domingo, 29 de junho de 2014

Satin matte foundation - Alima Pure

Pode-se dizer que a marca é uma das mais conceituadas em termos de maquiagem mineral, e claro, cabe dizer que nas suas makes, só entram minerais naturais e nada mais - como a marca mesmo gosta de citar em seu site.
Sim, é preciso dizer que nem toda maquiagem mineral é livre de tranqueiras. Pra ser totalmente hipoalergênico, não pode conter sintéticos como lauroyl lysine, que pode dar espinhas ou oxicloreto de bismuto, que pode dar alergia.

Ingredients: Mica (CI 77019), Titanium Dioxide (CI 77891), Zinc Oxide (CI 77947), Iron Oxides (CI 77491, CI 77492, CI 77499). Nothing more.

Cruelty free | Vegan
O que diz o fabricante:
Alima Pure Satin Matte Foundation Mineral é hipoalergênico - ele  desliza  fácil e se sente como nada, naturalmente. Equilibra o seu tom de pele, melhora a sua aparência e reduz o aparecimento de linhas finas e poros. E, com 61 tons, há um jogo para  aproximadamente todas.

O que eu achei:
A embalagem é simples, uma tampa de rosquear e a peneirinha, não sei como mas precisa muito pouco pó pra cobrir todo o rosto e olha que ainda faço 2 camadas as vezes. Já tenho faz um ano, como só uso make em saídas, no máximo 1 ou 2x por semana, desceu praticamente nada!
A embalagem tem 7.5g, vem pó pacas! Acho que a minha até fica de herança rs...

Vale dizer que é lindo a marca ter tantas opções de cores,inclusive para peles mais morenas e negras!



Com uma camada, dá uma cobertura leve e bem natural, com duas uma cobertura entre média a pesada.
Mesmo com duas camadas ainda fica bem leve no rosto, nada incomodo.
E eu acho que sim, ela consegue dar uma boa disfarçada nos poros, o que é incrivel, pois só tem minerais  nela.
Meu pincel preferido pra passar é este da Real Techniques do kit Core colection, o buffing brush - indicado pra pó e maquiagem mineral, tem aqui.

A pele fica bem aveludada e matte, se você tem a pele mista/ressecada como eu, este efeito pode durar até umas 2hrs, menos no meu nariz que em meia hora já descamba pra oleosidade safada. Passada estas duas horas, a pele fica num glow natural, não mina óleo mas não fica totalmente opaco.
Sua duração em dias quentes é de até 3hrs, nos dias amenos ou em ambientes controlados de 5 até 6hrs, dependendo do seu grau de oleosidade.

sob luz natural sem flash
E ela é tão leve, que funciona como pó facial, gosto de usar uma camada bem fina sobre base líquida e fica um acabamento muito bom!
Como é maquiagem mineral, portanto inorgânico, sem adição de sintéticos, nem água - tem validade indeterminada, que se tomado devidos cuidados, como boa higiene do pincel e não pegar umidade (guarde bem longe do chuveiro!) pode durar ad infinitum! O que acho ideal para pessoas que como eu , usam make eventualmente - já que não tem a preocupação da validade. Claro que se começar a dar alergia, cheirar estranho entre outras coisas, descarte - aqui vale o bom senso.

Sobre a cor, tive a coragem de chutar rs...  baseado na minha cor da base  Bare Minerals, Fairy Light ou do Studio Fix pó da MAC NW25 e da base mineral da The all natural face True Beige, chutei a cor Coriander - Warm 3 , que dependendo da luz fica perfeito ou ligeiramente mais claro. Mas se você não tem tanta segurança assim, vale comprar amostras no site da marca, que pra nossa alegria, agora entrega no Brasil - YAY!
Se quer uma alternativa para a cor certa em vez de comprar amostra, você pode usar o Findation, expliquei aqui.

Comprei na I am Natural Store, que vem da Australia, clica aqui, já o site da marca vem dos EUA e o frete fica mais em conta, clica aqui por U$25.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Lenços umedecidos: praticidade ou preguiça?

Já faz algum tempo que ando refletindo minhas necessidades de consumo, e cheguei a uma conclusão, que é coisa de preguiça-  lenços umedecidos de tudo-que-é-tipo invadiram o mercado de uma forma que me dá medo!

Quando eu era bebê, acredito que não tinha esse tipo de coisa, e minha mãe se virou bem sem entupir o bumbum do meu irmão e o meu com sei lá o que que estivesse presente naquilo, quando se analisarmos bem, a única vantagem é pra mãe ter menos trabalho, sendo que se você usar um borrifador e papel higiênico, o resultado é muito próximo.

O argumento para vender o tal lencinho umedecido é que limpa 30% melhor que o papel higiênico... mas em tese um papel higiênico é mais limpo em termos de toxinas. Veja só o que tem num lenço que você passa no bumbum do seu filho:
Produto Pamper's a venda nos EUA - clica aqui.
Water, Disodium EDTA, Xanthan Gum, Bis-PEG/PPG-16/16 PEG/PPG-16/16 Dimethicone, Caprylic/Capric Triglyceride, Benzyl Alcohol, Iodopropynl Butylcarbamate, Sodium Hydroxymethylglycinate, PEG-40 Hydrogenated Castor Oil, Citric Acid, Pentadecalactone

Sinceramente eu me apavoro com produtos infantis que em tese deveriam ser mais gentis com os bebês... mas estão cheio de tranqueiras, você sabe de cabeça o que são esses ingredientes?!

Problema n. 2 é que estes lenços são feitos de TNT - Tecido não tecido, feito com polipropileno ,se um tecido comum demora 400 anos pra se decompor, imagine algo que é um não tecido? Seu bebê vai existir na Terra, reencarnar 3 vezes (pra quem acredita nisso) e o maldito lenço umedecido pode estar querendo se decompor, fora as centenas de fraldas que ele usou , ainda estarão lá.


