terça-feira, 29 de agosto de 2017

Agradeça as coisas que quer como se ja tivesse acontecido!

Eu praticamente fui criada pelas minhas tias, já que minha mãe trabalhava muito e mesmo quando estava em casa, ela simplesmente não tinha tempo pra brincar ou dar atenção.
Minhas tias , principalmente minha madrinha, seguem a Seichô-no-Iê. E uma das coisas que a Seichô dizia é:
 Reconciliar-se com todas as coisas do Universo significa agradecer a todas as coisas do Universo.


A Seichô ensinou para seus seguidores que quando você quer algo, agradeça por isso como se já estivesse conseguido.
Minha madrinha me deu um terço da gratidão, ensinou a pegar um terço e ir dizendo muito obrigado por tal coisa - como se já tivesse conseguido!




Pois bem... nos meus 22 eu queria ter um emprego... eu fui até a Igreja de São Judas  em SP, fazer promessa pra arranjar emprego. E o terço, eu usava assim: "Muito obrigado, já consegui um emprego".
Onde tinha brecha eu usava o terço, no metrô, no ônibus, vendo filme...
2 meses depois, eu consegui trabalhar no SBT! Uau!
Depois voltei na igreja e paguei a promessa, dando o dizimo do meu primeiro salário! Que também é uma forma de agradecer a prosperidade.

Só que acabei saindo de lá, porque era insalubre, (cobria as folgas, cada dia num horãrio - não tinha nem tempo de sair com os amigos porque cada dia estava num horario diferente, só queria descansar!), terminei um noivado de 8 anos, já estava toda dolorida, com distimia e tudo mais... Resolvi dar um tempo de tudo, rever o que queria da vida de fato.. queria mesmo encontrar alguém que valesse a pena!
Conheci meu marido depois de 2 meses fazendo mentalizações conforme O Segredo ensinou e também a oração da metade da alma da Seichô!

Senhor! Aquilo foi espantoso! Porque ele era exatamente aquilo que descrevi de boas qualidades que gostaria em alguém! Até o bumbum era aquilo que escrevi...
Pois bem, minha mãe que já era narcisista perversa desde sempre (e eu não sabia que ela é isso, só descobri em junho deste ano....), convidou  ele pra morar na casa de 3 andares dela, porque ela não queria ficar sozinha, sendo viuva e meu irmão já casado.

+Leia também: Como identificar pais narcisistas?


Aceitamos... mas foi a pior cagada que fizemos, porque ela queria controlar tudo! Como eu cuidava dele, o que servia de janta, até como colocar a colher no escorredor! Entre tantas outras arbitrariedades. Era briga todo dia e chorava quase todo dia!
Eu caí de cama, de fibromialgia e fadiga crônica (sim, minha mãe colaborou muito pra eu ficar doente!)- no primeiro inverno eu ficava o dia todo na cama, pois o frio fazia doer muito mais... graças aos céus meu marido entendeu que não era frescura como minha mãe jogava na cara. Como ficava muito de cama, comecei a vender cosmético por catálogo, o que era muito pouco!

+Leia também:
Sintomas de stress pós traumático de abuso narcisista

A casa sempre foi um front de guerra, piorou muito mais quando ela viu que meu marido me protegia, eu chorava todo dia!
Não sabia como sair dali, chegamos a ver muitas mas em SP o mercado imobiliário é superfaturado. Como que iriamos sair da casa dela, pagar meus tratamentos e até um curso de Constelação familiar?! Não dava!

+Leia também | o que é constelação familiar?!

Seguíamos a vida no meio da guerra, o curso de Constelação era um fim de semana por mês. À medida que constelava, ia melhorando... e enfrentava minha mãe nas crenças limitantes- chegou a dizer que o grupo estava me estragando!
No 2. ano - ela chegou a reconhecer que foi uma mãe horrivel, mas continuava sendo narcisista - a cada briga, eu olhava para essa foto da gente saindo da cerimônia e dizia: "Você vai ver mãe! Vou morar  numa casa de condôminio, assim, assim assado e o mais longe possivel que eu puder...

Essa é a vista que tenho do meu condominio!

