. Outro mau aspecto dos derivados de petróleo em cosméticos capilares, é o fato deles deixarem os cabelos pesados, gritando desesperadamente por um anti-resíduos.


Então caímos na engenhosa e mirabolante industria cosmética convencional:
  •  Inventam que shampoo bom mesmo pra limpar cabelo é o que tem sulfato (e pra quem não sabe, sulfato é uma das muitas variáveis de detergente, aquele mesmo da louça, inicialmente foi criado para lavar graxa de oficina), só que o produto resseca o cabelo, agride o couro cabeludo dando dermatites...
  •  Então você usa um condicionador com parafina e acha que o cabelo fica ótimo...

Passa um tempo, você vê que nem condicionador dá conta da agressão que o sulfato faz, seu cabelo fica uma palha...

  •  Daí você acha que precisa de uma hidratação e compra uma máscara hidratante com.... parafina! De novo você acha que seu cabelo ficou lindão, com brilho e maciez....
 Só que o cabelo fica literalmente uma maçaroca com tanta coisa grudada, fica pesado e sem vida.... gritando 'tira isso de mim!'
  • Entra em cena o antiresíduos! Shampoo com poder detergente maior, que retira até o que não deve, a proteção natural do cabelo, agride tanto que até abre as cutículas para que a tal máscara hidratante com parafina penetre melhor, daí você acha que o produto é ótimo porque deixou seu cabelo lindo e macio...
E fica-se nesse circulo vicioso, anos a fio... (isso sem contar os leave ins, escovas de tudo que é jeito, tinturas, etc etc, etc...)

+ Acesse: Como fazer a transição dos cosméticos orgânicos capilares

Ou então, belo dia você descobre que shampoo sem sulfato não agride o cabelo, que seu condicionador composto só de extratos vegetais dá conta do recado Descobre que duas gotas de óleo vegetal como leave in super funciona após a lavagem.
E que depois de uma temporada na praia, nada melhor do que uma bela hidratada com manteigas e óleos vegetais que  supre todas as necessidades do cabelo e que você não precisa mais pagar uma hidratação no salão ou pagar uma pequena fortuna naquele creme de marca famosa considerado must have.

Descobre que a henna cumpre muito bem a função de cobrir os primeiros fiozinhos brancos e ainda deixa um reflexo avermelhado bonito... e tudo isso sem usar uma gota de química nociva, sem testes em animais e sem poluir o meio ambiente (duvida que o sulfato polui?! Veja foto aqui.)

Duvida que os shampoos, condicionadores, máscaras capilares 100% naturais/orgânicas, óleos vegetais e henna cumpram sua função?! Pergunta pra qualquer blogueira adepta destes produtos, pergunta pra qualquer usuária destes produtos... ou você acha que elas padecem de cabelos sem vida e feios?!

Como você sabe que não funciona se você nunca testou?!
Palavra de quem usava shampoo anti caspa La Roche Possay, Kerastase Biotic (era parar de usar pra caspa voltar...), creme de hidratação Masquintense e Elixir Ultime também dessa marca e usava tintura Garnier.

Por essa experiência nos cabelos e no restante do corpo... deu pra notar uma coisa: a Natureza dá tudo que precisamos pra nos manter, nós é que complicamos tudo...

E vocês usuárias dos produtos naturais e orgânicos, como foi sua experiência?! Conta aí...

Você pode querer ler:
Óleos essenciais para cabelos
Óleo de argan - Harmonie Aromaterapia
Óleo Pracaxi Laszlo

segunda-feira, 18 de março de 2013

Bucha Luffa Pingo - Brio

Com o passar do tempo- no meio dessa chamada beleza verde, percebi que certas coisas já poderiam deixar de ser comprados - como é o caso do esfoliante.

Faz uns dois anos que utilizo bucha atoalhada, que duram ad infinitum e podem ser lavadas na máquina, desde que protegidas por um saquinho de tela próprio pra lavagem... então, nunca mais comprei esponjas de banho convencionais- feitas de derivados de petróleo, que vão ficar no lixão até sei lá quantas reencarnações.

