quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Loção tônica refinadora - Weleda

Desde que comecei a busca por cosméticos mais naturais a Weleda virou minha queridinha.
Este foi o primeiro tônico que comprei em substituição aos convencionais, pois tinha fácil acesso a ele.
Water (aqua), alcohol, rosa moschata leaf extract, hamamelis virginiana (witch hazel) distillate, citrus medica limonum (lemon) juice, fragrance (parfum)*, limonene*, geraniol*, citral*.
*From Natural Essential Oils


O que diz o fabricante:
Purifica e refresca a pele, como complemento indispensável da limpeza.Refina os poros com extrato de pétalas de rosa selvagem com sua ação adstringente suave.

Indicado para todos os tipos de pele.


O que eu achei:
Comecemos pelo EWG, que considero a nota dele injusta porque não considera a fragância proveniente dos óleos essenciais , recebeu nota 5- clica aqui  É só ler os ingredientes...

O frasco de vidro azul e bem espesso garante a proteção contra luz e preserva melhor o produto. Mas eu prefiro guardar no armário do banheiro.

Já vi blog criticando o fato dele ter álcool e por isso não era adequado a pele mista-oleosa - "por aumentar a oleosidade", no caso a minha... mas pensem... qual é o elemento preservativo num tônico que só tem extrato de plantas e óleos essenciais?! Álcool né... Além do suco de limão que é conservante e tem ação refinadora agindo como um peeling bem suave.

E pelo que tenho estudado as formulações pra fazer meus próprios cosméticos 100% naturais, a concentração dele geralmente é 10% (nota: A Weleda usa 20% em seus produtos como descrito no site americano aqui eu uso a 10% assim e tenho um tônico aqui feito há 2 semanas e está exatamente igual...)- ou seja ele não vai arder horrores como aqueles que tem álcool + ácido salicilico. Ardeu de leve nos dois primeiros dias mas depois a pele acostuma.

Efeito rebote por conta do álcool?! Não tive - e olha que sou campeã em ganhar efeito rebote em tudo-quanto-é cosmético. Também não ressecou a pele por conta dele, pelo contrário - a pele ficou sequinha e macia, sem repuxar.

Deu uma pequena diminuida na dilatação dos poros, o que posso atribuir a rosa mosqueta, excelente para a pele do rosto.
Achei curioso ter suco de limão na fórmula e não ficar com a pele manchada nem um tantinho, durante os quatro meses de uso, dia e noite. Mas se você tem propensão a manchas, melhor evitar.

Gostei bastante dele, deixou a pele bem macia e sequinha... matificada, não repuxada.
Tem um bom rendimento, o cheiro é levemente herbáceo com um fundinho de rosa mosqueta. Não deve incomodar alérgicos.
Talvez pessoas de pele seca possam sentir ele repuxar, justamente por conta do álcool, embora seja indicado para todos os tipos.

O frasco com 100ml custa R$48,30 e pode ser encontrado em diversas farmácias homeopáticas, em algumas convencionais e no site da marca - clique aqui.
 

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Terapia capilar orgânica - Espaço Surya

Tem coisas que parecem conspiração do universo, logo eu que nunca ganhei sorteio e concurso nesse mundo de blogs e Facebook, ganhei um prêmio que está super de acordo com a minha atual rotina: o detox hardcore, que contei aqui.

O concurso valia uma terapia capilar orgânica, vide aqui - cuja melhor frase levaria. Quem diria que foi a minha:


E não gente, a Surya nem me conhecia como blogueira de cosméticos orgânicos, só pra ficar bem claro, ficaram sabendo somente lá, porque pedi autorização para fotos. Logo, esta resenha é de livre e espontânea vontade também, não é um publieditorial.
Dito isto vamos ao que interessa né....

Primeiro de tudo, um local lindo como este em meio ao caos paulistano parece te levar a um universo paralelo, completamente zen... reenergiza sabe?!
Imagine você chegar num local e receber de boas vindas um passeio pelo caminho das pedras... mas pedras que tiram energias negativas, reequilibram corpo e mente e junto com a energia do sol pra recarregar bem as energias. Eu acredito no poder dos cristais, tenho várias por aqui, então quem gosta, tenho certeza que vai adorar a porta de entrada.