A coisa ficou tão emaranhada naquela casa que até meu irmão separou e voltou a morar, parecia a grande familia em guerra! Cada um no seu front - cada um se escondendo em seus quartos.
Eu continuei no meu grupo de Constelação, no 3. ano - meu marido perdeu o emprego! Putz - pensei que agora acabou todas as chances de sair de lá...
Bem... eu continuei olhando a foto,  agradecia como se já tivesse conseguido e quando voltava chorando de mais uma das inúmeras brigas, continuava a dizer que ela ia ver só, que ainda ia morar numa casa de condominio...

Pois bem... Houve uma Constelação que fiz, onde a coach jogou vários objetos no chão, dizendo pra eu olhar pra minha bagunça na vida... lembro que arrumei tudo aquilo, depois a coach disse pra olhar pela janela pra ver o quanto a vida era bonita e que poderia abraçar se eu quisesse...




Bem... um tempo depois, meu marido arrumou emprego, a 40km de SP, ia e voltava todo dia... como já conhecia os arrredores, me levou pra ver uma casa na planta... e melhor, a gente tinha o dinheiro da entrada, porque o valor era 3x menor do que uma em SP, num condominio!
Depois de 1 ano e meio, a casa ficou pronta - 5 anos depois que decretei que minha mãe  ia ver só rs... nós nos mudamos, pra dizer a verdade, depois que compramos nossa casa, minha mãe encontrou um apto na terra natal dela... e foi morar a 500km de nós...

+Leia também: Aromaterapia | 13 óleos essenciais para lidar com stress pós traumático de abuso narcisista

O que quero dizer com isso é que acredito piamente que ter agradecido como se já tivesse conseguido, antes mesmo de ter o dinheiro pra comprar a casa, me levou a fazer uma constelação, que desembaraçou aquilo que me prendia a ela e o Universo conspirou, fazendo meu marido perder o emprego e arrumar outro a 40km de SP, onde o custo de vida é muito menor.... e tanto quis fugir do narcisismo perverso dela, que o Universo conspirou até nisso!

Então sim... agradecer como se já tivesse conseguido funciona mesmo! Nesse meio tempo, também comecei a fazer diário da gratidão que tinha encontrado na livraria.


Pode ser feito com qualquer caderno mas eu preferi este da autora dO Segredo, até como forma de agradecer os ensinamentos e por ter uma frase de gratidão por dia
Ali escrevia a gratidão pelas coisas que me aconteceram no dia e também a gratidão pelas coisas futuras... como nossa casa por exemplo - tem mais detalhes de como fazer diário de gratidão neste post aqui.
Porém quando entrei em depressão este ano, logo depois meu marido perdeu o emprego no meio da crise que assola o país.
Foram 8 meses assim... daí minha madrinha relembrou a estória do terço da gratidão- também me lembrei que tinha conseguido no SBT com o terço, mas disse que um preletor da Seichô ensinou a fazer com feijão, pega 1kg de feijão e vai dizendo o quer conseguir, por exemplo:

"muito obrigado, já consegui um emprego"
Daí tu pega 3 feijões e diz: obrigado, obrigado, obrigado,
E vai repetindo: "muito obrigado, já consegui um emprego"
Daí tu pega 3 feijões e diz: obrigado, obrigado, obrigado,

E vai indo...até fazer com 1kg de feijão...

 -Marido pegou um contador digital no cel e foi fazendo... minha tia começou a fazer com o feijão... 2 semanas depois de todos começarem a agradecer como se ele tivesse conseguido... ele foi chamado para uma entrevista na segunda, na terça ligaram pra ele pra 2. fase, na sexta ligaram dizendo que ele foi contratado! E melhor! a 15 min de casa!

Foi lindo ver como funciona bem... e a gente tinha esquecido disso, até parei de escrever nos diários... mas voltei a fazer!
Segundo a Seichô não agradecemos que temos uma boa cama pra dormir , agua encanada, energia eletrica, que muitos não tem, a internet que vc está lendo isso... o computador ou o cel que está lendo isso- estamos devendo gratidão!
Notem que pra coisas mais simples como um emprego, a resposta vem mais rápido, já para uma casa por exemplo, o Universo teve que fazer manobras como me colocar num grupo de Constelação e fazer meu marido perder o emprego

Se você não acredita em religião, sugiro ler O Segredo, que diz a mesmissima coisa!
E agradeço a você que leu tudo isso até o final!
Ah sim, estou com meu marido até hoje!


quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Como identificar pais narcisistas?