Quanto a questão do esfoliante... minha última ($louca $- diga-se de passagem) aquisição foi um pote de sal do mar morto da Premier cosméticos do mar morto, porque é 100% natural e estava em promo... hoje nem morta pago esse valor (vide link e caia de costas!). Neste caso emiti muito mais carbono por consumir importado.

Belo dia na farmácia homeopática que frequento vi as buchas fofíssimas e muito bem feitas da Brio que trabalha com produtos 100% naturais e sustentáveis, dando renda também para artesãs que trabalham em oficinas comunitárias - ou seja, uma cadeia produtiva que beneficia a natureza e comunidade!

Comprei primeiro a Luffa Pingo, (tem outros modelos além deste, inclusive um combo com sabonete da Sal da Terra) porque adorei essa história de dupla face, sensacional!

O que diz o fabricante:
Mais praticidade e beleza no seu banho. Com desenho em forma de gota, a Luffa Pingo é mais anatômica e fácil de segurar. Estimula e esfolia a pele, ativando a circulação e eliminando células mortas.

- 100% biodegradável
- Fibras resistentes e duradouras
- Amacia naturalmente com o uso
- Livre de tratamentos químicos
- Seca rapidamente
- Evita a proliferação de fungos e bactérias

Composta de:
Esponja Vegetal (Luffa aegyptiaca)
Cordão de Algodão

O que eu achei:
Ela mede praticamente um palmo e como a marca diz é realmente anatomica e fácil de usar.
Não pude deixar de notar o excelente acabamento, lembra até um crochê (e talvez até seja) muito bem feito. Gostei bastante dessa alça, dá pra pendurar na torneira do chuveiro ou no puxador do box e assim a água ir escorrendo, no dia seguinte ela está sequinha.


Esse é o lado esfoliante punk hardcore - é muito mas muito esfoliante mesmo! Eu tenho 'micro bolotinhas' (desculpem não sei o nome disso...) chatas no bumbum... quando abri testei ali... não fui muito feliz porque a esponja parecia engessada de tão dura rs rs... mas óbvio que isso é um sinal de qualidade do produto - toda bucha vegetal é assim por natureza.

Então comecei a passar na sola do pé que aguenta uma esfregação mais pesada, foi assim que amaciei a bucha.
Mesmo assim achei que para o bumbum era muito e comecei a usar este lado em partes ásperas: calcanhar, cotovelo, joelho e também a sola do pé . Deu super certo e noto que estas áreas  já estão bem mais suaves, gostei!

após quase três semanas de uso contínuo ficou assim...
Este é o lado 'bucha comum', também precisou ser amaciado usando na sola do pé para poder ser usado no corpo, uso três vezes por semana no colo, que tem umas micro espinhas e apresenta certa oleosidade... e  nas canelas que tendem a encravar pelos e no bumbum... vou dizer que nessa última temporada de crescimento dos fios (uso depilador elétrico que dura cerca de três semanas e meia a depilação) vi bem menos pelos encravados e bumbum e colo estão com menos 'bolinhas chatas'.

E se querem saber, fui bem boba ao achar que precisava de esfoliante corporal, eu era dessas que tinha que ter produto pra tudo-que-é-parte-do-corpo, poderia ter economizado horrores se fizesse uso da bucha.
Achei muito mais prático a bucha, porque né... esfoliante precisa umedecer a pele, ficar esfregando...

Recomendo! Produto artesanal, nacional e 100% biodegrádavel - a natureza agradece! Além de ajudar comunidades e incentivar o mercado nacional = menor emissão de carbono.

Achei o preço bem justo, paguei R$4,50 nela. Pra quem mora em Sampa- encontrei na HN Cristiano, e tem loja online no Elo7 - clica aqui.

Você pode querer ler:
 Esfoliante cremoso de bétula Weleda

   Observação:   
Caso você esteja acessando o blog via tablet ou celular, é necessário usar a 'visualização versão web' para que seu comentário seja postado via Disqus e assim respondido.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Comprando cosméticos naturais- como saber o certo?!

