quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O dificil exercício do desapego

Eu era daquelas que comprava muito - comprava qualquer coisa por qualquer motivo: por ter gostado do cheiro, por ter achado legal, porque "tinha que ter", porque fiquei aborrecida, porque atingi uma meta e merecia um mimo... enfim, N razões... adorava ter alternativas pra variar ou conforme minha necessidade. Isso em termos de cosméticos - outras coisas era mais contida.

Pegou forte em 2009, quando sofri com a perda de uma tia muito querida - praticamente uma das minhas segundas mães (sim tive três, rs...). Daí a coisa desandou e saí comprando tudo-quanto-é-coisa pra-tapar-o-buraco, como se a ausência dela fosse possível ser suprida, como se fosse possível reconstruir o rombo que ficou com argamassa de cremes e tijolinhos de estojos de makes...

E eu sempre lia e fazia o que estava ao meu alcance pra deixar menos impacto ambiental: apago as luzes, imprimo em PDF comprovantes, tiro da tomada aparelhos que ficam em standby  quando não estão usados, reciclo, reutilizo e por aí vai...

Mas até que cheguei nesse movimento, nesse projeto de beleza saudável - me dei conta de quantas coisas comprava sem necessidade, de quantas coisas acabavam encostadas... muita coisa acabou sendo doada mesmo - mas veja aí o quanto de dinheiro poderia ser poupado, quanto recurso natural deixou de ser poupado pra satisfazer  um impulso (leia-se desde o custo de produção, embalagem, transporte - tudo isso gera CO2). 

Eu ainda preciso ter alternativas de cosméticos - como por exemplo, um sabonete para um banho que me ajude a acordar e outro pra ajudar a dormir. Porém desde que decidi buscar cosméticos ecologicamente corretos e sem químicas em excesso,meu critério passou a ser muito mais rigoroso - agora pra abrir a carteira eu preciso ler o rótulo pra ver o que meu corpo  absorverá e me certificar de que foi produzido de modo sustentável e infelizmente no Brasil ainda não há tantos produtos que passem nesta peneira. Me ajudou a comprar muito menos e com mais qualidade.

Ah, não digo que parei de usar os cosméticos convencionais, principalmente make que ainda não existe no Brasil, e o que tem é salgado demais -por isso usarei até o fim o que ainda tiver e aos poucos vou trocando, já basta minha cota de desperdício...

Até que estes dias, ao dormir fora de casa - eu esqueci minha necessaire com meus produtos com menos química, que foram difíceis de encontrar e blablablá...  me deu um aperto no coração! Sério mesmo... o que era pra ser um momento total day-off se transformou na ruminação de ter esquecido meus queridinhos...

Então tomei banho, com o kit do hotel mesmo- um shampoo bem ruinzinho e cheio das químicas que tenho procurado evitar... mas o que salvou foi a miniatura de um óleo que ganhei na Beauty Fair.
Depois... de cabeça mais fria, pensei - quanto apego! O cabelo não ficou do jeito que gosto mesmo com o óleo mas estava limpo.

Os produtos para o rosto vieram, o que pra mim era mais importante - mas duas coisas me marcaram:
- o quanto sou apegada a cosméticos: chega a ser um vício!
- posso sobreviver sem o shampoo-que-deixa-meu-cabelo-lindo-e-saudável.

Então, a maior lição pra exercitar a partir de agora é o desapego mesmo, se cuidar é um prazer mas se vira vício ou obrigação, passa desse estágio e vira uma paranóia nociva - e não chega a ser exagero dizer, até para o planeta!

Pense nisso...

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

[Diário] Parando de fumar - semana 1

Como contei aqui, dia 5/11 - caiu minha ficha sobre o estrago que o cigarro fez na minha pele, por isso dia 6 eu decidi parar de vez, tamanho o choque que levei. Claro que considero uma hipocrisia falar de beleza somente externamente, quando sei que tenho hábitos detonantes de beleza. Não sou exatamente o ideal de saúde, porém pretendo ser. E justo o cigarro que é o pior inimigo da beleza...
(e óbvio que eu sei que não é só a pele que sofre... mas o fato do cigarro ter pisado no meu calo nesse aspecto foi o estopim! Poros dilatados que não fecham... cravos... por isso esse será um relato do ponto de vista da beleza.)