Daí chega em nós, mulheres descoladas, antenadas que querem tudo pra ontem, sem perder tempo - em nome da praticidade você vai lá e compra um: lenço demaquilante, pra usar com sua make caréssima, hype, que foi testada em animais e com trocentas substâncias quimicas que você não tem noção do que é, nem do mal que fazem - bom... deveria ter noção que limpar sua vaidade assim custa algo que demora de 100 a  200 anos pra se decompor.
Veja o que tem na fórmula de um lenço demaquilante da Neutrogena e faça seu relatório no EWG, (veja aqui como faz):

Water, Isonyl Isononanoate, Pentaerithrityl Tetraethylhexanoate, Cetyl Ethylhexanoate, Cyclopentasiloxane, Isostearyl Palmitate, Hexylene Glycol, Aloe Vera (Aloe Barbadensis) Extract, Cucumis Sativa (Cucumber) Fruit Extract, Glycerin, Carbomer, PEG-6 Caprylic/Capric Glycerides, Sucrose Cocoate, PEG-4 Laurate, Sodium Hydroxide, Dehydroacetate Acid, Benzoic Acid, Iodopropyl Butylcarbamate, Phenoxyethanol, Fragrance (Parfum)

Da eficácia: eu já usei estes lenços e te garanto que a demora pra retirar a make leva o mesmo tempo que se usar minha infálivel fórmula de óleo vegetal e toalhinha, veja aqui, e que ao custo de R$20 em média, ou seja $1 por lenço, você pode comprar uma garrafa de azeite de boa procedência e ter demaquilante atéeeeeeeeeeeeeeee... e bem melhor que sabonete de bebê, pois infelizmente até ele tá cheio de química nociva.

"Ah mas dá trabalho de lavar a toalhinha" - gente, na boa- se praticidade virou sinonimo de preguiça, lamento mas o mundo está bem perdido, lavar a toalhinha, só precisa de uma passada de sabonete e umas 3 esfregadinhas. Ou se não quiser a toalhinha, a buchinha de rosto ou mesmo um bom sabonete lavam tudo do teu rosto, já faz 3 anos que uso óleo e nunca tive espinha por isso.  E não me diga que você fica num lugar que não tenha banheiro quando viaja... e sim, tem dia que eu coloco tudo que tenho direito no carão, desde o primer, até retoque de pó...

Ah mas os lencinhos úmidos para limpar as mãos é super necessário
Não sei o que eu prefiro, ficar com os germes ou com parabenos na mão, pois eu bato perna na 25 de março e como por lá, nunca tive diarréia ou intoxicação alimentar, meu alcool spray que faço em casa ainda deixa a mão macia e cheirosa, vide aqui, em um sistema refilável ad infinitum, não polui e não te intoxica.
Veja o que tem na fórmula de um lenço anti germes:

Water, Polysorbate 20, Glycerin, Phenoxyethanol, Aloe Barbadensis Leaf Juice, Fragrance, Methylparaben, Tocopheryl Acetate, Tetrasodium EDTA, Disodium Cocoamphodiacetate, Butylparaben, Citric Acid, Ethylparaben, Propylparaben


E por fim, a última invenção é que você precisa limpar e acabar com germes com lenços umedecidos em produto de limpeza... poxa, até papel toalha resolve o problema, nisso posso chamar quem compra de trouxa, pois gasta dinheiro a toa e ainda precisa de 3 encarnações pra decompor o lenço que você limpou um pingo de sorvete no chão, esse não tem desculpa...

Portanto, acho que com excessão dos bebês, que a bem da verdade é bem mais prático limpar o cocô dele no shopping com lencinhos, isso se não der alergia, mães já vieram contar que podem dar alergias (mas por favor procure uma fórmula com menos ingredientes tóxicos), todos os outros lencinhos tem alternativas totalmente sustentáveis e seguras...

Este blog não resenha, nem usa lenços umedecidos por serem extremamente ruins em termos ambientais.
Qual sua escolha?

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Minimalismo semana 8 - Casa vazia x casa cheia

Ao longo do tempo fomos comprando coisas para a casa nova, uma vez que a casa antiga tem é espaço de sobra... mas ao longo dos meses, caixas enormes e pesadas de moveis pra montar e grandes elétrodomesticos, junto com a já presente inutilidade presente na casa toda, deu um piripaque nos moradotes, estava dando desespero olhar pra tanta coisa amontoada -que sim, preciso me livrar disso pra me mudar de vez... mas tem uma coisa que eu noto muito e todas minhas terapeutas holisticas observaram: que a energia da casa antiga é tão complicada que interfere na vitalidade e apatia das pessoas...
tanto é que fiquei dando refresh na timeline do facebook, brinquei com a dog, fiz uma tapioca - mas estava enrolando pra fazer esse post... e tenho percebido muito bem isso na maioria dos outros.

Agora na casa nova, onde aos poucos móveis estão ocupando, onde deve, como deve e sem exageros, eu aqui que necessitava de cor nas paredes pra não morrer de tédio, ao me deparar com paredes branquinhas, sem coisas entulhadas, me promoveu duas coisas:
- espaços entulhados dão nó nas ideias, impedem de pensar
- espaços clean dão maior bem estar e as ideias fluem muito bem

quem consegue pensar em cima de uma pilha de coisas ?


Ah sim, também acatei a sugestão da coacher, quando me deu desespero do  tipo "o que vou fazer com esse monte de coisa que não uso/ não cabe na casa?"
Me disse para observar o que motivou a compra daquilo, agradecer por aquilo ter te apoiado em algum momento e se despedir, não simplesmente jogar fora/vender... e por incrivel que pareça com algumas coisas que consegui fazer o exercicio, descobri qual foi a necessidade que aquilo me atendeu... podem ter certeza que muita coisa foi comprado pra tentar tapar buracos emocionais. E por mais incrivel ainda que possa parecer: ficou muito mais fácil desapegar daquilo!

E por mais que se saiba não custa lembrar: comprar no meio de uma crise emocional é certeza de fazer compra por compulsão e sem necessidade.
Lição aprendida.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Blush Disco inferno - Everyday Minerals


Tenho esse blush há mais de ano (!!!!) e nunca falei dele - que é o meu preferido no inverno ou quando acho que um tom mauva escuro cai bem.
Este é um dos três blushes que eu tenho e não pretendo comprar outras cores pois as nuances  variam muito pouco no carão em si, a não ser entre grupos de cores, o outro que tenho é um coral dupe do Orgasm da Nars, da Silk naturals.



Mica (Cl 77019), lauroyl lysine. May Contain: Titanium dioxide (Cl 77891), iron oxides (Cl 77491, Cl 77492, Cl 77499), ultramarines (Cl 77007, manganese violet (Cl 77742).

Vegan | Cruelty free

O que diz o fabricante:



A textura mate brilhantes corar com o pop mais bonita de rosa para fazer seu rosto bonito.
A última palavra para um beijo natural de cor, cor fosca bochecha diárias Minerals vem em uma ampla gama de tons extravagantes, wearable. Para um olhar fresco-enfrentado, feminino que é extremamente puro, deliciar o seu rosto com uma dessas cores encantadoras. Sem esforço lindo!