Pois então... você chegou no mundo dos cosméticos naturais e está feliz da vida por ter livrado sua pele de  um monte de química nociva - parabéns!

Agora tem aquela parte que até as consumidoras de cosméticos convencionais enfrentam - como saber qual é o mais adequado para a sua pele?!
Mesmo com a indicação da loja ou do fabricante muitas vezes um produto que se diz adequado para seu tipo de rosto/cabelo/corpo não funciona da maneira esperada. Ou pode dar super certo e você sair super feliz com a compra.

Quando se trata de natural então, aí fica mais complicado... como saber qual planta atende as suas necessidades e mais ainda, qual fórmula se adequa melhor?!



E como faz então?!
- Pergunte à marca!
Normalmente os SACs de marcas/lojas de cosméticos naturais e orgânicos são bem abertos quanto a sanar dúvidas, pergunte o que for preciso antes da compra.

- Pesquisar!
Digamos que a marca não tenha sanado todas as suas dúvidas ....
Essa é a parte que dá maior trabalho... no rótulo tem um monte de nome em latim do qual você não tem a menor intimidade, vindo junto com  extract, oil, leaf... eu já me acostumei por conta de tanto estudo de óleos essenciais e vegetais e só de bater o olho já sei que rosmarinus officinalis é alecrim que serve como agente anti queda, antiolesidade e útil para dores musculares... mas tem tanto ativo botânico que muitas vezes eu fico em dúvida, aí entra o google!
Coloque o tal nome em latim no google ou por exemplo 'óleo essencial de alecrim' e você verá qual sua indicação, simples assim...
Trabalho mesmo dá em pesquisar item por item. Pesquise pelo menos três fontes pra ter certeza!

Saber a ação de cada planta em um determinado produto, chega a ser fundamental principalmente quando se compra via internet (e o mercado natural e orgânico nacional está praticamente concentrado na internet) que é impossivel testar... ou mesmo saber se determinada planta é comedogênica - assim você evita surpresas desagradáveis.


- Tem algum problema de saúde ou tem certas caracteristicas...
Pois é, isso é  uma questão importantissima, não é porque é tudo natural que não vai dar problema e há inumeras contra indicações para determinados ativos.
Se você tem insônia, pressão alta,está grávida ou amamentando, é agitada(o) e tantas outras variáveis pessoais,  deve evitar determinados ativos.
O alecrim por exemplo pode dar insônia e é contra indicado em pessoas com pressão alta e taquicardia.

As formulações cosméticas são seguras para uso mas como qualquer produto de uso tópico pode ocorrer reações adversas .
Produtos formulados principalmente com óleos essenciais, mesmo dentro da margem de segurança podem sim dar efeitos adversos tanto no físico- como dermatites, taquicardia ou até mesmo insônia, como no emocional também - podem dar, agitação, ansiedade.
Mesmo um produto sendo indicado para um determinado tipo de pele/cabelo/corpo, um produto é um mix botânico e pode acontecer de uma única planta, seja óleo vegetal, essencial, extrato não ser adequada a você.

Quem usa homeopatia deve evitar OEs canforados como hortelã pimenta e alecrim por suspeita de cortar o efeito do remédio.

Daí você DEVE consultar o SAC da marca antes da compra pra saber se determinado produto é seguro para seu caso ou ainda um aromaterapeuta de confiança, um naturopata - pessoas que lidam e ministram os óleos, que saberão muito mais do que um médico alopata que está mais habituado em ministrar remédios de farmácia.

Tomando estes cuidados com certeza sua compra se tornará muito mais segura tanto em eficácia, quanto em termos de saúde! Lembre-se que você é o única (o) responsável pelas escolhas que faz...

   Observação:   
Caso você esteja acessando o blog via tablet ou celular, é necessário usar a 'visualização versão web' para que seu comentário seja postado via Disqus e assim respondido.


quinta-feira, 14 de março de 2013

Não acredite antes de refletir

Recebi esta mensagem e achei muito importante.