Todos sem excessão são mega gentis, e o público que frequenta também é outro: são veganos, ativistas de campanhas de proteção a animais e pessoas interessadas em cosméticos orgânicos (oi?!)
Além de tratamentos capilares e corporais é possível almoçar lá (desde que previamente agendado) ... imagine almoçar ao som de barulhinho de água e  passarinhos cantando?!

Agora da terapia, bem eu já costumava colorir os cabelos com henna e já fiz detox capilares com argilas e OEs. E a atendente disse que meu cabelo está bom (ufa!) e que quase não se nota mais agressão de química das tinturas -só pra constar parei de usar química no cabelo há quase um ano, depois disso só henna e shampoos orgânicos.

Então vem o processo: lavagem com shampoo da linha orgânica da marca - Amazônia Preciosa.Após a lavagem, retira-se a umidade excessiva e vem a aplicação de henna em pó incolor pra desentoxicar e retirar o excesso de oleosidade do couro cabeludo e apenas no couro cabeludo.
No comprimento, aplicam uma máscara de hidratação intensiva também da linha Amazônia Preciosa.


Então dá se o tempo de pausa, enxague e secagem.
Meus cabelos estão tão macios que nem tive coragem de passar no meu salão preferido pra cortar, pois sabia que iam me passar algum leave in convencional - dá vontade de ficar passando a mão toda hora! E levinhos levinhos, parece que usei um anti resíduos mega power (coisa que não uso mais por ter sulfato, argh!) e em seguida uma hidratração potente.

Amei! E amei tanto o local que já quero fazer coloração lá... fora que né... henna não agride os cabelos...

Onde?
Rua Doutor Fabrício Vampré, 232 - Vila Mariana - São Paulo - SP
Telefone: (11) 5084 2591 ou (11) 5084 2582



 

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Para tranquilizar cães inquietos

Minha cocker tem uma conexão extremamente forte comigo, uma antena mesmo... e quando estou com algum problema, ele se inquieta, reclama, anda pra lá e pra cá impacientemente - mesmo ela sendo Vata (saiba mais aqui), de natureza agitada, anda rápido, super empolgada - dá pra ver claramente quando ele se desequilibra.

Mas este post também serve pra ajudar cães que tem pavor de fogos de artificio, que também é o caso dela.
A primeira  coisa que me veio foi o floral Rescue, um clássico da linha Bach:

Rescue pode ser utilizado por todos, inclusive bebês e cães - existe até um frasco específico para os bichinhos, veja aqui.Tem energia equilibrante e relaxante, oferece apoio em momentos dificeis. Socorre em situações de tormenta mental e emocional.

Por isto funciona muito bem em ataque de pânico na dog quando acontecem explosões de fogos de artificio. Uso 2 gotas - pingo diretamente na boca dela... ou coloco numa tampa plástica de pote de requeijão um pouco de água mineral e as duas gotas e ofereço a ela.

Outra coisa que costumo usar quando a dog está tão inquieta que ninguém consegue dar o Rescue ou se recusa a beber... é uma sinergia:


- Óleo essencial de lavanda: clássico antistress e calmante da aromaterapia
- Óleo essencial de lemongrass (capim cidreira): tem efeito reanimador e ajuda a recuperar o ritmo normal

Como uso:
Vocês já sabem que OEs devem ser diluidos em algum óleo vegetal certo?! No caso da minha cocker, uso óleo de coco pois também ajuda na hidratação da pelagem (e acreditem,o pelo dela fica super sedoso e macio ! Também costumo usar só a lavanda diluida em agua e óleo de coco como leave in depois do banho dela).

Bem, use um tiquinho de nada do óleo de coco, em medida a olho 0,5 cm ou 1gr - dilua o óleo em uma colher de sopa de água mineral, se o óleo estiver solidificado, leve ao microondas por 5 a 10 segundos o suficienta para o óleo dissolver, se desejar morninho coloque mais tempo mas não deixe a mistura ferver.

Coloque 1gt de cada óleo essencial nesta mistura e massageie o bichinho.
A massagem por si só já ajuda a acalmar e junto com os OEs fazem um efeito fantástico!
* Se forem cães de pequeno porte infelizmente terá que ser descartado metade da receita, pois não tem como usar meia gota de OE
* Se forem cães de porte grande dobre a receita

Se o bichinho estiver muito agitado, utilize só 2 gts de lavanda.
Mas tenha cuidado para não emplastrar o pelo do bichinho, utilize o suficiente e observe se não fica ensebado.
Massageie com mais atenção as patas (almofadinhas) e orelhas, os pontos mais sensiveis dos bichinhos.
Em cerca de 5 a 10 minutos já se nota o efeito!