O que eu achei:

É perfeito pra cor que eu imaginava, tanto que no inverno praticamente só uso ele - amo mauva escuro, e te garanto que se você é como eu que usa make eventualmente ou tem outras cores de blush pra revezar ela vai durar é muito!
Ele é mais escuro que a foto na loja, então se você for comprar algum dos blushes da marca, vale imaginar que eles são mais escuros.

Vem num potinho de 3cm de diametro com 4.8g , que eu já achei muito para meu uso - só que essa é a grande vantagem da maquiagem mineral de verdade,em pó e sem tranqueiras: se você manterr a higiene do pincel, não deixar em local úmido e nem usar pincel úmido pode durar ad infinitun, teoricamente não tem validade, o que determina se ainda presta é alterações de cor , textura, cheiro estranho - esse foi meu primeiro blush da saga de trocar minhas makes, tem mais de 2 anos e ainda está digno.

A embalagem é simples: tampa de rosquear e a peneirinha, o que não o torna a melhor opção pra você deixar na bolsa, nem pra viajar, acredite, o pó se movimenta e quando você abre vira uma farofa, uma bagunça que você não gostaria de ver, acredite!


Ah sim, aproveito pra falar que você não tem que ter um pincel de blush chanfrado (embora tenha um miniatura que veio em uma das paletas - mas eu não acho que ninguém TEM que ter nada, vc tem se quiser e se precisar #prontofalei!), cheio das nove horas e daquela marca super cara, cheguei a ter alguns Sigma mas meu preferido ever é esse duo fiber da NYX, uso em ângulo e fica muito bom.
No dia que resolvi usar outro pincel, o de blush do kit Ecotools, esse aqui, descobri a potência desse blush, o pincel pegou pó demais e parece que dei uma chinelada no rosto, e pior que não saia de jeito nenhum! Tive que lavar o rosto mimimi... Foi daí que conclui que a pigmentação dele é muito boa.

Na foto mostra a versão chinelada e ao redor a versão esfumada - com flash, só pra ter uma ideia pois sou péssima fotógrafa e admito...

A duração dele é bacana, em ambiente controlado consegue chegar em 5hrs fácil, em outros ambientes vai depender do calor, do grau de oleosidade do rosto e etc... mas 3hrs fica.

No quesito ingrediente - o lauroyl lysine é pra ficar atenta, está ligado ao aparecimento de acne, se você tem o problema de acne pela make que usou fuja, senão vá em frente, como não tenho problema, uso tranquilamente, embora é tão pouco pó que se usa...

Comprei na Iherb, por U$11 - clica aqui

PS- ja vieram comentar do nome, é isso mesmo shuashuashua, a cor se chama Disco inferno, que é o nome de uma música, ouça aqui.

domingo, 22 de junho de 2014

Creme facial pele oleosa - Cativa Natureza

Gente,  esqueci completamente do meu hidratante diurno! A marca me enviou pra teste no lançamento, como estava usando outro, esperei acabar (sim, pois não gosto de abrir produto só pra testar, quando se trata de cosmético orgânico)
Este é meu queridinho durante o dia, eu que tenho pele mista/ressecada, de manhã a tendência a oleosidade é maior.


Copaifera Officinalis Oil (Óleo de Copaíba), Melaleuca Alternifolia Leaf Water* (Hidrolato de Tea Tree), Própolis Extract (Extrato de Própolis), Matricaria Chamomilla Extract* (Extrato de Camomila), Bisabolol, Eugenia Caryophyllata Essential Oil (Óleo Essencial de Cravo), Lavandula Officinalis Essential Oil (Óleo Essencial de Lavanda), Aloe Barbadensis Extract (Extrato de Babosa / Aloe Vera), Glycerin, Pentaclethra Macroloba Seed Oil (Óleo de Pracaxi), Tocopheryl Acetate, Cetearyl Glucoside (and) Sorbitan Olivate, Xanthan Gum, Tapioca Starch, Sodium Citrate, Eugenol, Linaloo, Dehydroacetic Acid (and) Benzyl Alcohol.

Com 85% de insumos orgânicos rastreados

Certificação IBD | Cruelty -free

O que diz o fabricante:
Creme hidratante facial pele oleosa,desenvolvido para pele mista a oleosa, com textura leve e não oleosa. Com óleo de copaíba, extratos de camomila, extarto de própolis orgânico, aloe vera e óleos essenciais de Lavanda e Cravo.
Confere a sensação de conforto e maciez na pele, ajuda a controlar o brilho da oleosidade. Auxiliando na prevenção do aparecimento de acne / espinhas.

Indicado para pele oleosa e com acne, tem ação cicatrizante, secante, adstringente, anti-acne, anti-inflamatória e anti-radicais livres.

Livre de parabenos, corantes e fragrâncias artificais,formaldeídos, silicones, derivados do petrquímicos, ingredientes transgênicos e irradiados.

O que eu achei:
É uma loção bem leve, seu cheiro predominante é do óleo essencial de cravo que  além de emprestar seu perfume exerce a função antiséptica.

Pela composição dá pra dizer que é muito bom para acne, o óleo de copaiba, o hidrolato de melaleuca, o óleo essencial de lavanda mais própolis são agentes muito eficazes para o problema - mas fico devendo pois não tenho isso.

Como a grande maioria de cremes faciais de tudo que é jeito, ele espalha melhor se a pele está úmida de tônico, eu uso e não largo por enquanto o tônico pele oleosa da marca , tanto que já estou no 4. frasco de tanto que gosto. Usando dessa forma, meio pump do produto é suficiente (e é assim qua faço meus produtos multiplicarem o rendimento) - álias a embalagem pump é muito boa, adoro hidratantes nesta apresentação pois garante a higiene e maior estabilidade do produto já que não deixa entrar ar nem luz.

Quanto a oleosidade, que em mim aparece na zona T e pega um pouco das bochechas, gosto bastante de como deixa a pele, sequinha e em mim o efeito mate dura umas duas horas se estou em ambiente de clima controlado.
Exceto no nariz, que sempre manda dizer que é oleoso e não tem jeito.
Na outra porção da bochecha que é ressecada, não repuxa, provavelmente pelo perfeito equilibrio de aloe vera e óleo de pracaxi.
Também funciona como primer de make pra mim, já que deixa a pele sequinha e aveludada.
Recompraria, achei um bom produto!