Não leve tudo que você lê na internet como verdade absoluta, aquilo que é veiculado em sites, fanpages, grupos de discussão, blogs...

Pesquise! Tem o google pra isso, se mídias brasileiras não tem informações completas, pesquise em sites estrangeiros, se não sabe escrever/ler em inglês tem o google tradutor pra isso.
Reflita se pra você aquilo soa como verdade

Não se deixe levar por tudo que você lê, como aqui é um blog, vamos tomar como exemplo aqui.Se é resenha de produto, procure outras resenhas, nem tudo que serviu pra mim, serve pra você, nem tudo que funciona de um jeito pra mim vai funcionar igual.



Seja uma pessoa que toma escolhas conscientes mas não porque o outro te disse pra fazer mas porque você refletiu antes.
Deixe de ser aquela pessoa que acredita em verdades absolutas -  a única certamente infálivel é a morte. O restante são inúmeras variáveis... seja de um cosmético, de um ingrediente, de uma resenha, de uma loja... e partindo para sua vida pessoal quantas coisas que você aceitou livremente sem questionar se aquilo ressoa no seu carater?!

 E mais importante - seja autoresponsável pelas SUAS escolhas, escolheu acreditar ok, depois não venha chiar!

Fica meu convite...

terça-feira, 12 de março de 2013

Aromaterapia | Óleos essenciais para ansiedade

E num mundo super corrido quem nunca teve crises de ansiedade ou precisou se acalmar seja por qualquer motivo?! Ou até crises de insônia pontuais devido a problemas...




A aromaterapia é bastante benéfica também nestes casos. A grande maioria pode ser usada ser usado em banhos, inalações, massagens, escaldapés e nos aromatizares pessoais e ambientais.
Importante afirmar que inalação é diferente do uso da aromatização ambiental ou colar aromaterápico, a inalação neste caso é pingar  2 gotas do óleo em um lenço.

+ Acesse: Marcas de confiança em aromaterapia

Veja abaixo os óleos mais recomendados nestes casos:
- Bergamota:
Com característica sedativa é excelente contra ansiedade e tensão nervosa, alivia estados de frustração e irritabilidade, um óleo equilibrador.

Contra indicado ao sol, jamais use quando sair ao sol pois é fotossensível, também pode ser ligeiramente irritante, nunca utilizar mais que 1% no óleo vegetal. No aromatizador pessoal e ambiental use sem problemas.

- Camomila:
O chá é super conhecido para dar uma acalmada, o óleo essencial em uma única gota concentra  entre 20 a 24 xícaras do chá, então imaginem o poder calmante dele...
Alivia dores musculares, principalmente se associadas a ansiedade e stress.
é muito relaxante, elimina a tensão, a raiva e o medo. É benéfico para casos de insônia.

Contra indicado em peles extremamente sensíveis, por isso use pouco no óleo vegetal, no aromatizador pessoal e ambiental use sem problemas.

- Jasmim
Um óleo caro, por ser extraída de suas flores extremamente perfumadas. Indicado para casos de nervosismo, perturbações emocionais e insônia. Pode ser usado em banhos, inalações e massagens.

Contra indicado para mulheres grávidas e bebês pois pode causar dor de cabeça. Se usado em excesso aumenta a produçãso de catarro.

- Lavanda:

 É um clássico da aromaterapia e é um óleo muito seguro,  tanto que um dos únicos que pode ser aplicado diretamente na pele sem necessidade de usar um óleo vegetal .Já foi utilizado em mulheres grávidas, crianças e pessoas em estado crítico sem nenhum efeito colateral. Limpa e tranquiliza espírito e mente, assim alivia a irritação e o esgotamento.

Somente em hiperdosagem é necessário cautela pois pode intoxicar. Álias nunca use óleos essenciais em excesso!