Você pode querer ler:
Shampoo Pet - Sal da Terra

   Observação:   
Caso você esteja acessando o blog via tablet ou celular, é necessário usar a 'visualização versão web' para que seu comentário seja postado via Disqus e assim respondido.


 

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

DIY | Amaciante de roupas 100% natural

Bem, estou com alguns produtos DIY aqui e quero compartilhar com vocês. Afinal em se tratando de ser saudável tudo é válido certo?! Afinal qualquer produto industrializado que tenha química pode ser potencialmente tóxico e nocivo a saude e fragâncias sintéticas podem durar dias mas também causam reações alérgicas...

Peguei a receita no blog da Samia - a dona da By Samia, entende muito de OEs e produtinhos naturais e artesanais, vale a visita!

Esta é a minha versão do amaciante de roupas que já tenho usado por uns dois meses... e claro, demoro pra contar até ter certeza absoluta do resultado hehe...

Composição:
- 300 ml de vinagre de álcool
- 300 ml de água destilada (que dá pra encontrar em qualquer farmácia)
- 1 colher de chá de óleo de ricino 
- 2 gotas de óleo essencial de bergamota
- 4 gotas de óleo essencial de lavanda
- 4 gotas de óleo essencial de funcho

Misture tudo e pronto! Na hora de usar agite de leve para misturar os OEs pois eles ficam na superfície.

Minhas notas:
Usei vinagre branco pois o de alcool tinha uns ingredientes químicos estranhos... 
Guardei num frasco vazio de amaciante biodegradável que pelo jeito deve durar toda a eternidade, já que descobri essa receita rs rs....reaproveitamento é tudo nessa vida ecofriendly!

Na receita original pedia água de rosas mas não encontrei e não quis ferver 1kg de pétalas de rosas, e também achei o óleo de rosas extremamente caro (coisa de $140 frasquinho de 2ml! Ui!), então alterei para óleo de lavanda.
Queria usar óleo de limão Tahiti por ser poderoso antiséptico mas pela lógica da receita, como é fotossensível melhor maneirar - embora já tenha usado só vinagre +  óleo de limão e nenhuma roupa manchou... mas por via das dúvidas deixa pra lá.
- O Funcho é um parente próximo da erva doce
- A Bergamota é fotossensível então mantive da receita original- 2gts mesmo
- A lavanda é antiséptica além de deixar um cheirinho bom
O funcho só entrou mesmo pra dar um cheirinho bom.

Mas gente, sem neuras - se tiver somente óleo de lavanda use na receita toda, os óleos essenciais aqui basicamente só estão servindo para deixar um cheirinho gostoso.(Antimicrobiano e antiséptico para roupas intimas uso uma sinergia na água de molho, se quiserem depois posto). E se quiser deixar mais cheiroso aumente o número de gotas. Só evite óleos cítricos na receita toda pois eu não sei o resultado, nem quero testar em roupas quando forem secar ao sol (eu sei que na pele pode manchar...). Usar poucas gotas não tem problema.

Funciona?!
SIM! Totalmente aprovado, as roupas estão até mais macias do que com amaciante convencional e o cheirinho não dá alergia em ninguém, e não - não fica cheiro de vinagre pela diluição em água e pela presença dos OEs. Nenhuma roupa manchou, desbotou, estragou... nada... é perfeito e super aprovado!
1 tampinha para a máquina lotada e metade para menos roupa.

1 frasco de vinagre rende 3 doses para a receita e 1 frasco de óleo de rícino dá umas 5 colheres aproximadamente, respectivamente $4 e $7 as embalagens. Os óleos essenciais se for comprar só pra fazer a receita daí encarece um pouco mas como não se usa só pra isso e são poucas gotas, ok. Rendimento total:710 ml

No fim acho que o custo final empata com o convencional - mas a grande vantagem é de ser totalmente natural, não tóxico e não poluente!

E aí gostaram?! Já fizeram ou vão tentar fazer?!

   Observação:   
Caso você esteja acessando o blog via tablet ou celular, é necessário usar a 'visualização versão web' para que seu comentário seja postado via Disqus e assim respondido.





 

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Press Release Distribution