Ah sim, pode ser usado a noite também , mas neste horário tende ao ressecamento e preciso de algo mais hidratante e como preventivo de rugas.

Acho o preço justo e bem competitivo com os produtos de farmácia. O frasco com 60ml custa 35.00 no site da marca - clica aqui.



sábado, 21 de junho de 2014

Que matéria é esta, revista Elle?

Neste mês, a mídia impressa colocou em pauta os cosméticos orgânicos.A única que foi digna de aplausos, foi a Prana Yoga journal, clica aqui.
Leitora do blog comentou sobre a reportagem na revista Elle, edição de junho e vou rebater algumas afirmações da matéria, agradeço muito a Saraiva mega store que permite os clientes lerem as revistas sem a necessidade de comprar.
clica que aumenta

A Anvisa realmente não considera um cosmético orgânico e nem tem legislação sobre o setor ainda, o que infelizmente gera margem pra ser criado greenwashing e não há lei que caiba processar uma empresa que o faça.

A tricologista em questão não é a mais indicada no assunto, em mensagem no twitter disse que  infelizmente não dá pra abrir mão do silicone em produtos capilares, clica aqui - quando eu e todas as leitores de blogs de cosméticos orgânicos, sabemos que dá pra ser feliz abolindo silicones e derivados de petróleo em cosméticos capilares (e em todos os outros).

A marca dela é um dos exemplos mais graves de greenwashing, tanto que contatei o IBD - a certificadora nacional, e eles me responderam que os produtos desta marca não são certificados por ele, como diz o rótulo, muito menos é possível um cosmético ser chamado de orgânico com derivado de petróleo na composição, um ingrediente proibido por todas as certificadoras orgânicas no Brasil e no mundo - clica aqu, e tem outa fórmula aqui.

Ainda rebatendo o que a tricologista diz, que não é possível fazer um cosmético 100% limpo, só posso lamentar e discordar fortemente. O hidróxido de sódio, mais conhecido como soda caustica e que entra no processo de fabricação cold process de sabonetes e shampoos em barra, reage com os óleos vegetais e se trransforma em espuma, quando usamos um sabonete feito desta forma podemos dizer que se trata de um produto 100% natural.
Ou ainda usar saponificante de derivado natural como Sodium cocoate, presente nos shampoos da marca orgânica americana, 100% Pure - vide aqui



Sobre o custo da produção, como comentou a idealizadora da Est - também discordo fortemente, marcas como Herbia, Ikove e Cativa Natureza, conseguem produzir produtos excelentes, concordo que são mais caros do que um produto dito somente natural mas perfeitamente 'pagavel' digamos assim, nada tão absurdo.Por R$34,90 é possível comprar produtos Ikove, com certificação pela Ecocert - ou seja, ainda é mais barato do que Kerastase, que usa silicones e derivados de petróleo e saem na faixa de R$50.

clica que aumenta
A marca Est é tida como produto natural, tem insumos naturais mas  tem sulfato e outros ingredientes sintéticos, vide uma fórmula de shampoo aqui -não poderia estar em uma matéria sobre cosméticos orgânicos.Expliquei as classificações e variedades dos cosméticos com fórmulas naturais, clica aqui.



Por fim a revista traz alguns produtos, que eu e minhas leitoras discordam fortemente. Não estou desmerecendo nenhuma marca, apenas analisando a questão de ser orgânico ou não.

Vejam que os único produtos 100% naturais são da francesa Nuxe e da americana Josie Maran, na Sephora está vendendo e fui lá só pra espiar a fórmula - que são mais caros do que as opções de cosméticos orgânicos que temos por aqui | Davines e Alterna desconheço | Yves Rocher vi  a loja da marca e sei que tem sintéticos neles | Est ja comentei que se trata de produto natural, tem sintéticos inclusive sulfato e corantes | Bioextratus é produto convencional.

São produtos caros que não condizem com a realidade do mercado orgânico, foi um desserviço esta matéria, pois não levou em conta nenhuma das boas marcas orgânicas brasileiras, diria até uma falta de respeito ao trabalho duro dessas empresas. Além de induzir a consumidora ao erro, indicando produtos não orgânicos.

Agora minha pergunta que não quer calar- se chegaram a contatar a Surya para a matéria, por que não indicaram produtos da marca, orgânico de verdade e com preços melhores do que os citados na foto?
Eu tentei descobrir quem assinou a matéria e também o email da redação, na revista não tinha. Fiquei com vontade de rasgar a revista por causa dessa matéria, felizmente não sou leitora assídua.

Eu realmente não gosto de fazer críticas no blog mas esta matéria foi muito absurda, não pude deixar de rebater.
E se alguém ler alguma matéria que não concorda, envie pra mim, pra gente poder rebater. Não dá pra aceitar esse tipo de coisa num mercado sem regras claras, prejudica o movimento dos cosméticos orgânicos de verdade.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

As boas compras na Lush

Pois é, eu desanimei quando vi algumas composições dos produtos da Lush - vi sulfatos e parabenos. E como sabem, reabriu sua loja na região da Oscar Freire.
Eu amava a marca britânica quando ainda existia no Brasil, amava a máscara de alface, era sensacional !
E eu quis chorar quando foi embora, pois desde que me conheço por gente gostava de cosméticos com plantinhas na composição, faz uns dois anos, pedi pra minha amiga trazer o Mint jupips (resenha aqui) - um esfoliante labial a base de açúcar.


A marca por definição é natural, com pouquissimos ingredientes sintéticos, levanta a bandeira do cruelty-free e tem muitos produtos vegan, não todos, assim como não todos tem fórmula 100% natural . Merece ser levado em conta já que em terra brasilis não tem uma ampla variedade de cosméticos 100% naturais.

Quanto as preços, achei justo, pelo tanto de ingredientes naturais que tem, os preços estão  bem equivalentes aos produtos Body Store (que desabafando, eu acho que ela copiou o layout da Lush #prontofalei) - mas a grande diferença é que na loja da Lush você não fica com dor de cabeça ao entrar, muito pelo contrário, fuçar produtos e testar lá acaba sendo uma sessão de aromaterapia, já que em grande parte os produtos levam óleos essenciais.

Lá pelos idos de 2002, quando a marca ainda estava por aqui , e porque não no mundo todo, desde essa época ela já tinha um ar artesanal e é, coisa que se poupularizou aqui no Brasil bem recente. Realmente é uma inovação que merece sim levar os créditos e ser levado em conta. Os formatos e nomes são muito criativos, divertidos, lúdicos, inusitados - dá pra ficar doida !

