Até estava bem desencanada com meu cabelo bicolor, fruto de resquícios de tintura Garnier há três anos atrás, como meu cabelo é comprido, já viu o tanto de tempo que leva até desaparecer totalmente...
Fato é que marido (?!?!?!?!) começou a falar sempre que podia que meus fiozinhos brancos no topo da cabelereira começaram a se multiplicar e viraram uma dúzia, (já sou balzaquiana né... )- mimimimi... daí lá fui eu na Ikezaki atrás da henna...
E não precisa dizer que tinturas de farmácia tem trocentas substâncias químicas tóxicas e das piores, contei no mínimo 22, entre elas: parabenos, corantes artificiais, fragrâncias sintéticas, metais pesados, amônia, água oxigenada (peróxido de hidrogênio), resorcinol, PPD (p-fenilenodiamina)* - se alguém quiser saber mais leia aqui.
*fonte dos componenentes nocivos: Blog Tantas Plantas
Sem contar que são altamente poluentes, testadas em animais e causa danos a saúde a médio e longo prazo, portanto faça um favor a si mesma, ao planeta e aos pobres bichinhos e use henna.
Encontrei essa lata aí, com grafismo bem típico de produto indiano- na Ikezaki , por R$24 com 250g... (nessa hora quase caí de costas - mas levantei pra ver se o produto é 100% natural)
Está escrito 100% natural e eu acreditei... NO ENTANTO: tem Picramato - colorante sintético tóxico, portanto não é 100% natural.
O que achei:
É henna - ponto. Cheiro bem típico do pó de plantas coloridas hehe. Se alguém já usou a versão nacional e comparar com essa, vai sentir o mesmo cheiro.
A mistura
Na primeira vez que usei, meu cabelo estava um pouco mais comprido e usei exatamente a metade da embalagem - 125g
Bem... a aplicação que eu fiz foi totalmente diferente da instrução que vem dentro da lata. A principio era misturar aos poucos água morna, até formar uma pasta cremosa, nem tão líquida a ponto de escorrer, nem tão grossa a ponto de não deslizar...
Ok... mas como na internet tem de um tudo, a Heglaé descobriu um PDF em inglês indicando colocar suco de limão na mistura para que os pigmentos sejam liberados mais facilmente, saiba mais aqui.
Essa já é a minha terceira aplicação, na primeira vez, coloquei só um limão e até pegou a cor mas não tanto quanto nessa última.
Fato importantes:
- em cabelos castanho escuros como o meu, ele não vai deixar vinho bordô total, apenas dará reflexos.
- cobre bem os fios brancos e estes pegam bem a cor escolhida.
- no PDF diz para fazer a mistura com o suco de limão e deixar descansando por 24hrs para que os pigmentos sejam bem liberados.
- Touca térmica ajuda a cor a se tornar mais intensa.
Mas como boa ariana afobada e impaciente...
....não deixei descansando por 24 hrs, nem usei touca térmica haha.
O que eu fiz foi espremer dois limões, com 12 gotas de óleos essenciais (no meu caso, específico para caspa e cabelos oleosos), juntar água morna e esperar maçantes 3hrs.
DETALHE IMPORTANTISSIMO: é recomendado usar vaselina pra proteger testa e orelhas de manchas - como vaselina é derivada do petróleo, optei por passar a pomada de assaduras da Weleda com nota 3 no EWG - que pretendo substitituir...
A aplicação:
Bem, a sensação é de passar literalmente barro! Se não tomar cuidado voa mistura pelo banheiro, que álias é o local mais adequado pra isso, se possivel dentro do box.
Depois de aplicado, prendo num coque e coloco touca plástica, espero maçantes três horas, a touca vai incomodando né...
Ao tirar a touca - a sensação é que seu cabelo tem dreads! As mechas ficam tão duras e formatadas como, haha...e pesa... imagine barro seco...
Depois é só enxaguar passando condicionador para facilitar a retirada, ao sair do chuveiro o cabelo fica duro... minha alternativa foi usar a manteiguinha de cupuaçu da Sachi (atualmente só tem de murumuru a venda - mas deve servir, já que é indicado para cabelos danificados).
A henna não danifica o cabelo, só resseca um pouco mas com bons condicionadores, máscara capilar da Surya ou qualquer óleo vegetal que você goste de usar já ajuda e resolve essa questão.
Mas pode se preparar que o box vira um lamaçal !
![]() |
luz branca, usando como leave in óleo de Pracaxi |
![]() |
sob sol- clica que aumenta |
No entanto apesar do preço e ser henna mesmo, não gostei de ter Picramato, por ser tóxico, porém seu risco maior é de alergias.Vide EWG - clica aqui.
Eu não sei qual a porcentagem dele tem nesta henna, que segundo um fórum italiano é usado em hennas de má qualidade, só é seguro em 0,1% vide aqui.
Enfim - ela funciona, como podem ver, já está assim há duas semanas.
Porém,há vendedores de henna mundo afora dizendo que cores como vinho e vermelho não são possíveis sem uma pequena quantidade deste corante químico para ajudar a avivar a cor.
Não acredito muito nisso, porque o tom de Borgonha da Surya, cor próxima ao vinho, tem somente plantas - vide aqui.
Então vai de você, se você não liga de ter um corante sintético, ela funciona muito bem, senão escolha uma henna em pó 100% natural.
Shampoo Lippia Alba - Herbia
Óleo de argan - Harmonie Aromaterapia
Terapia capilar orgânica - Espaço Surya
Condicionador Pracaxi & Andiroba - Cativa Natureza
Condicionador Buriti cabelos tingidos e danificados- Surya
.
0 comentários:
Postar um comentário