O tema narcisismo perverso na família está tão presente aqui, que até meus estudos agora incluem dinâmicas de famílias disfuncionais pra compreender ainda mais e ajudar mais pessoas nos atendimentos em aromaterapia com enfase na psicossomática (caso queira trabalhar suas questões com aromaterapia, clica AQUI). Além disso, muitas pessoas me escreveram , relatando surpresa, pois não sabiam que são  filhas de pai e/ou mãe narcisistas e que meus posts tiraram as vendas de suas vistas, achando que o problema era com elas, elas que não eram boas o suficiente pra serem amadas.



E a cada dia, mais e mais gente tem me escrito surpresas, pois não sabiam que a perversidade de seus pais está descrito e catalogado como transtorno de personalidade narcisista na psiquiatria com CID.10  F60.8 - e garanto que ainda existe muitas pessoas que sequer sabem e sofrem com os abusos diários, por anos e até décadas!
Por isso estou escrevendo como identificar se seu pai ou mãe é um narcisista perverso!

Um pai e/ou mãe narcisista pode ser definido como alguém que vive, é possessivo e / ou se compromete em marginalizar a concorrência com a prole. Normalmente, pais narcisistas percebem a independência de uma criança (incluindo filhos crescidos) como uma ameaça e manipula a prole a existir na sombra dos pais, com expectativas não razoáveis. Em um relacionamento analgésico narcisista, a criança raramente é amada apenas por ser ela mesma ou a si mesma.

+ Leia: Sintomas de stress pós traumático causados por abuso narcisista

Numerosos estudos foram realizados sobre o tema da parentalidade narcisista e seu impacto na prole. É importante distinguir certas tendências centradas nos pais da criatividade narcisista crônica. Muitos pais querem mostrar seus filhos, têm expectativas elevadas, podem ser firmes às vezes (como quando uma criança está se comportando de forma destrutiva) e desejam  expectativas de sua prole para torná-los orgulhosos.
Nenhuma dessas características, por sua vez, constitui narcisismo patológico. O que distingue o pai narcisista é uma tendência generalizada de negar a prole, mesmo como adulto, uma sensação de autonomia independente. A prole existe apenas para servir as necessidades egoístas e as maquinações dos pais.

+Leia: Óleos essenciais para tratar sintomas stress pós traumático por abuso narcisista perverso


Como você sabe que seu pai e/ou mãe é narcisista? Enquanto alguns pais exibem alguns dos seguintes traços em um momento ou outro, o que  não chega a ser um problema importante, um pai patologicamente narcisista tende a fazer disso um hábito,embora permaneça em grande parte inconsciente (ou despreocupado com) de como esses comportamentos afetam a sua prole.

1. Usa / vive através do próprio filho

A maioria dos pais querem que seus filhos tenham sucesso. Alguns pais narcisistas, no entanto, estabelecem expectativas não para o benefício da criança, mas para o cumprimento de suas próprias necessidades e sonhos egoístas. Em vez de criar um filho cujos pensamentos, emoções e objetivos são nutridos e valorizados, a prole se torna uma mera extensão dos desejos pessoais dos pais, diminuindo a individualidade da criança.






2. Depreciação

Alguns pais narcisistas estão ameaçados pelo potencial, e sucesso de sua prole, pois isso desafia a auto-estima dos pais. Conseqüentemente, uma mãe ou pai narcisista pode fazer um esforço concentrado para depreciar a criança, então o pai permanece superior. Exemplos desse tipo de marginalização competitiva incluem julgamento e críticas não razoáveis, comparações desfavoráveis, invalidação de atitudes e emoções positivas e rejeição de sucesso e realizações.



Os temas comuns através destes postos são: "Sempre há algo de errado com você" e "Você nunca será bom o suficiente". Ao reduzir a confiança da prole, o pai narcisista consegue aumentar sua auto-estima insegura.


3. Grandeza e superioridade

Muitos pais narcisistas têm uma auto-imagem falsamente inflada, com um autoengano sobre quem são e o que eles fazem. Muitas vezes, os indivíduos ao redor do narcisista não são tratados como seres humanos, mas apenas ferramentas (objetos) para serem usadas para ganhos pessoais. Algumas crianças de pais narcisistas são objetificadas da mesma maneira, enquanto outros são ensinados a possuir o mesmo complexo forjado de superioridade: "Nós somos melhores do que eles são." Essa sensação de direito grandioso, no entanto, é quase exclusivamente baseada em superficialidade, Armadilhas egoístas e materiais, alcançadas à custa da humanidade, da consciência e da relação. Um se torna mais "superior" por ser menos humano.