A marca sempre  usa conservantes naturais como sal, mel e argila, no que eles chamam de produtos auto-conservantes (e é o que vou mostrar no blog pra vocês).
Quanto a questão dos parabenos, estão pesquisando para que eles sejam substituídos, que na regulamentação européia é permitido até 0,4 % , a Lush usa 0,2% - se for pensar bem, é pouquissimo, mas como é controverso, prefiro não usar.
Seus produtos duram de 28 dias - as máscaras frescas, como a de alface, que só com a implementação da fábrica aqui no Brasil serão relançadas. De 3 a 4 meses os mousses de limpeza facial frescos, demais produtos que levam parabenos, phenoxyetanol e benzyl alcohol 14 meses.

Fiz uma seleção de produtos com fórmulas 100% naturais:


Desodorante T'eo - a base de bicarbonato de sódio e vários óleos essenciais por R$36

Tiny hands - Creme sólido para as mãos - por R$32,50
(gente, isso é incrivel - a mão fica macia por umas 3 horas fácil, meu creme da Pai está no fim, tive que trazer um, fora que é muito divertido usar isso!)


Perfumes com base alcólica e óleos essenciais - variam conforme tamanho e composição - entre R$75 a R$302,40

(Estou besta que a fixação e duração alcança 6 horas fácil, a vendedora disse que tem dia que ela toma banho e no dia seguinte ainda tá lá)

Barras de massagem corporal - entre R$43 e R$49
(varia conforme os óleos essenciais presentes -a base é de manteigas vegetais diversas cacau, karité, abacate e manga)

Ah sim, o que é muito legal é a transparência da marca, em todos os seus sites, sempre tem a formulação e  a loja fez um catálogo com todos eles, tanto no site quanto nele, os ingredientes naturais são marcados em verde e os sintéticos em preto, então fica fácil de ver o que é 100% natural. E ainda marca o que é vegan.


Álias, esse post ficou bem recheado graças ao catálogo, que sim é gratuito (e não, ninguém me pagou pra fazer este post).

No fim, fiquei muito feliz de ter sido levada de repente pelo marido que decidiu ir do nada pra lá, alterando a programação do dia (e ainda tirou as fotos , vcs sabem que sou péssima rs...), disse que não queria ir por ter parabenos e sulfatos e mimimi e etc... (ok mereço um tabefinho rs... tava frio, tava desanimada... sou Vata , não funciono bem no frio... deem um desconto rs...) mas que sim, a marca merece todo o respeito, tanto pelas boas fórmulas naturais (que pasmem já tem 34 anos!), quanto todo seu empenho em causas cruelty free e por querer aprimorar sempre, cogitando e estudando alternativas para a retirada dos parabenos.

A boa notícia é que terá loja virtual, muito bacana, assim não fica só em SP esse tanto de produtos naturais!
Pra quem está curiosa, pode olhar pelo site da Lush UK - clica aqui.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Sabonete Líquido 100% natural Neem, Aloe & Melaleuca -Sal da Terra

Recebi há algum tempo este sabonete líquido pra teste, a foto ficou indigna pois esqueci de tirar uma antes de começar a usar... e acabei usando quase tudo rs...
(perdoa a pessoa pois está doidinha com a mudança...)


Composição: Óleos saponificados de Arroz, Palmiste (orgânico e kosher), Neem e Mamona, Extrato Orgânico de Aloe e Óleos essenciais de Melaleuca, Laranja doce e Litsea cubeba

Vegan | Produto artesanal
O que diz o fabricante:
Tanto o óleo de neem como de melaleuca possuem atividade antimicrobiana reconhecida, sendo interessante no combate a fungos e bactérias na pele e cabelos.

Pode ser usado em todo o corpo.

O que eu achei:
Sua consistência é bem líquida, assim como os shampoos da marca, que são saponificados.
Seu cheiro predominante é uma mistura de litsea - algo herbal com laranja , então fica um cítrico herbal suave, que com o tempo e que é da própria natureza dos óleos essenciais, ele some... antes que protestem - gente não tem o que fazer, óleo essencial volatiza, ponto, chegando no meio do frasco, sumiu o cheiro - o que acredito piamente que aconteceu por ter deixado na janela do banheiro onde bate sol de manhã-  A solução pra isso é acrescentar os OEs, como eu fiz.

Pela composição, é possível dizer que vai bem em peles mistas, pelo óleo de arroz dar um efeito matte e que é um bom sabonete bactericia, pelos óleos de neem é melaleuca- antiséptico, antifungico e bactericida potente, o que o torna o substituto perfeito para os sabonetes líquidos com triclosan, que sim faz mal e polui, saiba mais aqui

Em peles normais, vai muito bem, eu que tenho o colo tendendo a oleoso, achei muito bom, nas canelas que são ressecadas, precisei de um hidratante.

Como tem propriedades bactericidas, antifungicas e etc, achei muito bom pra lavar calcinha no chuveiro e como sabonete intimo, não ardeu.

Pelo óleo de arroz, julguei ser adequado para o rosto, como conta com aloe vera, limpou bem sem ressecar - lembrando que tenho pele mista/ressecada.

Também testei como shampoo, pois tenho oleosidade na raíz, limpou muito bem o couro sem  ressecar, nem pesar,  um bom condicionador deu conta do ressecamento dos fios no comprimento, tenho a raíz oleosa, pesados, compridos.

Além do que, o rendimento é muito bom, um pump pra lavar o couro  (lembrando que essa não é sua função original), meio pump é suficiente para rosto e área íntima e um pump corpo inteiro. Usando em dois no box, durou uns 4 meses fácil, isso porque eu inventei de testar em outras funções. Ah sim e nem precisa dizer que amo o 100% natural pela multifuncionalidade!

Gostei muito pela multifuncionalidade e pretendo comprar pra deixar no lavabo
O frasco com 250ml sai por R$19 + frete, procure na sessão de sabonetes liquidos, clica aqui.



terça-feira, 17 de junho de 2014

Desodorante Aloe Vera - Cativa Natureza

Desde que li sobre  Alumem de Potassio ser prejudicial, fiquei com a pulga atrás da orelha (saiba mais aqui) e evitava usar desodorantes com ele, então descobri que o ingrediente foi proibido pela certificadora brasileira IBD, que ao meu ver é bem mais rígida do que a Ecocert, por via das dúvidas achei melhor não usar. Usei o Pit Potion - mas que é muito chato ter que importar produto de uso diário é.