E como digo que este canto é o registro do meu projeto beleza saudável - acho que me auto ajuda registrar as etapas. Coincidentemente, calhou com o início  do Dr Drauzio Varella no Fantástico, só não partiu daí a idéia. Irá me ajudar muito nessa nada mole tarefa - o site do programa está aqui. Pior que calhou bem no meio da TPM - e a minha é das brabas...

  • O processo: 
Basicamente, fiz da maneira mais traumática possível, tive um rompante, um xilique de que deveria parar de fumar... e parei assim, na marra - coisa que foi um erro, quando dizem que é melhor diminuir pela metade o número de cigarros progressivamente e marcar um dia D  pra isso.
Por conta do xilique - acabei optando por parar de uma vez só.

No primeiro dia (domingo 06.11) estava tranquila - mas segunda, tive uma larica tenebrosa de abstinência, num pico em que os neurônios se revoltaram e eu literalmente endoidei - aqui conta o que você pode passar, embora eu já soubesse pois é a 3. tentativa.
É como tirar uma droga ílicita, você literalmente endoida!

Dos sintomas que podem ocorrer, tive:
- Bipolaridade
(ora eu ficava inquieta, como o esquilo que tomou overdose de guaraná, ora deprimia)
- Disturbios de concentração
(não conseguia ler um capítulo de algo, passava creme, ia ao banheiro, mexia no PC)
- Insônia
(apesar de já ter o quadro devido as dores crônicas, senti que piorou demais - tanto que escrevo este post as 4 da matina)
- Tontura
(essa sem dúvida é a pior de todas... a cabeça roda e o estomago embrulha ou enjoo e a cabeça roda)
- Mau humor ao cubo, falta crônica de serotonina
(tenho tentado ficar quieta pra não dar patada em quem não merece... e não pular de alegria quando encontrei algo que queria muito - que mulher não vibra com uma nova aquisição e ainda numa promo?!

  • Recaídas
Sim, podem acontecer - mas como li, não precisa remoer culpa, pense que é como furar uma dieta, comendo uma torta... só por ter comido um pedaço você desistirá de todo trabalho?! Mesma coisa nesse caso... não aguentei uns 2 dias... acendi o cigarro,coloquei na boca pra sentir o gosto, não traguei e logo em seguida apaguei... por isso fracassei? Não - só preciso continuar firme e forte, não desisti e não desistirei, hei de conseguir!
  • O que diz o médico?!
O médico que me acompanha por conta das dores crônicas, além de ter ficado muito feliz com a notícia, disse que isto é normal - e que até o cérebro se reacostumar com a nova programação: e acredite o cérebro começa a fazer escândalo pedindo cigarro - mas percebi que depois de algum tempo, acaba desistindo.
Nessa semana foram 2hrs de revertério, e é justamente aqui que entram as famosas substituições por comida - no meu caso, foram palitos de salsão: crocantes, baixas calorias e mantém a boca ocupada rs... com o plus de ter fibras
Ah - e essa tortura dura uns 21 dias aproximadamente.

Pensei em pedir alguma medicação para a instabilidade do humor - mas depois pensei que seria mais uma coisa a fazer detox, não quis. Como sempre, usarei florais, homeopatia e muita aromaterapia.
Aos poucos vou contando as ajudas nessa batalha.

sábado, 12 de novembro de 2011

Lançamento | Óleo de Argan - By Samia

Ok que sou muito suspeita pra falar de óleo de By Sâmia, pois os produtos realmente são excelentes e de qualidade impecável.

Fiquei muito contente ao saber que o Argan entrou na linha de óleos vegetais da marca. Em frasco com 30ml a $50 réis - o que acho um preço muito justo, e dá tranquilidade de saber que tem a marca no rótulo, assim não há dúvida de que seja um produto de primeira qualidade.