- Palmarosa
 Efeito calmante

Contra indicado para grávidas com diluição acima de 1% em óleo vegetal. Em caso de sinergias para massagens não deve ser usado por muito tempo (mais que dois meses)

- Pau rosa
É um óleo raro e extremamente especial pois foi quase extinto pelo excesso de extração. É um calmante suave para casos de histeria e agitação. Também considerado útil no tratamento da depressão e insônia.

É um óleo muito seguro e fácil de usar, não há contra indicações.

- Tangerina:
Ajuda a reduzir o estresse e a tensão devido a ação tranqüilizante no sistema nervoso

Não há contra indicações para diferentes faixas etárias, pode ser usado tanto em crianças, gestantes e idosos, no entanto por ser um óleo cítrico evite se expor ao sol caso faça massagem com ele.

Fontes: By Samia aromaterapia | Bioessência | Lazlo aromaterapia | Tudo sobre aromaterapia - Adão Roberto da Silva

Atenção: Este blog não se responsabiliza pelo uso incorreto e possiveis efeitos colaterais- caso você tenha algum problema de saúde procure um aromaterapeuta ou naturapata, médicos da medicina alopática dificilmente sabem da ação dos óleos essenciais.

Em caso de dúvidas, deixe um comentário.

Você pode querer ler: 
Dosagens para uso de aromaterapia
Óleos essenciais para peles mistas e oleosas
Óleos essenciais para cabelos

terça-feira, 5 de março de 2013

Abaixo assinado contra a proibição de álcool de cereais

Pois bem, domingo saiu uma postagem de uma aromaterapeuta indignada com a medida insana da Anvisa, vide aqui. (sugiro que leia o post pra saber o quanto esta medida afeta a vida das pessoas)  sobre a proibição da venda de álcool de cereais e também fabricar e vender  o álcool etílico de alta graduação, ou seja, acima de 54° GL. Empresas  que descumpram a proibição estão sujeitas a multas que podem variar de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão.

O álcool de cereais está em 70° GL, logo ele também entra na lista. " O que estamos retirando é aquele álcool de alta graduação que as pessoas acham ótimo de usar para churrasco", segundo depoimento dado ao site G1 - sim agora somos insanos e irresponsáveis a ponto de explodir ou incendiar nossa churasqueira, quantos acidentes foram vistos no churrasquinho de domingo em comparação à fabricas de fogos de artifício por exemplo?! Argumento bem fraco não?!


Voltando ao álcool de cereais... soube pela professora que a Casa das Essências não pode mais comercializar - está localizada  no quarteirão de lojas voltadas para confecção de cosméticos, na Praça da Sé em São Paulo, se esta que é uma das maiores ali na área não pode, imagino que toda a área também não- sob pena de multa.

É matéria prima essencial, veiculo para aromasprays terapeuticos e ambientais e até perfumes naturais são possíveis de serem criados com este álcool.
Nas aulas de aromaterapia uma das técnicas é aprender a fazer estes sprays, e como ficam agora esta parte da matéria?! Se aprende mas não se pode fazer?! Vão proibir as pessoas de aprenderem a produzir seus sprays de acordo com suas necessidades?!

Produtos de limpeza, com base alcoólica e algumas gotas de óleos essenciais são usados por pessoas que criaram alergia a quimica nociva dos produtos convencionais ou mesmo pessoas como eu, que querem fazer uso de soluções naturais e ecológicas para suas residências.E quem sabe da quantidade de química nociva que tem nos produtos de mercado, entende o que eu digo...

Eu faço desde sprays antisépticos e de limpeza com óleos essenciais, águas de passar roupa, aromasprays para energizar e perfumar a casa- e o que mais entristece: agora com essa medida não posso fazer sprays aromaterápicos para tratamento de ansiedade ou depressão (sim já segurei as pontas até da minha própria ansiedade com aromasprays), não posso fazer sprays ambientais personalizados para workshops e aulas de yoga.



Artesãos dependem desta matéria prima para confeccionar sprays, e muitos ganham a vida com a venda destes.
Indo um pouco mais além da aromaterapia - ervas são colocadas para maceração neste álcool, onde se produz extratos e tintura.