Então a Cativa lançou seu desodorante, cujo principio ativo  é a prata - agente bactericida, que é aprovada pelo IBD, e é seguro.


extrato de Azadirachta indica (neem) , melaleuca alternifolia folha água (hidrolato de tea tree) *, álcool, propanodiol, extrato hamammelis virginiana, extrato de aloe barbadensis, extrato de sálvia officinalis, citrato de sódio, ácido dehydroacetic (e) o álcool benzílico (e) ácido benzóico, Cananga odorata (óleo essencial de ylang ylang) , Saccharomyses fermentar, hectorite, prata (CI 77820), salicilato de benzilo, benzoato de benzilo, farnesol, linalol.

Certificação IBD | Vegan
O que eu achei:
Gosto bastante de produtos em spray, gosto mais ainda quando entra neem na composição, potente bactericida, antifungico, inseticida.
Seu cheiro é herbal floral muito mas muito suave, nada enjoado,da combinação da salvia com ylang ylang.

Em mim secou rápido o que já é um ponto bastante positivo e não manchou minha roupa.
Então testei durante minhas sessões de Just Dance no Wii, que nos 28 graus fazia suar muito, imaginem uma aula de aeróbica.
Pois bem, nessa atividade física ele foi muito bem, não fiquei fedendo, oba!

Durante caminhadas ao ar livre com sol, também foi muito bem - mas notem que eu não costumo suar na rua.
Por fim, para meu uso que é só nas horas de malhação e caminhadas ao ar livre ele cumpre.

Ah sim, marido usa com spray antiséptico nos pés e ele gosta bastante, por ser em spray é bem mais prático - aqui em casa os desodorantes são usados nas axilas e nos pés rs... e o cheiro nem faz diferença pra ele, já que usa nos pés.

Comprei no site da marca por R$29,90 - clica aqui.

Update 25/02/2018 - na época do post eu morava em SP, agora que moro no interior de SP, Itapevi, não tem dado conta no verão, somente no outono e inverno

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Enfim, uma matéria digna!

A minha queridissima, salve salve revista Prana Yoga Journal, simplesmente arrasou com uma matéria simples e acertando emj cheio:


Na página 19 da edição de maio/junho diz:
É Bio!
Os cosméticos orgânicos se caracterizam pela ausência de derivados de petróleo, substâncias tóxicas e por não serem testados em animais. O instituto Biodinâmico IBD os classifica de acordo com a quantidade de orgânicos - 100% orgânico; orgânico: no mínimo 95% com ingredientes orgânicos - de 50% a 95% natural e natural com 5% de ingredientes naturais.

Então indica marcas como Alva, Cativa, Ikove, Surya, Sal da Terra e Weleda- marcas já conhecidas e aprovadas pelas consumidoras de cosméticos orgânicos, lembrando que Weleda agora tem certificação do IBD.

Tem como não amar?
Em tempos de notícias circulando sobre 'seu cabelo pode ser prejudicado se você não lavar com shampoo industrializado da perfumaria', só posso aplaudir o editorial da revista Prana Yoga Journal, que conseguiu resumir  em uma página o que é um cosmético orgânico de verdade! Uma editora pequena, nem tão famosa assim, conseguiu dar de 10 a 0 em cima da editora Abril nessa matéria, na minha opnião.

Fico feliz por ser leitora assídua da revista há quatro anos, e fico mais feliz com as matérias super bem feitas de auto ajuda, espiritualidade, muito além do Yoga.
Site da revista, clica aqui.

Ah só uma observação: da Weleda só evite os shampoos, pois tem sulfato e algumas tranqueiras que a gente não aprova.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Compra na Cosme De

Estava louca atrás de produtos John masters organics mas a Feel Unique não entrega a marca no Brasil, snifs!
Então alguém me disse que no Morangão vende, mas como a loja tem sido praticamente taxada automaticamente, fui dar uma espiada na Cosme De, gente que alegria! Vende alguns produtos da marca, como o Bare detangler Unscented, que é uma das opções sem óleos essencias da marca.


Já conhecia a loja de quando usava cosméticos convencionais, era boa pois vendia os produtos exclusivos da Shiseido voltado para orientais... masssssssssss como esse mundo de cosmético convencional testado em animais e com mil e uma tranqueiras nocivas não me pertence mais...

... agora dá pra comprar John Masters, Jane Iredale, Jurlique, Lavera, Dr. Hauschkla, EcoTools, Pangea Organics, Neal's Yard e Weleda por lá - mas não tem a composição de todos os produtos, melhor ver em outras lojas e sites próprios. O bom é que o frete é grátis e com rastreio. O ruim, como sempre é a demora dos correios daqui, demorou 2 meses e uma semana.
De qualquer modo a loja é confiável, e é bom ter mais uma opção de compra internacional -clica aqui.


terça-feira, 10 de junho de 2014

Hyaluronic Acid Firming serum - Now Foods

Apesar de usar bons produtos para conter oleosidade e manter a hidratação, eu realmente queria algo que fizesse controle efetivo nas marcas de expressão.
Então ao ver esse produto muito bem cotado e por um preço amigo no Iherb resolvi apostar... e fiquei muito feliz!



ácido hialurônico Água (aqua), suco de aloe barbadensis folha *, glicerina, goma xantana, aroma natural, hialuronato de sódio (ácido hialurônico), camellia sinensis (chá verde) extrato da folha, extrato de algas, colágeno solúvel, hinoquitiol natural.
* CertificadoOrganico

O que diz o fabricante:
Naturalmente Reduz a aparência de linhas finas
Paraben livre
Rehidratar
Glúten free
Estado: Para todos os tipos de pele. Pele desenvolvimento de linhas finas ao redor dos olhos, testa e boca, com uma perda de elasticidade.

Sobre o ácido hialurônico:
O ácido hialurónico é uma substância que se encontra naturalmente no corpo humano. Classificada como um polissacarídeo (um tipo de molécula de hidrato de carbono), ácido hialurónico ocorre em concentrações elevadas no tecido conjuntivo e em fluidos oculares. Age atuando como uma almofada e lubrificante nas articulações e outros tecidos.
É um ingrediente ativo de vários cremes antiage no mercado convencional. Preenchendo rugas e marcas de expressão.

O que eu achei:
É um gel aquoso transparante, com um leve cheiro herbal que não deve incomodar narizes mais sensiveis.
A embalagem é boa, vem com um plástico lacre e nada mais, eliminou-se papel desnecessário, o que acho ótimo -  e na forma de pump que é meu preferido por evitar contato com o produto e também a oxidação.