4. Imagem superficial

Estreitamente relacionados com a grandiosidade, muitos pais narcisistas adoram mostrar aos outros como são "especiais". Eles gostam publicamente de desfilar o que eles consideram suas disposições superiores, sejam bens materiais, aparência física, projetos e realizações, antecedentes e membros, contatos em alto escalão/ou troféus e descendentes. Eles se esforçam para buscar atenção e lisonjas estimulantes.



Para alguns pais narcisistas, as redes sociais são um país das maravilhas onde anunciam regularmente quão maravilhosas e com inveja são dignas de suas vidas. As mensagens subjacentes podem ser: "Eu sou / a minha vida é tão especial e interessante", e "Olhe para mim - eu tenho o que você não tem!"

5. Manipulação

Exemplos comuns de manipulação de pais narcisista incluem:
  • Viagem de culpa : "Eu fiz tudo por você e você é tão ingrato".
  • Culpando: "É culpa sua de que eu não esteja feliz".
  • Envergonhando: "Seu mau desempenho é um constrangimento para a família".
  • Comparação negativa: "Por que você não pode ser tão bom quanto seu irmão?"
  • Pressão irracional: "Você vai fazer o melhor para me orgulhar".
  • Recompensa e punição manipuladora: "Se você não perseguir a faculdade que escolhi para você, vou cortar meu apoio".
  • Coação emocional: "Você não é uma boa filha / filho, a menos que você atenda às minhas expectativas".

Um tema comum que atravessa essas formas de manipulação é que o amor é dado como uma recompensa condicional, ao invés da expressão natural de pais saudáveis. Por outro lado, a retenção de amor é usada como ameaça e punição .


6. Inflexibilidade e melindres

Certos pais narcisistas são altamente rígidos quando se trata dos comportamentos esperados de seus filhos. Eles regulam sua prole em pequenos detalhes, e podem ficar chateados quando há desvio. Alguns pais narcisistas também são sensíveis e facilmente se melindram. As razões para a irritação em relação a uma prole podem variar muito, da falta de atenção e obediência da criança, a falhas e falhas percebidas, a estar na presença do pai na hora errada, etc.

Um dos motivos da inflexibilidade e da sensação dos pais é o desejo de controlar a criança. O narcisista responde negativamente e desproporcionalmente quando vê que a prole nem sempre agirá como sua marionete.







7. Falta de empatia


Uma das manifestações mais comuns de um pai ou mãe narcisista é a incapacidade de se conscientizar dos próprios pensamentos e sentimentos da criança e validá-los como verdadeiros e importantes. Apenas o que o pai pensa e se sente é importante.

Crianças sob este tipo de influência dos pais ao longo do tempo podem responder com um dos três instintos de sobrevivência: eles podem lutar de volta e ficar de pé sozinhos. Eles podem  fugir e se distanciar de seus pais e /ou mãe. Alguns podem começar a congelar e substituir seu próprio eu inválido com uma personalidade falsa -desempenhando um papel e adotando os traços do próprio narcisismo.


8. Dependência / Codependência

Alguns pais narcisistas esperam que seus filhos cuidem deles pelo resto de suas vidas. Esse tipo de dependência pode ser emocional, física e / ou financeira. Embora não haja nada inerentemente errado em cuidar dos pais mais velhos - é um traço admirável - o pai narcisista tipicamente manipula uma prole para fazer sacrifícios não razoáveis, com pouca consideração pelas próprias prioridades e necessidades da criança.

Alguns pais narcisistas também podem manobrar seus filhos adultos em codependência. O professor de psicologia Shawn Burn define uma relação de codependente como: "onde a ajuda de uma pessoa habilita a incapacidade do outro, irresponsabilidade, imaturidade, dependência , procrastinação ou má saúde mental ou física".