Profissionais da terapia alternativa como professores de yoga, massoterapeutas,terapeutas florais, reikianos, fisioterapeutas,  utilizam este álcool para a assepsia de ambiente e instrumentos de trabalho.

Ou seja, estão tirando nossa liberdade de escolha, ao proibir a fabricação e venda desta matéria prima, essencial a muitos profissionais. Estão nos tirando a liberdade de nos tratar de forma mais natural, de limpar a casa com produtos menos tóxicos e poluentes, totalmente naturais...

Como não consigo ver uma situação destas sem ao menos tentar reivindicar, junto com minha professora de aromaterapia - Beatriz Yoshimura, criamos um abaixo assinado.

Como o embargo tem efeito suspensivo, segundo o TRF-1, o prazo não vale até que Moreira Alves dê seu voto, também estamos nas mãos do desembargador Carlos Eduardo Moreira Alves, que encontra-se de férias até o dia 25 de março.

Fonte da matéria sobre a proibição e os nomes envolvidos:
Anvisa publica proibição de venda de álcool líquido com mais de 54º GL -
publicado no site G1 da Globo.com

Portanto temos cerca de vinte dias para enviarmos o maior núnero possível de assinaturas, pedindo a liberação do álcool de cereais para os profissionais, estudantes de aromaterapia, profissionais da terapia alternativa e artesãos terem seus instrumentos de trabalho, bem como pessoas comuns que utilizam o produto para suas receitas domésticas.

Se você, é alguma destas pessoas prejudicadas com a medida, por favor assinem a petição pública, foi feito com base na aromaterapia porque usamos os nossos nomes, mas se aplica a qualquer um que utiliza este material - clica aqui.
Divulguem se possível para alcançarmos o maior número de pessoas - e a você que já assinou, muito obrigada!

   Observação:   
Caso você esteja acessando o blog via tablet ou celular, é necessário usar a 'visualização versão web' para que seu comentário seja postado via Disqus e assim respondido.


sábado, 2 de março de 2013

Técnica de escovação a seco

Quem conhece o blog já deve saber que sou 'a louca do detox' - porque eu preciso tomar remédio pesado para controlar minha dor crônica, não todo dia óbvio mas ao longo dos anos você começa a sentir aquele 'gosto de cabo de guarda-chuva' na boca sabe como?! Por isso tudo que eu posso fazer pra ajudar a desintoxicar eu faço.

A escovação a seco tem inumeros benefícios:
- Ajuda a ativar o sistema linfático liberando toxinas
- Auxilia a digestão e função renal
- Promove melhor circulação
- Dá clareza mental ao melhorar o fluxo de oxigênio para o cérebro
- Remove células mortas
- Contribui para a diminuição da celulite uma vez que a massagem e a ativação do sistema linfático contriubui para a redução dos edemas
- É uma esfoliação suave e gradativa, ao longo do tempo as partes asperas como calcanhares, joelhos e cotovelos tendem a ficar mais macios.



 
Detalhes importantes:
- Para ser eficiente é importante ter uma escova adequada como uma de cerdas naturais (ok gente não acho legal também mas é a melhor para a técnica) que seja firme para massagear mas que tenham cerdas macias para não machucar a pele. Se preferir opte por uma bucha vegetal já amaciada - mas não totalmente molenga, uma nova pode arranhar sua pele. No entanto o mais indicado pela maioria é a escova.
Se usada somente para a técnica a seco ela pode durar anos, a minha durou um ano mas porque alternava no chuveiro. Só a seco, lembre-se de uma vez a cada 15 ou 30 dias  enxaguar com vinagre para higiene (lembre-se que células mortas são alimento para ácaros) e deixe ao sol sob uma toalha.
Neste site você pode ver um slide com vários modelos de escovas- clica aqui.