Tem uma absorção surpreendentemente rápida, tanto que para melhor proveito, uso à noite o tônico da Ikove, pois com umidade ele desliza muito melhor.
Um pump é o suficiente, como uso só a noite, acredito eu que vá durar uns 4 meses, com um mês de uso continuo só desceu 1/4 de produto.

Mas a coisa mais surpreendente é que ele deixa a pele super hiper macia, quase como de bebê e não mela, nada, nadica de nada!Na minha pele mista/ressecada, deixa uma textura mate surpreendente, efeito de primer mesmo, tanto que gosto de usar com essa função. Na verdade, achei que o efeito matificante + super hidratação até melhor do que o meu ex queridinho, o serum de romã da Weleda.
E esse efeito mate é estavel também no calor, usei por uma semana  em março e consegui este efeito também.
A única coisa que sei que dá efeito mate é o chá verde...

E se quiser usar algo mais potente, tudo bem, não reagiu dando alergia, pelo menos não na minha pele... bom na verdade todos os seruns são indicados para se usar antes do creme de costume, turbinando o efeito do creme hidratante ou antissinais.

Quanto a prevenção de rugas, não tenho como falar tanto pois estou na casa dos 30, quanto a marcas de expressão, devido a um defeito na arcada dentária, tenho bigode chinês, que foi a verdadeira motivação pela compra.
Posso dizer que houve uma melhora significativa no aspecto, preencheu um pouco o sulco e atenuou a marca. Gostei! Na verdade amei, pois por U$12.73 é menos da metade do sérum Weleda, virou meu queridinho!
Comprei na Iherb - clica aqui

sábado, 7 de junho de 2014

[Minimalismo] semana 6 - da compulsão

Como já sabem,  aconteceu a Bio Brazil Fair,  além da comida orgânica, tinha lá na ponta dos meus dedos a maioria dos cosméticos nacionais.
Para uma consumidora sem problemas emocionais que eram descontados na forma de compulsão, tudo normal - mas para uma ex-shopaholic que já chegou a gastar numa tarde no shopping 1/3 do ótimo salário fruto de um trabalho que detonou sua saúde, sim era um problema, para alguém que não pode sair comprando algo por ter achado o cheiro mais incrivel do mundo também é um problema (por mais que aquele cheiro vindo dos óleos essenciais traga efeitos no emocional).

Mas enfim, do planejado para gastar com cosméticos que eu precisava repor,me saí muito bem, comprei exatamente o tônico diurno e o noturno, deslize foi só no condicionador, pois o shampoo já estava no planejado - mas digo que foi uma tarefa herculea estar na 'disneylandia dos cosméticos orgânicos' e de TPM, esta vilã da grande maioria dos meus ataques shopaholic. Graças aos céus que meu respeito por cada planta que tem num frasco é maior que minha compulsão - sei que não posso acumular, pois se acumulo não dou conta de usar antes de vencer.
Sobrevivi sem fazer um rombo no orçamento.

Alimentos em geral que nesta feira tem preços muito melhores, também consegui me controlar e produtos de limpeza idem (mesmo porque jurei que na minha casa nunca entrariam produtos de limpeza químicos e tóxicos, do jeito que meu nariz e do marido anda sensivel a qualquer fragância sintética não acho que a proibição seja quebrada). Nesse sentido o smartphone é o maior aliado, numa lista simples, anoto preços de produtos que sei que vou usar, como o detergente da Biowash que não contém sulfato e por isso não detona a mão , nem  ajuda a formar a espuma pavorosa no rio Tietê. Nesse caso valeu a pena, pois comprar detergente pelos correios pesa... isso foi necessário
(e entenda que aqui é um blog sobre orgânicos e propostas bem naturais)

Então tá... fomos ao shopping para deixar a leitura em dia: pegar muitas revistas e ler somente o que interessa (essa foi uma das maneiras que adotei há muito tempo pra não sair comprando todas as revistas). Mas no caminho até a livraria, estava  a Forever 21 sem nenhuma fila... já faz praticamente dois meses que tinha combinado que não compraria roupa 'porque achei legal'- mas queria entender o que faz um bando de mulheres esperar numa fila de 3 horas pra entrar na loja.

Primeiros 10 minutos, nada de surpreendente, a não ser preços bem convidativos para itens básicos como tops e regatas... até que: meopai! que calça super linda, super diferente!
Então puxei da mémoria que tinha que dar jeito no meu excedente, que essa calça provavelmente me faria comprar um sapato pra combinar, pois sim, eu tentei imaginar qual sapato daria certo... e por fim, a lembrança mais pesada: minhas dogs não tem teto na casa nova!
(seria mais fácil me mudar e conviver com elas dentro de casa, mas como a beagle foi adotada com seis anos, ninguém conseguiu ensina-la de que marcar território com xixi na casa não pode...)
A vida inteira criei todas as dogs no quintal e apesar de ter conseguido minha graminha, tem um problema: não tem área coberta pra elas... e como faz com a chuva?! Preciso construir um canil de concreto...

Então desisti da ideia, mas a praga é que a mulherada fashionista circulava até na livraria com aquela bendita sacolinha amarela... e o mau humor da TPM, muito mal acostumado a tomar um comprimido de compra, começou a me irritar, daí tive a ideia de que ia comer um dos melhores hamburgueres de SP...

Tudo certo, pois precisava comer mesmo e na TPM me permito um deslize alimentar...
Aí que me veio um insight, que para aguentar a dor da massagem que atenuava minha dor crônica (sim, a massagem era punk, de querer socar a fisioterapeuta mas garantia uns dias sem dor), eu pensava em comida, sempre junk food e sempre calórica, como coxinha e quibe que dentro da minha rotina não entrava... e que se antes eu compensava o stress, ansiedade ou TPM em compra, me caiu a ficha que só troquei uma compulsão por outra: comida!
Faz  dois meses que como praticamente o dia todo, trabalhando em home-office é muito mais fácil.
Daí que me toquei que dobrar o corpo em obliquo já ficou dificil, e que uma das minhas calças não entra...
(e já vi isso em terapia - minha mãe me dava mamadeira pra eu ficar quieta em vez de dar atenção ou colo - só que, até os 7 anos?! E vive dizendo que comida acalma cachorro... então daí da pra ver de onde veio minha associação comida x calmante...)