9. Ciúme e possessão

Uma vez que uma mãe ou pai narcisista muitas vezes espera que a criança permaneça permanentemente sob a influência dos pais, ela pode tornar-se extremamente ciumenta em qualquer sinal de maturidade e independência da criança. Qualquer ato percebido de individualização e separação, de escolher o próprio caminho acadêmico e profissional , fazer amigos não aprovados pelos pais, gastar tempo em suas próprias prioridades, são interpretados negativamente e pessoalmente ("Por que você está fazendo isso comigo?!" ).

Em particular, a presença de um parceiro romântico na vida da prole adulta pode ser vista como uma grande ameaça e freqüentemente respondeu com rejeição, crítica e / ou competição . Nos olhos de alguns pais narcisistas, nenhum parceiro romântico é suficientemente bom para a sua prole, e nenhum intruso pode jamais desafiá-los pelo domínio de seus filhos.


10. Negligência

Em algumas situações, um pai narcisista pode optar por se concentrar principalmente em seus interesses autoabsorventes, que para o narcisista são mais emocionantes do que a educação infantil. Essas atividades podem fornecer ao narcisista a estimulação, validação e auto-importância que ele ou ela deseja, seja obsessão de carreira , ascensão social, ou aventuras pessoais e passatempos. A criança é deixada para o outro pai ou por conta própria.



Também pode negar assistência médica se o filho não vai morrer daquilo - como negar fisioterapia para a recuperação de um membro ou levar a um médico para que a filha não perca a audição, por exemplo.
Se você tem um pai ou mãe narcisista e está sofrendo abusos psicológicos, agressão verbal, humilhações, agressão física, procure ajuda terapêutica o quanto antes! Os danos fisícos e emocionais podem ser revertidos com terapia, florais, aromaterapia, homeopatia e muitas vezes com antidepressivos e estabilizadores de humor.

Não permita que sua vida seja destruída por quem não sabe dar amor - cuide-se e seja aquilo que você veio fazer neste mundo: expressar seus dons e talentos, amar, sorrir, compartilhar a vida com alguém, ter filhos.... não importa... cuide-se e seja o que você sempre quis!

- Caso você queira trabalhar suas questões de abuso emocional vindos de pais narcisistas perversos com aromaterapia - clica AQUI


- Caso você queira entrar para o grupo de dicas com pegada terapeutica sobre como se curar - clique aqui



Traduzido e adapto de Psichology Today

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

BB cream orgânico - Baims

Já não era sem tempo sair a resenha deste BB cream orgânico da Baims! Era o produto que queria muito experimentar, porque é o que eu uso no dia a dia.
É o meu queridinho no dia a dia!


O que diz a marca:

• Primeira maquiagem formulada com BBA™ - BioBehenic Active, um ativo derivado da Pentaclethra macroloba (Pracaxi) que apresenta atividade clareadora e propriedades anti-idade comprovadas para o cuidado com a pele.
• Exclusivo BB Cream com 71% de ingredientes orgânicos certificados.
• Poderoso alimento para a pele, deixando-a com aparência luminosa e revitalizada, e proporcionando uma incrível sensação de frescor e conforto.
• Rico em ativos vegetais de argan, babaçu, buriti, açaí e óleos essenciais.
• Para todos os tipos de pele especialmente as maduras, que necessitam de intensa hidratação, cuidado e nutrição.
• Cobertura média, podendo ser sobreposto até atingir a cobertura desejada.
• Embalagem com tampa de bambu.

As propriedades de clareamento do BBA™ são resultado da redução da síntese de melanina e podem ser observadas na atenuação de manchas de idade causadas pela exposição à radiação UV. Este ativo é indicado no tratamento de hiperpigmentação; seu uso contínuo uniformiza a tonalidade e restaura a luminosidade original da pele.
Os benefícios reais de antienvelhecimento do BBA™ são o efeito firmador e hidratação profunda, que promovem resistência, elasticidade, emoliência e viço à pele. Esses benefícios estão relacionados ao aumento estatisticamente significativo na densidade da rede de colágeno na derme e aumento de ácido hialurônico, que é um polissacarídeo naturalmente presente na pele humana com grande capacidade de retenção de água. 

O que eu achei:

Gosto muito da tampa de bambu da embalagem, contrastando com o preto, fica muito charmoso!
Eu achei este BB cream orgânico da Baims com uma textura mais fluída e bem mais fácil de agitar a embalagem para uniformizar o produto, ainda que contenha óleos vegetais, não se torna bifásico com o tempo - na verdade isso foi o que me impressionou muito, achei fantástico o produto não talhar completamente em repouso... e olha que devido a problemas de saúde, eu deixei mais de mês sem usar!