O óleo pode ser comprado pela loja virtual ou no show room. Maiores informações, clique aqui.



sábado, 5 de novembro de 2011

[Diário] Apenas um insight...

Juro que não me lembro exatamente quando li um post, num blog americano que é a inspiração do nome deste, que na verdade tem tudo a ver com meu projeto de vida, de ter uma beleza saudável, contei aqui no "sobre o blog" um pouco da minha história da minha intoxicação com remédios alopáticos.

Mas até sexta passada, eu realmente não sabia como era minha pele de fato - eu via sim poros dilatados, alguns cravos... até que eu fiz uma depilação facial completa com a técnica da linha.
Quando os pelos sairam da frente, pude ver que NADA do que estava fazendo adiantou... só consegui ficar chocada!

A não ser máscaras anti-cravos que realmente funcionam e arrancam mesmo os ditocujos - nenhum cosmético do mundo resolveu minha questão dos poros dilatados! E digo do mundo pois consigo comprar em sites estrangeiros. Cosméticos caros, de marca renomada - isso foi outro choque...

Antes disso, o blog   Mocinha Kawai  começou a falar dos componentes nocivos dos cosméticos tradicionais, daí comecei pesquisar sobre o assunto e como também já disse no "sobre o blog", tenho dois bíoquimicos farmacêuticos na família, então comecei a interrogar o que pude e o restante muita pesquisa - então foi outro choque!

Claro que o momento atual é estressante e contribui também para piorar as coisas, o sentir na pele é realmente literal - sofre muito com isso. Obviamente o fator fumar também prejudica muito, só que nessas horas o que mais fazemos é isso... e eu ouvi de uma esteticista que a fumaça do cigarro, além de todo mal que sabemos, impede que o poro se feche e trás ainda mais sujeira.



Mas mesmo assim, usar esfoliantes, sabonetes, tônicos e cremes que prometem amenizar a oleosidade e diminuir os poros... nada funcionou!

Durante esse período, duas coisas realmente deram uma ajudinha:
- Óleo de argan:
Fato ter virado moda nos cabelos mas de tanto ler por aí que era bom pra tudo, resolvi usar certa noite na minha pele mista, acordei com a pele mais viçosa e bonita do que o sérum mais caro que tenho aqui (sim, ele ajudou mas não fez o milagre da transformação em apenas uma noite) e todas as vezes que usei após retirar os cravos aconteceu o mesmo.

- Massagear a pele com um acessório de uma escova elétrica de limpeza:
Essa faz sentido, pois a oxigenação da pele fica comprometida com o cigarro, quando usei meu creme noturno habitual seguido de massagem... fez toda a diferença na manhã seguinte! Efeito cinderela! Então comecei a usar ao menos uma vez por semana, óleo de argan + a massagem...
Não deu muita diferença nos poros dilatados mas na beleza saudável e luminosa sim...

Minha conclusão final é que todos já diziam, repetiam e escreveram exaustivamente - preciso parar de fumar! Este post marca o dia 1 disso!
E sim, sei que a beleza vem de dentro pra fora mas vejamos:
* A alimentação já é uma coisa habitual comer muitas verduras, aquela comidinha caseira mesmo - temperada na base de cebola, alho, azeite e quase nenhum tempero industrializado, só preciso aumentar o consumo de frutas. Nisso tenho que agradecer a herança nipônica, pois fui habituada a comer assim.

* Água... sim, bebo muita! Sempre tem um copo enorme e tenho uma moringa no quarto.

* Sobre os cosméticos tradicionais, aos poucos estou trocando... não tem como fazer toda a troca de uma vez só - cada vez mais minha família de óleos essenciais vem crescendo (já faço uso há uns três anos) e o cabelo já começou a receber os benefícios constantemente, o rosto ganha seus mimos 1x por semana por meio da máscara de argila turbinada com umas gotinhas.

Enfim... é isso, vejamos onde chego nessa saga.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Press Release Distribution