Pois é, saber aromaterapia pra isso eu sei - o duro é que quando você é a sua aromaterapeuta, você tem que ter noção exata do que tratar e tratar só o sintoma é igual alopatia, que você precisa de um para o que leva a compulsão... bingo... achei!

Por fim, uma frase me marcou bastante hoje: "toda compensação traz uma certa deformação " 
 Adler - discipulo de de Freud

Aguardem cenas dos próximos capítulos...

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Bio Brazil Fair 2014

Nessa hora que percebi que estou um bagaço, só sobrou o pó rs... normalmente entraria em tudo que é stand pra fuçar mesmo, comprar... mas estou sem energia e grana devido a mudança de casa.
Mas enfim, fui lá pra repor alguns dos meus cosméticos que estão acabando e lógico pra contar aqui as novidades. Senta que é um post grande rs...

Segundo última pesquisa, o mercado nacional de orgânicos, roupas, alimentos e cosméticos, alcança 6% de consumidores, com tendência a crescer cada vez mais.
Vamos lá - o nome da marca é o link para a loja virtual:



Cativa Natureza


Eu gosto da grande maioria dos produtos da marca, poucos que usei não deram certo. A novidade é a agua hidratante de aloe vera, que eu chamei de água termal, mas é uma água termal turbinadissima! Meu cabelo que acordou elétrico hoje gostou dele, pode ser usado como tônico e já descobri que serve como spray de brilho/hidratação nos cabelos rs... Tem um cheiro parecido com a linha Buriti mas um pouco mais suave. Custa R$24.

O outro lançamento é a pasta regeneradora copaíba, que é indicada pra dermatites mas principalmente psoríase e até rosácea, me impressionei que o tamanho de uma ervilha hidrata muito bem as mãos.

E agora a marca terá amostras nas lojas, estes são sachês do hidratante pele oleosa, da manteiga de Buriti e do sabonete Buriti.



Surya Brasil

Estava com dois stands, uma do Espaço Surya - spa da marca, servindo lanches veganos (que é a filosofia da marca) e com outro de cosméticos. Neste ano lançaram shampoos para uso profissional, tanto no Espaço Surya e para salões que quiserem adotar a linha natural orgânica (estou orando por isso, pois morri de inveja das americanas o ver um salão John Master Organics). Também tive que parabenizar a química responsável por tirar as tranqueiras da máscara Color Fixation. Que álias, entrou justamente pra fazer uma faxina de tranqueiras hehe...



Herbia

A linha Lippia Alba foi repaginada, foi o shampoo (resenha aqui) que meu cabelo mais amou nesses três anos de orgânicos mas a cor laranjinha sumiu, está branquinho agora, (só vi quando cheguei em casa, preciso perguntar) e na Bio Fair passada, prometeram o condicionador dele e eis que finalmente! Não resisti e comprei, pois o cheiro é sensacional!
Repaginaram a linha de hidrolatos e óleos essenciais, que neste ano entram manjericão e cravo.

Mas o que realmente achei interessante foram os absorventes zero química nociva da Natracare, como dioxina (saiba mais aqui e eu parei de usar absorvente comum porque ficava toda assada!) e biodegradaveis. Me impressionou a finura do absorvente!

Os absorventes externos custam entre $15 e $18, dependendo do modelo, os internos a $18.90  e os de uso diário a $11.90.
Todos podem ser compostados, na terra, não na composteira de minhocas, pelamore!


Alva
Neste ano trouxeram mais pincéis Ecotools, com destaque para o case com 5 pincéis e o jogo travel size que postei aqui.
E a linha de maquiagem que está embalado em papel resistente, achei bacana pois me dá desespero o fato de estojinhos de make serem de dificil reciclagem, além disso os duos de sombra terão refil.

Weleda
Esqueci de tirar foto, mas a marca agora ganhou certificação do IBD o que dá dupla garantia de não testes em animais no Brasil.


Na Natural tech
Pra quem não sabe, no pavilhão inferior acontece a Natural tech - este ano teve um espaço para palestras, onde por exemplo hoje estavam falando sobre veganismo. Também encontrei Mandioqueijo, adorei - pois estou viciada em tapioca de queijo e o colesterol não gosta muito disso rs...
clica que aumenta


Na parte de cosméticos, encontrei a Biologicus, que já resenhei a espuma facial aqui, lembrando que a marca não é orgânica de fato mas tem fórmulas seguras que as consumidoras do setor aceitam usar, além de claro, não fazerem testes em animais, importantissimo isso pois no blog não entra resenha de cosmético com crueldade.

Lançamentos deste ano a linha Triodex, para queimaduras e picadas de inseto e para dores musculares. Gostei também do repelente, com fórmula bem ok, o cheiro de citronela predomina.
Em breve loja virtual.

Gostaram das novidades?

terça-feira, 3 de junho de 2014

[Minimalismo] semana 5 - Da digitalização das coisas

Esta semana apareceram do nada no meu email (?!?!?!) duas coisas interessantes: o Kindle do Amazon.BR  e scrapbook digital.

O Kindle é um reader do Amazon, que vende livros digitais e este leitor é sincronizado tanto no PC como no tablet. Achei muito bom, pois assim diminuo minha pegada ecologica com relação papel, e como sou uma leitora voraz, também não tenho tanto espaço pra guardar a montanha de livros que tenho. Além do que, os preços são bem melhores do que na versão em papel, por cerca de R$8 já dá pra comprar um livro digital.

Os livros tecnicos de aromaterapia, fitoterapia , ayurveda, não abro mão da versão em papel, mesmo porque eu coloco tags  e rabisco todos com notas pessoais. Mas livros que não preciso fazer tanta anotação, posso muito bem ler no tablet ou no PC.



Eu adoro scrapbook e estou fazendo projetos para as fotos que irão compor a decoração de casa, mas sempre me toquei que é um artesanato nada sustentavel, vai muito papel, além do que ao custro médio de R$4 por folha, $10 adesivos e etc x muitos deles, um projeto não sai mais por menos de $50.
Então do nada apareceu no meu email a versão digital (talvez por estar procurando material para scrapbook no google), onde o impacto ambiental fica só na moldura e em apenas uma folha impressa - sensacional!

Por fim, as centenas de anotações que preciso organizar para a casa nova e mudança, estou fazendo em quadro branco e no tablet, usei praticamente só 10% de papel se não tivesse essas duas ferramentas novas.

E você, que medidas digitais incorporou na sua vida para diminuit impactos ambientais, cortar custos e ganhar mais espaço fisico?

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Press Release Distribution