Embora seja mais fluído, tem uma secagem espantosa, que eu gostei bastante, basicamente é só espalmar as mãos no rosto que praticamente seca. Eu pego três porções do tamanho de uma ervilha - uma em cada bochecha e outra na testa e vou puxando com os dedos do meio do rosto até as beiradas, depois espalmo o rosto todo.

cor no site da marca / sob luz natural / na sombra



Deixou minha pele numa textura siliconada deliciosa e muito confortável mesmo! Como a pele das bochechas está ressecada, eu gostei porque me economiza aplicar um hidratante - cumpre bem o que promete nesse aspecto, então também me economiza a hidratação facial diurna.
Minha cor do BB cream orgânico da Baims é a medium, sendo que meu rosto é oliva pela minha etnia, minha cor na MAC seria NW25.
É possível sim construir camadas , no meu rosto não pesou... mas também aumentou muito pouco o grau de cobertura, que a marca diz média.... e sim, cumpre...  disfarçou os vermelhinhos, minimizou um tanto os poros e uniformizou, porém não deixou com cara de boneca - e para o dia a dia está ótimo, é o que espero!


Sob mesma luz - antes e depois







Também já testei com um filtro solar facial orgânico (que infelizmente ainda não existe no Brasil, estou usando este  AQUI da Badger), mesmo que o óxido de zinco presente nos filtros solares seja um agente secante, a hidratação continuou sendo ok.
Quanto ao fator de proteção solar, a marca usa dióxido de titâneo, que é um conhecido filtro solar físico - o que daria uma margem de até 9%, porém como não foram feitos testes de FPS a marca preferiu não rotular os produtos declarando que seja mesmo para este fim. Na página de perguntas frequentes está bem honesto quanto a isso, veja AQUI. Por isso se você tem um percurso durante sol a pino, recomendo sim usar um filtro solar antes de aplicar o BB cream da Baims.

+Leia também - Ecobag: Sugestões de filtros orgânicos para o rosto

Os testes foram na minha pele com oleosidade somente no nariz, agora que estou quase nos 40, a pele deu uma ressecada, está mais pra normal e ressecada nas bochechas do que pra mista.
Também é preciso dizer que o inverno aqui foi predominante seco - e prestem bastante atenção neste trecho: eu moro no inicio do interior de SP, e frequento a capital - ou seja, você deve levar em conta que é diferente de um clima litorâneo por exemplo.
Durante o verão, o produto não aumentou a oleosidade no nariz,  foi uma oleosidade que ia aumentando gradualmente conforme as atividades do dia.

Quanto à ação antiage, felizmente não tenho como opinar, porque ainda não apresento marcas de expressão nem manchas senis, levando em conta que normalmente  asiáticas tendem a aparentar pelo menos uns 5 anos a menos da idade cronológica.

Enfim, eu gostei muito, muito provavelmente recompro, porém só gostaria que viesse algumas gramas a mais na embalagem.
Fiquei muito feliz também por não ter que importar este item de maquiagem, pois a qualidade e desempenho não deve nada à marcas conceituadas de maquiagem orgânica lá fora. E já testei várias delas, como Alima Pure, Vapour Beauty e 100% Pure, também basicamente empatam no quesito preço.

EDT: em 15/08/2017 minha pele estava mais pra mista/oleosa - nessas condições ele agia conforme descrito no texto.

Já em 2019 minha pele está mista/ressecada - o que siginifica que 15% dele está oleoso= zona T, as bochechas estão ressecadas e o restante normal. Neste caso, já não está mais funcionando como descrito, pelo contrário, está com uma sensação grudenta.


O BB cream da Baims si a R$129 a embalagem com 30g no site da marca AQUI


terça-feira, 1 de agosto de 2017

Óleos essenciais para stress pós traumático de abuso narcisista

Os efeitos deletérios de uma criação feita por pais narcisistas perversos englobam o quadro chamado stress pós traumático, cuja descrição dos sintomas físicos e emocionais falei AQUI.
O nível de stress que um relacionamento com um narcisista traz é comparável aos que soldados tiveram na 2. guerra ou das vítimas dos campos de concentração, para ter uma ideia. Isso vindo dos próprios pais, é possível imaginar o estrago na mente de um filho adulto de pais narcisistas perversos.