Obviamente a cada parte do corpo você deve sentir se pode fazer mais ou menos pressão, por exemplo a sola dos pés exige mais força do que as mãos.
Não devem fazer pessoas com qualquer problema de pele grave como psoríase ou pele extremamente sensível.

- Há textos que dizem que o melhor horário é pela manhã, outros dizem que é melhor a noite... eu prefiro fazer a noite, como ritual de relaxamento também. Escolha seu horário...
- O ideal para obter os benefícios principalmente de detox é fazer todos os dias (mas eu não faço porque tem dia que estou exausta e uso a escova no chuveiro mesmo com sabonete de lavanda mas ao menos cinco vez  por semana) tenho uma para a técnica e outra pra o chuveiro porque a água vai 'esgarçando a escova' principalmente se usar sabonete.
 - Como dito é a seco e antes de tomar banho, precisa estar nua inteirinha para fazer a técnica mas se estiver frio ou preferir um roupão, nada impede.

Bem, já li várias versões da técnica e eu prefiro a que começa pelo pé- pela lógica da drenagem linfática, descrita no livro Desintoxicação/ Jennifer Harper - Publifolha. Nele diz que o tempo suficiente para obter benefícios é cerca de 2 a 3 minutos- cerca de 7 vezes cada região, também juntei as informações do site Doce Limão e fiz a minha técnica.
  • Escove os dois lados dos pés  para a frente e para trás  e suba pelas pernas 
  • Na virilha fala movimentos circulares para ajudar a drenagem linfática
  • Faça bariga  com movimentos circulares para ajudar a digestão
  • Escove em direção ao coração e sobre o peito na direção das axilas para ajudar a drenagem linfática
  • Levante cada braço e escove da mão para a axila (mão movimento de vai e vem e axila com movimentos suaves e circulares)
  •  Escove das nádegas para cima em movimentos circulares  , das costas até o pescoço em movimentos de vai em vem verticalmente.
  • No pescoço, abaixo do queixo faça movimentos de vai e vem bem suaves
  • Escove o lado interno do quadril direito, cruzando abaixo das costelas e desça pelo lado esquerdo em um círculo  que segue a direção do intestino.
Se quiser ver a explicação ilustrada veja no site Doce Limão - clica aqui.

Direções para escovação: sentido antihorário e sempre de baixo para cima
 O que eu percebi ao longo de um ano:
- a pele realmente está mais macia e encrava menos.
- Pude diminuir radicalmente o uso de esfoliante no corpo, tanto que agora somente com bucha vegetal está ok. Exceto no calcanhar que deve acumular suor no calor e preciso... mas só ali também. 
- aumentou um pouco a drenagem linfática, resultando em maior volume de líquido expelido, exceto na TPM que uso o detox do Tisserand, contei aqui.
- o abdomem começou a funcionar até duas vezes ao dia com a massagem, achei excelente!
- no meu caso a técnica é bem relaxante pois faço devagar e  fico uns 5 minutos, é meu ritual de desacelerar para ir para cama.
- sobre celulite não dá pra falar porque uso óleos detox ou para celulite ou de massagem para os dias de dor.... então não sei dizer. Sei que até usar o óleo do Tisserand as pernas emagreceram ligeiramente e com o óleo as calças entram melhor. Inclusive o próprio Tisserand aconselha usar seu detox após escovação, vide aqui.

Dá preguiça fazer todo dia?! Até dá mas você acaba acostumando, assim como escovar os dentes, o cabelo para aumentar a circulação no couro... é questão de hábito mesmo, pra mim é bem prazerosa essa massagem e eu gosto bastante.

Obviamente cada uma vai perceber resultados diferentes, maiores ou menores , tudo depende dos hábitos, da alimentação.... vocês já experimentaram?! O que acharam?!

Você pode querer ler também:
Óleo de massagem detox - Tisserand
Sinergia Slim - By Samia 

   Observação:   
Caso você esteja acessando o blog via tablet ou celular, é necessário usar a 'visualização versão web' para que seu comentário seja postado via Disqus e assim respondido.


 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Press Release Distribution