A aromaterapia é uma ferramenta fantástica para amenizar os sintomas de stress pós traumático e são coadjuvantes nos processos terapêuticos para tratar as dores emocionais que uma relação desta natureza traz.
Trazem muito menos riscos se comparados aos ansiolíticos ou antidepressivos, porém em casos muito severos devem ser coadjuvantes no tratamento psiquiátrico/terapêutico - ou seja: não dispensam o uso de medicação.

+LEIA: Sintomas de Stress pós traumático de abuso narcisista perverso

Eu uso a aromaterapia para cuidar de mim, durante meus processos de autoconhecimento e sou psicoaromaterapeuta com enfase na psicossomática há 7 anos e sempre tenho muitos insights que levo para o grupo de autoconhecimento e Constelação familiar - falei AQUI.
Você pode salvar para consultar sempre que precisar!
Abaixo selecionei os óleos essenciais para tratar Stress pós traumático, vindo de abusos de mãe narcisista perverso.








Os óleos essenciais são extraídos de plantas, portanto a aromaterapia é um método 100% natural. São substâncias extremamente concentradas e potentes - para se ter uma ideia, uma única  gota de óleo essencial equivale em média a 24 xícaras de chá da planta seca.

Vale dizer que estas descrições servem apenas para psicoaromaterapia, não nos responsabilizamos pelo uso indevido dos óleos essenciais para outros tipos de uso, por exemplo tópico.

Porém existem alguns cuidados e contra-indicações :


- Sálvia esclaréia: 
 Não é indicado para bebês ou crianças pequenas Também não pode ser usado quando a pessoa ingerir álcool e quando a biploaridade está na fase maniaca, já que pode dar um 'barato' - viagem alucinógena.

- Manjericão:
contra indicado na gravidez e ao dirigir veículos, pelo seu efeito sedativo e por isso pode potencializar quadros depressivos.

- Rosas: evitar na gravidez principalmente em casos de aborto espontâneo


Quem não pode fazer uso da psicoaromaterapia?

Infelizmente gestantes não podem fazer uso da psicoaromaterapia, especialmente durante o 1. trimestre da gestação.
E claro, não usar os óleos essenciais indicados para insônia quando estiver na direção, estes são recomendados para a hora de dormir.






Os óleos essenciais fazem efeito na mente em aproximadamente de 5 a 30 minutos da inalação. Já na psiquê, para auxiliar na atenuação das desvalidações, humilhações e todo tipo de maus efeitos que a relação com um pai ou mãe narcisista podem trazer, é necessário utilizar a psicoaromaterapia diariamente, num prazo de 15 a 30 dias- variando pra mais ou para menos dependendo da pessoa ,da profundidade e/ou tipo de trauma, fazendo acompanhamento com um outro terapeuta ou com psicoaromaterapeuta especializado em casos de sobreviventes de narcisismo perverso.

+ Leia também: Ecobag - os poderes do óleo essencial de lavanda

É possível utilizar a psicoaromaterapia por si própria utilizando conforme as orientações deste post, porém desde que os sintomas dos efeitos colaterais que o stress pós traumático estejam mais controlados e não se apresentarem com tanta frequência, como por exemplo, no auxilio do sono, e neste hora é bom deixar um caderninho na cabeceira, uma vez que óleos essenciais costumam trazer muitos sonhos.

Durante o tratamento dos traumas de abuso, podem surgir catarses e até memórias dolorosas submergirem do inconsciente, por isso um acompanhamento com um terapeuta ou psicoaromaterapeuta são fundamentais, principalmente se foi muito recente ou se ainda mora com um
narcisista.

Se você quer debater o tema através da ótica da Espiritualidade e autoconhecimento, temos um grupo no FB - clica aqui


A Aromalife, parceira do blog dá 5% de desconta na primeira compra, clique AQUI e acesse

Para quem está iniciando e nunca comprou um óleo essencial, recomendo muito ler este post AQUI, mesmo porque existe fragância sintética que não funciona para aromaterapia.


Caso você queira encomendar uma fórmula, clica AQUI
Cavo você queira fazer uma consulta - clica AQUI


Caso você queira debater a problemática narcisista perverso através do autoconhecimento x espiritualidade, temos um grupo no Fb - clica AQUI